Legends of Runeterra

의견

Meta Report: Campeões do Aegis, suas Lineups e estatísticas - Janeiro/2025

, Comment regular icon3 comments

Nesse artigo vamos analisar o torneio mensal do Aegis, o maior evento competitivo que temos atualmente na comunidade. Veremos como foi o torneio, a lineup dos melhores jogadores e algumas estatísticas que podem mudar o meta do Runeterra nos próximos dias.

Writer image

에 의해 검토 Tabata Marques

Edit Article

목차

  1. > Introdução
  2. > Formato
  3. > Melhores jogadores & Lineups
    1. Lineup vencedora - Alsome1
    2. Lineup 2º Lugar - Goophy
  4. > Estatísticas do Torneio
  5. > Conclusão

Introdução

Recentemente tivemos o torneio mensal do Aegis! Atualmente, este é o maior torneio competitivo de LoR, do qual apenas a nata do competitivo e os melhores jogadores participam.

Normalmente, após esses grandes torneios, sempre temos uma mudança no meta. Isso por que algumas listas usadas pelos jogadores começam a ficar populares na fila ranqueada.

Hoje vamos analisar os dados deste torneio, veremos algumas lineups, gráficos e estatísticas, enquanto dou a minha opinião sobre o estado atual do metagame do LoR. Vamos lá!

Ad

Formato

Aegis é um torneio jogado em duas etapas - primeiro os participantes jogam uma fase Suíça. O número de rodadas suíças é determinado pelo número de participantes). No caso, nesse último torneio, tivemos 24 participantes - resultando em 5 rodadas.

Após as rodadas, os 8 melhores jogadores jogam uma fase eliminatória simples.

O torneio é jogado no formato padrão Melhor de 3 - Riot Lock - (3 decks sem repetir campeões ou combinações de região), com direito a um banimento. O primeiro jogador a vencer duas partidas vence o jogo.

Melhores jogadores & Lineups

O grande vencedor do torneio foi o jogador Alsome1 - que enfrentou o jogador Goohpy da Big Fish Gaming na grande final, vencendo de 2x1.

Lineup vencedora - Alsome1

Alsome1 usou uma lineup com 2 decks midrange lentos e 1 deck agressivo. O jogador apostou na estratégia de banir decks de Ilhas das Sombras, que seriam provavelmente as escolhas mais populares entre os jogadores do torneio.

Jayce Lux

Loading icon

Esse é um arquétipo em ascensão no meta. Ele não é muito querido pelos jogadores, por ter um estilo de jogo muito simples e repetitivo. Porém, é uma escolha extremamente sólida para o competitivo por ser uma lista que não tem matchups ruins, além de conseguir lidar com a grande maioria dos decks do meta.

A fraqueza principal desse arquétipo são listas de controle de Ilhas das Sombras, o que provavelmente foi a escolha de banimentos do jogador.

Na fila ranqueada, esse deck sofre para Mordekaiser e outras estratégias de controle. Porém, em torneios, você pode banir essas listas e predar contra os decks mais agressivos de midrange ou aggro do seu oponente.

É um deck ótimo para preencher o espaço de 3º deck de uma lineup, já que a combinação de região e campeões da lista é bem única, e, em geral, é uma estratégia segura que combina com quase todo tipo de lineup. É um ótimo deck para ser “alvo” dos bans do adversário e por isso é uma das estratégias mais recomendadas para quem quer se aventurar nos torneios.

Akshan Pantheon

Loading icon

Esse foi o deck diferente que o jogador Alsome1 trouxe na sua lineup.

Os decks competitivos que estão no topo dos gráficos, em geral, não estão levando tantas remoções de monumento com os exploradores. Logo, também não estão levando tantas remoções de equipamento - o que deixa a estratégia do Akshan Pantheon um pouco mais fácil de ser executada.

As listas que levam essas remoções normalmente são decks de Ilhas das Sombras, que já eram alvos do ban do jogador.

É uma lista ótima nesse meta, pois propõe um estilo de jogo reativo, que atualmente não possui uma resposta direta no metagame. É uma estratégia não muito popular na fila ranqueada e, por isso, pode acabar passando despercebida no radar competitivo dos jogadores. Apesar de muitos terem a mesma ideia de levar decks de Akshan, só dois jogadores levaram Pantheon junto do campeão - os outros decks foram com Lee Sin ou Zoe.

Essa é outra estratégia sólida que não tem muitos decks fortes contra, e consegue preencher com muita tranquilidade uma lineup por ser uma opção segura.

