Introdução
Hoje falaremos sobre as cartas atualmente menos utilizadas na fila ranqueada do Padrão no LoR. O intuito desse conteúdo é trazer uma perspectiva nova sobre o meta e botar ideias novas na mesa, para instigar a criação de listas entre os jogadores.
Obviamente que as cartas que veremos são as menos utilizadas, por um motivo: elas são ruins para o meta atual. Mas mesmo assim, tentaremos ao máximo montar listas nas quais elas sejam interessantes.
O Runeterra não receberá cartas novas por um bom tempo, e ficará a mercê apenas de rotações que acontecerão com mais frequência. A tendência é que fiquemos presos a listas fortes do meta, e por isso, é sempre importante trazer ideias novas.
Ad
Maga dos Espelhos
Essa carta nunca foi um seguidor forte em decks de fila ranqueada, e era de se esperar que ficasse um pouco esquecida novamente.
Infelizmente, a região de Bandópolis só reformulou a sua identidade agora coma chegada da Vex, e como a campeã não cria carta e não instiga esse estilo de jogo, é natural que nenhum deck sequer pense em levá-la.
O deck com a melhor desempenho que encontrei que leva a Maga dos Espelhos é esse:
Essa lista tem como proposta principal usar a Maga dos Espelhos para jogar duas vezes a Moeda, como se fosse uma espécie de Karma.
Como a Karma foi rotacionada, esse estilo de jogo foi praticamente extinto do formato Padrão, e só vive basicamente nesse deck, que parece ser uma versão muito nerfada do arquétipo antigo.
Apesar de tudo, essa lista tem 70% de taxa de vitória com 10 partidas nos últimos 7 dias, um número ótimo para um deck emergente.
Chireano do Sumidouro
Essa unidade é uma das mais queridas da comunidade de jogadores agressivos. Porém, a verdade é que sempre foi um pouco difícil fazê-la funcionar consistentemente, e apesar de ser um seguidor forte, sempre foi um pouco lento demais para os metas passados.
O meta atual não é diferente: Chireano do Sumidouro é lento demais novamente e está sofrendo (mais uma vez) para se achar no meta.
A melhor lista que encontrei que leva essa carta, é a seguinte:
Esse deck é uma versão do arquétipo de previsão de Ekko e Jinx que abusa da flexibilidade do arquétipo, para tentar fazer funcionar o combo do Chireano do Sumidouro. Cartas que podem ajudar o combo são Imperfeccionista Maligna e Preparação Cautelosa, ótimas para copiar cartas e manter um ritmo de combo para a lista.
Nos últimos 7 dias, essa lista foi jogada 270 vezes, e teve uma taxa de vitória bem mediana de 50,4%, o que é bem promissor para um deck que é basicamente a versão mais “fraca” do arquétipo original.
Yeti Gélido
Essa unidade entra na categoria de “Nunca foi meta, e estava esperando a rotação chegar para ser finalmente uma carta importante, mas nada mudou assim que a rotação chegou e continuou sofrendo no meta”.
Ad
Piadas à parte, o Yeti Gélido foi utilizadp há muito tempo como uma tech forte contra Patrulheiros, na época que Patrulheiros e Ashe Sejuani eram duas listas muito presentes no meta.
Conforme os anos foram passando, nunca mais foi preciso usar o Yeti Gélido em algum deck de Ashe. O arquétipo de congelar foi evoluindo rapidamente para uma lista mais focada em ter unidades grandes, e assim, lentamente, “congelar” virou um uma mecânica secundária para decks midrange.
De qualquer forma, eu encontrei duas listas interessantes que levam o Yeti Gélido e que reinventam um pouco essa ideia de que Congelar pode ser uma mecânica principal da sua lista.
A primeira é essa lista de Lillia com Ashe na qual o foco principal é adormecer a Matriarca das Glacipresas diversas vezes, para você ficar reinvocando a Matilha das Glacipresas.
O deck é recheado de cartas que congelam, para você acumular ao máximo pontos de ataque na sua Matilha das Glacipresas. Perceba que o Yeti Gélido não é a estrela do deck, servindo apenas como um coadjuvante que pode ser útil contra adversários que jogam muitas unidades com pouca vida.
A segunda lista é também focada em aumentar os atributos de ataque da sua Matilha das Glacipresas, porém usando a região de Targon como suporte, e dando um ar mais lento para o arquétipo.
.Essa versão é bem estranha, ainda mais com uma taxa de vitória tão alta com pouquíssimos jogos. Eu testei esse deck, e ele surpreendeu bastante - apesar de parecer um pouco fraco, ele contém ferramentas boas para lidar com o que tem no meta atualmente. Você é extremamente dependente da Ashe para ganhar as partidas, mas com certeza tem cartas o suficiente para sobreviver até você subir o nível da campeã e jogá-la em campo.
Rato do Cais
Águas de Sentina está passando por um momento um pouco conturbado. Apesar de ter recebido um pacote de cartas extenso no ano passado com a chegada do Jack e da Nilah, temos que concordar que esses campeões não são muito bons quando o assunto é diversidade de deck.
A região está presa em decks de Janna e Nilah e o Jack finalmente parece ter se encontrado com o Sett. Fora isso, não existem mais decks de Águas de Sentina por aí, as cartas da região não são fortes o suficiente para você utilizá-la como suporte também.
.Dito isso, o Rato do Cais acaba passando despercebido entre os jogadores, não por ser um seguidor fraco, mas pela região não estar tão forte assim já faz um tempo. Essa carta combina bastante com o estilo de jogo do Gangplank, e o deck que veremos traz o campeão como ideia principal.
Ad
Esse deck nada mais é que uma versão dos piratas para o Padrão que foca em trazer um jogo mais focado em causar dano todo o turno, para você subir o nível do seu GP o mais rápido possível. O Rato do Cais combina muito com esse estilo de jogo e, por isso, é uma ótima adição.
.A taxa de vitória desse deck é bastante respeitável, já que o meta não é muito favorável para esse estilo de jogo mais agressivo e focado no Burn. Talvez se botarmos mais algumas partidas nesse arquétipo, possamos ver melhor como ele funciona realmente na fila ranqueada. Pelo menos, eu vou testar esse deck, pois no papel, ele parece bem forte e pode ser que essa taxa de vitória não represente a verdadeira força dessa lista.
Mergulhador Evasivo
Mais conhecido como BlackBoss entre a comunidade brasileira de jogadores competitivos, o Mergulhador Evasivo é uma carta icônica do arquétipo de Gangplank e Sejuani da temporada Marés Crescentes 4 anos atrás. Essa unidade é era um finalizadores mais fortes do arquétipo.
Conforme os anos foram passando, nunca mais usamos o Mergulhador Evasivo para mais nada e a carta acabou caindo no esquecimento. Tão esquecida que foi jogada apenas 1x, e perdeu, nos últimos 3 dias.
Apesar de ter 1 jogo, eu não consegui encontrar o deck no qual essa carta foi jogada. E por isso, resolvi criar o meu próprio deck.
Essa lista é a minha versão do arquétipo de GP clássico para o Padrão, que podemos criar usando as cartas do formato atual. Essa lista abusa da mecânica de dar +1+1 para o topo do deck, com o intuito de que esse buff caia em cartas como a Estátua de Macaco e o próprio Mergulhador Evasivo, que são as melhores unidades para receber buff do deck.
Conclusão
Se você leu até aqui, muito obrigado, espero que tenha se divertido e gostado do conteúdo.
Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— commentaires0
Soyez le premier à commenter