Introdução
Como sempre, quando a temporada competitiva recomeça, eu tento ao máximo pegar Mestre o mais rápido possível.
Essa temporada demorei 4 dias para chegar do Platina ao Mestre, usando, na grande maioria das partidas, um estilo de arquétipo de Transformar, que é um dos meus estilos de jogo preferido.
Trago para vocês um guia completo das 3 listas que usei para chegar ao ranque mestre nessa temporada. Espero que gostem!
Ad
Platina ao Diamante - Nidalee Gnar
Grande parte da minha jornada foi jogada com o deck de Nidalee e Gnar, uma lista extremamente sólida ótima para punir o meta.
Esse deck tem um “ritmo de jogo bastante particular”, que destoa abastante do resto das listas do meta, sendo esse ritmo diferente o principal motivo pelo qual escolhi usar essa lista para subir até o Diamante - mais especificamente o Diamante 1.
Esse “ritmo particular” é basicamente o jeito que você aborda o desenvolvimento das unidades durante a partida. Ao invés de jogar na curva, igual todos os outros decks, você joga suas unidades se baseando no custo de Emboscada delas e dos seus feitiços de Emboscada para transformá-las.
O segredo do arquétipo é sempre ter mana sobrando para você poder transformar suas unidades no próprio turno que você as joga, como o Arbusto.
O problema é que esse deck precisa que algumas cartas como Líder Nakotak estejam em campo para alguns combos funcionarem, e isso quebra bastante o ritmo de desenvolvimento das suas Emboscadas. Por isso o início de jogo é extremamente fraco.
Mas em compensação, o seu final de jogo é extremamente explosivo. Com o monumento de Hístória novo, o Dádiva Alada, você pode transformar suas unidades como se estivesse jogando de Timelines - o que deixa esse arquétipo muito mais adaptável a matchups ruins, já que você pode ter unidades com Elusivo, Escudo de Feitiço ou Desafiador em campo, dependendo de em qual seguidor novo você transformar as suas outras unidades.
Estratégia de Mullingan
A mão perfeita deve se parecer com o seguinte:
De preferência, pule os primeiros dois turnos para ter 6 de mana no turno 3, e jogue o Líder Nakotak. No turno 4, jogue a Nidalee em forma de emboscada transformando-a para ela ganhar impacto e +1+1, para depois jogar o Soldado Adaptável transformando ele.
Caso você esteja jogando contra uma matchup em que seu oponente não interage com a mesa, você pode jogar a Nidalee como Moita no turno 2, no turno 3 o Líder Nakotak, e no turno 4 transformar a sua Nidalee, e depois jogar o Soldado Adaptável transformando ele. A diferença dessa linha de jogada para a outra, é que você não passa a prioridade duas vezes para o seu adversário no turno 4, o que, em grande maioria das partidas, faz muita diferença.
Principal Condição de Vitória
Essa lista tem 3 condições de vitóri: a Nidalee, o monumento Dádiva Alada e o combo Magnata Magnânimo + alguma carta com sobrepujar ou elusivo.
A Nidalee é perfeita contra matchups em que o adversário não interage com a sua mesa, etendendo sempre a ser a unidade com mais ataque da mesa, e obrigando o oponente a bloqueá-la. Eventualmente, ela sobe de nível e passa muito dano com sobrepujar contra o Nexus adversário.
Já a Dádiva Alada é ótima contra matchups de controle, já que você pode transformar as suas unidades em outras melhores, com palavras-chave defensivas ou com muita vida.
Ad
Por último, o Magnata Magnânimo é aquele tipo de unidade que se não for removida, ele ganha o jogo sozinho, já que cada vez que você transforma uma unidade, ele dobra os atributos delas. Se você jogar a Dádiva Alada no turno 5 e ativar os seus atos todos os turnos, no turno 7 você pode dobrar os atributos de um de seus seguidores no mesmo turno em que jogar Magnata Magnânimo.
Diamante 1 ao Mestre - Norra Teemo & Morgana Vayne
Sempre que você chega ao Diamante 1, o jogo fica extremamente difícil - ainda mais durante os primeiro dias de expansão, pois todos os jogadores estão concentrados nesse elo. Então a variedade de decks enfrentados é gigantesca. Sem contar que você também enfrenta muitos jogadores fortes, que são veteranos do competitivo.
Nesse elo, joguei com duas listas - Norra Teemo e Morgana Vayne.
Começaremos falando de Norra Teemo.
Norra Teemo
Esse deck é maravilhoso, e abusa do efeito de dar +1+1 do Líder Nakotak toda vez que você transforma um aliado.