Ad

Janna Nilah

Loading icon

A cereja no bolo para finalizar a lineup vencedora foi a lista de Janna Nilah.

Esta escolha reforça a estratégia de banir Ilhas das Sombras, já que os exploradores simplesmente acabam com a principal carta desse deck: Templo Afundado.

Esse entra como o deck a “Ser banido” ou normalmente chamado de “alvo”: a lista que você leva para o seu oponente sempre banir - Caso contrário, ele terá problemas.

Apesar de ser muito difícil de pilotar, esta é uma lista extremamente forte no competitivo, que assusta muitos jogadores novatos por possuir muitos recursos para finalizar o jogo.

Você simplesmente não consegue esgotar as cartas ou controlar o Janna Nilah. Ao invés, você é obrigado a jogar no ritmo acelerado que a lista propõe, e nem todos os decks do meta conseguem acompanhar essa velocidade.

Isso faz dessa estratégia ótima para torneios, ainda mais por punir listas mais lentas e lineups focadas em executar uma estratégia mais específica, como a Lineup de triplo controle que querem só responder suas jogadas, ou lineups triplo combo que querem acabar o jogo com um chute do Lee Sin.

Lineup 2º Lugar - Goophy

Goophy jogou com duas listas midrange rápidas e um deck aggro. O jogador também apostou na estratégia de banir Ilhas das Sombras e decks de controle, e focou em ter ótimas matchups contra listas midrange e decks agressivos em geral.

Morgana Udyr

Loading icon

Essa é a melhor lista midrange dentre os deck desse arquétipo - ou seja, é o deck mdirange que ganha de outros midrange. É também a estratégia com as melhores unidades de meio de jogo em termos de atributos de vida e ataque, com os melhores feitiços de proteção do jogo, o que faz do deck um dos mais difíceis de jogar contra se você não possui feitiços de remoção pesada.

Além de tudo, é um dos poucos arquétipos que consegue se curar, e isso é extremamente importante já que as listas agressivas que estão fortes possuem elementos de burn.

De todas as litas já apresentadas, essa é a que mais recomendo para você testar na fila ranqueada ou levar para torneios, já que é muito fácil de jogar e bastante poderosa.

Akshan Sivir

Loading icon

Essa foi a lista autoral do jogador - é um deck de transformar, algo semelhante a um arquétipo de Nidalee, mas sem a Nidalee.

A ideia principal aqui é transformar as suas unidades usando a Dádiva Alada, enquanto você alveja aliados com feitiços de Shurima para acelerar a subida de nível do seu Akshan.

O deck é basicamente um apanhado de cartas boas de Bandópolis e Shurima que consegue negar feitiços e gerar valor na mesa durante a partid - Até um ponto que suas unidades transformadas vencem a partida devido à força de seus atributos, ou seu Akshan acumula muitas palavras-chave e ganha sozinho o jogo.

Vale a pena testá-la na lista ranqueada.

Elise Nocturne

Loading icon

Essa é a lista mais popular entre os jogadores novos, e recomendo bastante para você que está chegando agora no LoR.

Ad

Apesar de ser uma estratégia muito conhecida, Goophy optou por uma abordagem um pouco diferente do arquétipo, mais focada no combo.

Ele está levando 3 O Tormento e 3 A Conquista de Ferro, além de 2 cópias de Cisão Anímica, cartas que deixam o deck muito mais lento. Porém, o jogador não precisa se importar muito em reter o valor de suas unidades em campo, e pode perder elas à vontade durante as ofensivas e os bloqueios - Já que consegue revivê-las com O Tormento.

Estatísticas do Torneio

Abaixo temos as estatísticas de porcentagem de presença dos decks do torneio - Mordekaiser e Norra foi a lista mais usada entre os jogadores, e Ilhas das Sombras e Piltover & Zaun foram as regiões mais utilizadas.

Image content of the Website

Abaixo temos os dados de porcentagem de presença individual dos campeões.

Image content of the Website

Abaixo temos os mesmos dados de porcentagem de presença de campeão, porém visualizados em um gráfico.

Image content of the Website

Abaixo temos as lineups mais comuns do torneio, e quantas vezes elas se repetiram.

Image content of the Website

Links para você se iterar sobre o competitivo e os torneios da Aegis

Link da tabela do torneio com as informações dos participantes e seus decks - aquilink outside website.

Link da plataforma do evento - aquilink outside website.

Perfil do Santupea (personalidade da comunidade que acompanha os torneios diariamente) - aquilink outside website.

Conclusão

Image content of the Website

Se você leu até aqui, muito obrigado, espero que tenha se divertido e gostado do conteúdo.

Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!