Introdução
Após um bom tempo sem balanceamento, no que resultou em duas campeãs (Seraphine e Vayne) dominando o meta, finalmente tivemos um patch notes focado em buffs e nerfs e dessa vez não houve misericórdia: muitas cartas foram bem prejudicadas.
O patch 3.19 entra no jogo nesta quarta (08) e além de balanceamento, traz cosméticos da temática Florescer Espiritual, mas nesse artigo vou focar no que interessa para boa parte dos jogadores: analisar como fica o meta depois dessas alterações.
Ad
Sem mais delongas, vamos para minha análise:
O show da Seraphine acabou?
Ela mal chegou no LoR e causou bastante! Seraphine estava dominando o meta, com praticamente um deck para cada região, mas o mais problemático era o Seraphine Ezreal. Com a campeã demorando para subir de nível (agora ela upa após você ter jogado 9+ feitiços novos) e a Presidente do Fã-clube custando 5 mana, os decks de Seraphine perdem boa parte do seu poder. Contudo, eu acredito que ainda não seja o fim da cantora controversa.
No deck de Zoe Seraphine Aphelios, onde o foco é ativar o feitiço Buscando a Purrrfeição, para invocar Gatástrofe, Seraphine permanecerá forte, já que o deck é cheio de feitiços com apenas 1 cópia e ainda tem o leque de armas que o Aphelios te dá acesso e o Constelário Maneiríssimo da Zoe, portanto a Seraphine não irá sentir dificuldade para subir de nível nessa versão.
Acredito que o Seraphine Viktor com Conchianos Curiosos também não foi tão afetado, pois Bandópolis oferece diversas formas de criar feitiços novos e de custo acessível, então a Seraphine não vai sofrer para subir de nível. Ainda assim, é seguro afirmar que a campeã irá aparecer bem menos e irá abrir espaço no meta para outros decks.
Demacia precisava de nerfs tão pesados?
Não, não precisava.
Quando pensamos na região de Demacia, o primeiro pensamento que surge é: mobilizar. Ainda que existam campeões que fujam desse arquétipo (Sim, estou falando da Lux), a maioria trabalha com golpear e mobilizar, fazendo com que essas sejam as características predominantes da região. A chegada de Vayne colocou Demacia lá em cima, porque a campeã era um ótimo suporte para campeões de fora da região que se beneficiam com o mobilizar, contudo, acho que só um nerf no Rolamento resolveria o problema.
Além do Rolamento, que agora passa a custar 4, Demacia teve dois grandes nerfs: Perseguição Implacável perde a possibilidade de buffar um aliado (Pobre Taric) e Égide de Ouro agora custa 5.
Considerando que Vayne era quem roubava a cena, acho injusto mexer nos feitiços que afetam outros decks de Demacia que não estavam tão predominantes no meta. Poppy Taric agora dificilmente verá jogo e não sei como fica a situação de Patrulheiros com uma Égide de Ouro custando 5, mas de imediato, o pensamento é de que os decks vão sumir, o que é bem triste.
Hora de dar tchau para Ionia?
Ok, o Contapedras Ioniano era muito forte, mas não esperava um nerf tão pesado nele. Agora o feitiço perde a Poção de Vida e Volta ao Lar e ganha Ritual de Renovação e Encenações Nefastas. Ainda que Ritual de Renovação ofereça cura, ele é um feitiço lento, então Ionia que antes tinha uma forma de segurar os jogos contra decks aggro, agora não ganha mais esses confrontos.
Ad
Sem falar que o Vento de Shimon, que oferecia um bloqueador de forma súbita, agora com a alteração na velocidade para focado, também dificulta a vida de Ionia nos confrontos contra decks agressivos.
Sendo assim, é muito provável que Karma, Lee Sin, Kennen, Master Yi e entre outros campeões que estavam presentes no meta por conta desses feitiços deem uma sumida, mas não é o fim de Ionia, porque existe outro campeão da região que está forte e passou despercebido nos nerfs. Sabe de quem eu estou falando? Não? Pois tenha calma que já, já eu chego nele!
A predominância das Ilhas das Sombras!
Senna Veigar, Feel The Rush e Heimer Jayce, além das variações de Norra com Ilhas (tem quem jogue com o Heimer e com o Veigar) sempre foram decks consistentes, mas sofriam muito para ganhar de decks de Demacia, por conta das várias mobilizações. Agora que o arquétipo de mobilizar foi altamente prejudicado, é muito provável que todos esses decks citados voltem com força total, pois eles conseguem jogar muito bem contra vários outros tipos de deck. E não para por aí, tá?
Zed (sim, era ele que eu estava me referindo ali em cima) Hecarim, que vinha muito forte no meta, tende a continuar forte, pois as cartas de Ionia que foram alteradas não estão nesse deck, portanto é seguro afirmar que esse deck será a escolha mais popular nos primeiros dias desse novo patch.
Red Gwen, outro deck bem forte, pode voltar a aparecer com mais frequência, principalmente agora que a Gwen no Nível 2 recebeu um buff na habilidade Corte, Recorte e Picote!
Até mesmo o queridinho Ashe Zumbi, que combina Freljord com Ilhas das Sombras, pode reaparecer, já que houveram buffs no feitiço Estraçalhar e na unidade Lobo das Glacipresas.
Seja nas estratégias aggro ou no controle, uma coisa é certa: vamos ver muito a região das Ilhas das Sombras no meta do LoR até que haja um novo balanceamento.
Finalizando
O que vocês acharam dessas mudanças? Com qual deck vão jogar quando o patch estiver dentro do jogo? Me contem nos comentários! ;)
— Commenti0
Diventa il primo a commentare