Introdução
Hoje falaremos sobre um dos decks mais poderosos da fila ranqueada, o temido Taliyah Zilean - uma das únicas listas de combo competitivas dessa temporada.
Esse deck está entre os mais jogados, e só não tem uma taxa de vitória melhor por ser extremamente difícil e pilotar. Por isso, resolvi fazer um guia dessa lista tão difícil, porém muito forte.
Taliyah Zilean - O Coração da Árvore
Esseum deck de combo focado em curas e feitiços de controle para atrasar o seu oponente até você conseguir chegar ao capítulo 3 da história do O Coração da Árvore.
Ad
Devido aos feitiços do deck que geram monumentos destruídos e a própria Taliyah, você consegue jogar O Coração da Árvore diversas vezes, curando seu Nexus, aumentando os atributos das suas unidades globalmente, e por fim gerando cartas de final de jogo com seus custos pela metade.
O deck é difícil, pois a sua condição de vitória é gerada de forma aleatória com O Coração da Árvore, e caso você escolha uma carta errada das cartas manifestadas do monumento, é possível que você perca muito tempo na partida, sendo derrotado.
Esse estilo de jogo é relativamente novo, apesar de ter uma combinação de regiões bem comum (e odiada por jogadores). Na rotação antepassada, grande maioria das cartas de combo foram para o Eterno, e nessa rotação atual, mais alguns feitiços desse estilo de jogo foram para lá também.
Taliyah e Zilean é um dos poucos arquétipos de combo que sobrou no Padrão, mas, mesmo sendo um dos únicos decks que temos desse estilo, é uma das listas mais fortes do jogo inteiro.
Estratégia principal
A estratégia principal da lista é sobreviver e controlar o seu oponente até você jogar O Coração da Árvore. Após isso, você ainda deve escolher as cartas certas manifestadas pelo monumento para ganhar a partida.
Para sobreviver ao início da partida, a Olho do Dragão é a unidade perfeita. As ativações dos efeitos dos monumentos de história contam como feitiços jogados por você - ou seja, você consegue ativar o efeito de Fluxo da Olho do Dragão sem necessariamente jogar dois feitiços por turno.
Isso torna a carta bastante eficiente, pois você não precisa levar mais tantos feitiços baratos no seu deck para ativar Fluxo constantemente, como antigamente. Porém, isso torna a estratégia um pouco dependente dos monumentos, e é por isso que levamos cartas como a Taliyah, e Rito de Passagem, a mais poderosa da lista.
Esse feitiço ganha as partidas automaticamente se usado nos momentos certos. O Rito de Passagem anula completamente os exploradores, presentes nas listas do meta para destruir monumentos.
O seu inimigo terá que gastar em torno de 4 pontos de mana para destruir os seus monumentos, enquanto você revive eles por apenas 2 de mana, e em velocidade focada - ou seja, você ainda consegue ativar um efeito de história sem passar a prioridade e SEM GASTAR NADA.
Esse deck também sobe o nível do Zilean com muita facilidade, então com frequência você terá acesso ao poder excepcional do Zilean nível 2 de copiar cartas jogadas no turno passado. Isso ajuda a re-jogar seus monumentos de história, ou a repetir combos fortes que foram jogados no turno passado.
A Reconstrutora do Império é uma unidade de extrema importância, pois ela Re-invoca monumentos destruídos. Essa mecânica pode ser explorada de diversas maneiras diferentes aqui.
Você pode, por exemplo, invocar duas Taliyahs que foram adormecidas por um Botão Florescente com o efeito da Reconstrutora. Ou invocar várias Bomba-Relógio em sequência, comprando muitas cartas. E é claro, re-invocar O Coração da Árvore, sua principal condição de vitória.
Ad
Estratégia de Muligan
A estratégia de mulligan desse deck é relativamente simples: qualquer unidade de custo 2 pode ficar na sua mão inicial. Você não precisa manter O Coração da Árvore na sua mão todas as partidas. Contra decks agressivos, ter uma carta de 6 de custo como o Coração na sua mão, pode ser um pouco lento demais.
Contra decks agressivos sua mão inicial deve se parecer com o seguinte:
Contra matchups de controle, ou decks lentos, a sua mão inicial deve se parecer com o seguinte:
Contra partidas espelhadas, a sua mão deve se parecer com o seguinte:
Matchups Boas
Esse arquétipo é ótimo contra listas midrange de Demacia, Freljord, ou qualquer deck que jogue unidades grandes sem proteção.
