Legends of Runeterra

Opinión

Análise do patch 4.1: É o fim de Lulu Jinx?

, Comment regular icon1 comments

O deck das Guardiãs Estelares foi o que mais sofreu nesse balanceamento. Gwen segue sem mudanças. Teremos Lissandra de volta ao meta? Isso e muito mais você descobre neste artigo!

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Introdução

O LoR finalmente deu início aos novos preparativos para o ano de 2023, que promete revolucionar o jogo. Há uma série de mudanças programadas para o cenário competitivo que já entram em vigor no patch 4.1, mas o foco desse artigo é nos nerfs e buffs que chegam junto com essa nova atualização.

Qual o balanço final? Quem realmente sofreu e quem ganhou com as mudanças? Vamos descobrir agora:

Análise dos Nerfs

Lulu Jinx

Infelizmente esse deck foi de arrasta para cima com esses nerfs. Canhão de Poros custando 1 diminui e muito o ímpeto agressivo que o deck propõe e diminuir o dano do Super mega míssil da morte! para 3 também faz com que Lulu Jinx demore para finalizar as partidas. Acredito que o deck irá sumir um pouco após essas mudanças.

Ad

Quietus

Essa foi uma mudança justa, mas que me deixou triste.

Quietus era uma das melhores remoções do jogo, mas um feitiço de 1 mana conseguir matar campeões que custam 5 e 6 (e até mais) era extremamente desbalanceado. Com a limitação dos alvos de Quietus, a carta passa a ser justa.

Olho de Nagacáburos

Outro nerf justo! Era bem chato o oponente conseguir um bloqueador súbito no momento em que você tinha um atacante prestes a propor o último golpe no Nexus dele, então agora o feitiço está mais justo.

Katarina

Essa mudança não vai afetar em nada o Red Gwen, já que a contagem de Sagrado aumenta o ataque da Katarina, mas em decks como Leona Katarina e Yasuo Katarina, pode ser uma mudança relevante.

Contudo, como a principal lista com Katarina é o Red Gwen e a Gwen nunca é nerfada, provavelmente teremos mais um meta dominado por esse deck. Animados? Eu não estou nem um pouquinho.

Kayn e Aatrox

Diminuir um pouco a velocidade de comprar o Aatrox e Kayn é um nerf ok. Confesso que não sei em quanto isso irá afetar o deck, que é bem forte, mas já é alguma coisa, né?

Análise dos Buffs

Como tiveram muitos buffs, eu não vou falar de todos, mas sim os que considero que foram mais relevantes.

Jax

Colocar o Sobrepujar em Jax abre margem para ele utilizar outros equipamentos, o que é ótimo, mas o melhor buff para ele foi adicionar o subtipo Mestre de Armas ao feitiço Briga de Peixe, pois desprende o campeão de Demacia e abre espaço para ele brilhar com outros campeões em outras regiões.

Ornn

Com os vários buffs em Ornn e nos seus seguidores, é muito provável que vejamos ele voltando a trabalhar com o Jax. Esse era um deck que o pessoal testou no lançamento deles, mas que não se mostrou tão forte.

Agora, podendo utilizar o feitiço Briga de Peixe na composição do deck e com os ótimos buffs no arquétipo de Forjar, é bem provável que esse deck apareça com mais frequência e consistência.

Shyvana

Esse buff me pegou de surpresa e confesso que fiquei bem contente com ele. Sempre gostei de jogar com decks de Dragões (amava o Zoe Shyvana Aurelion Sol) e o fato da Shyvana agora poder upar de dentro do deck é muito relevante, pois acontecia muito dela morrer antes de subir de nível e aí, quando você comprava outra Shyvana, tinha que recomeçar a contagem do level-up no 0.

Além disso, diminuir o custo do Golpe Incansável que a Shyvana cria para 2 é muito bom, pois vez ou outra acontecia de você não conseguir usar o feitiço por ele ser 3 mana, então agora você sempre terá uma remoção de custo mais acessível.

Lissandra

Eu acredito que esse buff na Lissandra irá fazer com que Taliyah Lissandra volte a aparecer, mas o deck não será tão forte como antes.

Mas já é alguma coisa, né? Depois dos vários nerfs, o deck sumiu de vez e eu estou feliz com esse possível comeback, pois esse é um dos meus decks favoritos.

Albus Ferros

Nossa, aqui acho que eles passaram do ponto. Heimerdinger e Jayce ficará muito mais forte e é até possível que o Jayce Lux volte a aparecer, pois vai ser muito dano no Nexus do oponente com Albus Ferros, Jayce e Lux upados em campo.

Ad

Espinho de Ódio

Esse feitiço já era bastante utilizado no Heimerdinger Norra e Norra Veigar causando 2 de dano, imagina agora causando 3 de dano. É um buff muito relevante que deixa vários decks de Ilhas das Sombras muito mais fortes!

Análise das Novas Cartas

Fenda das Almas

Image content of the Website

É impressionante como Ilhas das Sombras sempre ganha cartas boas! Arrisco dizer que essa carta irá moldar o meta e possibilitará muitos combos malucos. Viego, Anivia, decks com O Imortal e até mesmo o Red Gwen irão amar essa carta e já prevejo os jogadores tendo muita dor de cabeça por causa dela.

Castigar

Image content of the Website

Essa é uma remoção interessante para Shurima, mas eu acredito que não verá tanto jogo como a primeira. Provavelmente Taliyah Lissandra e Mono Shurima serão os decks que irão levar uma cópia dessa carta, mas posso estar enganado e ela pode surpreender.

Conclusões Finais

Gostei da maioria dos buffs e nerfs, embora acho que estão demorando muito para nerfar a Gwen e alguns dos seguidores dela que deixam não só o Red Gwen como outros decks com a campeã um pouco fora da curva. Também senti falta de nerfs em decks como Varus Pantheon e Varus Akshan Sivir e acho que a LeBlanc, Evelynn e Karma merecem um pouco de carinho.

Fora isso, gostei do patch. E vocês? Vamos debater nos comentários! ;)