Ele é a estrela do deck, e sem essa unidade a lista não funciona direito. (Esse é o único problema desse deck, sem o Nakotak você não joga.)
Estratégia de Mulligan
A mão perfeita dessa lista deve se parecer com o seguinte:
Como falamos, sem o Nakotak o deck não funciona, então é obrigatório que você dê hard mulligan (troque todas as cartas) caso não tenha o Líder Nakotak na sua mão inicial.
Principal Condição de Vitória
Independente da unidade que você tiver, seja ela o Teemo ou a Norra, você deve transformá-la em um Líder Nakotak usando o Óculos Suspeitos. Usando o Convite Discreto, crie um Indivíduo Suspeito para transformá-lo também no seu Líder Nakotak.
E sempre use a Mutação Anômala dando alvo no seu Líder Nakotak com o maior acúmulo de impacto, ou com maior vida, para fugir de remoções.
Dessa forma, você sempre terá unidades gigantescas em campo, com muitos acúmulos de impacto. Tantos acúmulos, que provavelmente, após usar Mutação Anômala, ganharemos a partida em apenas um ataque.
Procure sempre usar a Mutação Anômala no turno 5 ou 6, para ganhar o jogo o mais rápido possível, pois esse deck perde o gás muito rápido.
O resto da lista são cartas que compram outras cartas, para conseguirmos achar as peças do seu combo.
A última dica é usar a Cartografia Alada elevando cartas de 2 de mana, escolhendo a opção de comprar uma carta com custo maior que elas. Dessa forma, maximizamos as chances de você comprar o seu Líder Nakotak, que custa 3 de mana.
Morgana Vayne
Esse foi o deck com o qual peguei Mestre. É uma mistura do clássico Vayne Aatrox, com o deck de Jax Vi Timelines: você tem um desenvolvimento de unidades agressivas bastante parecido com a da lista de Vayne Aatrox, com o poder de transformar unidades, igual à lista de Timelines.
Ad
Essa lista, como muitos amigos falaram, é feia. Olhando para imagem da lista, você fica assustado e se perguntando como esse amontoado de cartas funciona. Mas conforme for jogando, você vai entendendo como a lista trabalha. Dito isso, ainda é uma lista extremamente difícil de pilotar se você não está acostumado a jogar de Timelines.
Estratégia de Mulligan
A mão inicial perfeita deve se parecer com o seguinte:
Rissu, a Tempestade Silenciosa é a carta principal desse arquétipo, e sem esse seguidor você dificilmente chegará a vitória.
Você deve combar o Rissu, a Tempestade Silenciosa com ambos os monumentos do deck para tirar o máximo de proveito da unidade.
Já a Vayne serve de unidade utilitária para te dar um Rolamento, além de ser uma ótima bloqueadora de início de partida. O Rolamento serve para “agressivar” com alguma unidade transformada, ou com a sua Nuvem Tempestuosa contra o inimigo.
Principal Condição de Vitória
Essa lista tem 4 condições de vitória.
A primeira é apenas bater com as suas unidades contra o Nexus inimigo. A Nuvem Tempestuosa têm 7 de ataque e 3 de impacto, ou seja, ela sozinha pode causar 50% da vida máxima do Nexus do oponente. Sem contar que você também tem o Tenor do Terror, que invoca uma unidade com impacto e 3 de ataque. Temos também o Texurso Segurança que tem 4 pontos de ataque - e todas essas unidades são muito fortes.
Em segundo lugar, temos as interações de transformar da Dádiva Alada. Essa que é a parte difícil se você nunca jogou de Timelines. Você está transformando suas unidades em outras que tem o potencial de serem melhores. Isso te permite ter em campo unidades com palavras-chave como Escudo de Feitiço, Elusivo e Sobrepujar, que podem te ajudar a ganhar a partida.
Lembre-se: pelas regras da transformação, unidades transformadas retém atributos bônus que elas ganham por qualquer efeito enquanto estão em campo. Isso quer dizer que a Nuvem Tempestuosa retém os 3 pontos de impacto quando é transformada, assim como os atributos que ela ganhou do Altar à União.
Em terceiro, você tem a Cithria, Dama das Nuvens que pode dobrar os atributos das suas unidades.
Já em quarto, temos a Morgana controlando a mesa, curando e causando dando direto ao Nexus inimigo.
Uma lista bem completa.
Conclusão
Se você leu até aqui, muito obrigado, espero que tenha se divertido e gostado do conteúdo!
Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— commentaires0
Soyez le premier à commenter