Você consegue parar ataques com muita facilidade, e também se curar muito.
Listas de Vex são boas matchups apenas se forem as versões lentam que usam o combo de Erastin. As outras versões mais agressivas que levam Noxus e Piltover e Zaun são matchups ruins.
Matchups Ruins
Toda lista de Ionia é péssima contra decks agressivos que jogam muitas unidades no início do jogo. Então qualquer deck de Tristana Teemo, versões aggro de Vex, e decks aggro, em geral, são matchups ruins.
Porém, como a sua lista se cura muito, caso você tenha uma mão boa (igual a que recomendei no mulligan), é possível ganhar esses confrontos - nem tudo está perdido.
Contra listas de Lee Sin e outros decks de Ionia, é quando o bicho pega. Pois essas partidas, ambos os jogadores terão tempo o suficiente para desenvolver os seus combos, e ganha quem combar primeiro, ou quem conseguir parar o combo inimigo.
Por isso, a Pioneira dos Portais contra o Lee Sin deve ser uma prioridade, assim como a Areia Movediça e outros feitiços de Remoção. Guarde suas remoções para o Lee e ignore as outras unidades inimigas. Infelizmente, isso faz com que você tome dano no início de jogo - mas não se preocupe, pois você consegue se curar bastante eventualmente.
Dicas Rápidas, Porém Importantes
- Esse arquétipo pode ser jogado também como um Bomb Print, aquele deck famoso que causa dano apenas com a Bomba-Relógio e ganha a partir do dano direto que ela causa ao Nexus inimigo. As partidas em que isso acontece são raras, mas não se esqueça que elas são possíveis.
- Peso do Julgamento é o seu Disparo Místico nerfado. Use esse feitiço para remover unidades inimigas, mas fique atento, pois você pode usar ele também para remover campeões, apesar do Peso do Julgamento causar menos dano a eles.
- O Caminho da Raiz é uma carta extremamente poderosa, porém muito lenta. Tome cuidado se você estiver defendendo nos turnos pares, às vezes não é uma boa ideia jogar essa carta na curva.
Ad
- Use o Botão Florescente junto da Pioneira dos Portais para remover campeões inimigos.
- Não exite em pagar 5 de mana para devolver uma carta importante para a mão do seu oponente com o Tá Fora!, esse feitiço raramente é útil devolvendo cartas aliadas para a sua mão.
- Zilean é um campeão muito forte, porém um pouco difícil de usar quando está no nível 2. Você pode ficar com muitas cartas na mão, e acabar queimando algumas cartas nas trocas de turno. Por isso, não exite em bloquear com o Zilean matando ele, ou obliterar o campeão ao invocar uma unidade sobrescrevendo ele.
- Outro truque com o Zilean é matá-lo enquanto ele continua nível 1, para você re-invocar ele embaralhando mais Bomba-relógio no seu deck. Não tenha apego pelo seu Zilean.
- Talvez essa interação seja um bug: se você usar o efeito da Reconstrutora do Império em um monumento de história que está no último capítulo, ao ativar o efeito dele, ele é re-invocado indicando que está no primeiro capítulo, mas, na verdade, ele irá ativar o efeito do seu último capítulo. Ou seja, vamos supor que você tenha um O Coração da Árvore no capítulo 3, caso você jogue a Reconstrutora do Império nele e ative o efeito do monumento logo em seguida, ele será destruído, e re-invocado com a marca do primeiro capítulo nele. Porém, ao ativar o seu efeito novamente, você irá ativar o efeito do 3º capítulo, mesmo que mostre que ele está no 1º.
- Lembre-se que o buff de redução de mana de o Caminho da Raiz só é aplicado para as cartas da sua mão. Qualquer carta comprada ou gerada não terá o custo reduzido.
- Lembre-se também que a Taliyah copia os monumentos de história no capítulo atual deles. Então em alguns jogos, é interessante você não ativar o efeito de cura do O Coração da Árvore para ter acesso a mais 3 pontos de cura no próximo turno após copiá-lo com a Taliyah.
Conclusão
Se você leu até aqui, muito obrigado, espero que tenha se divertido e gostado do conteúdo.
Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— commentaires0
Soyez le premier à commenter