Introdução
Hoje falaremos sobre o formato Singular.
Você que não conhece o Singular, ele é jogado com cartas do Eterno: você pode combinar 3 regiões em um deck de 40 cartas, mas não pode trazer mais de 1 cópia de cada carta na lista.
A comunidade anda organizando torneios nesse formato, e por isso, hoje eu trouxe 5 listas super interessantes para você observar o que é possível fazer com decks Singulares.
Esses 5 decks foram testados e montados por mim mesmo, então fique a vontade para adicionar ou trocar cartas a sua vontade. Afinal, Singular não é um modo competitivo e o objetivo principal é a diversão!
Ad
Caso você queira participar dos torneios de Singular, eles acontecem toda Sexta-feira aqui.
Super Dragões com Shurima
Esse deck mistura dois arquétipos de Dragão Ancião em um só, trazendo apenas as melhores cartas deles. Estamos falando da lista Moderna de Dragões, e do deck de Akshan Dragão Ancião focado em dar alvo em unidades aliadas.
No singular, você só tem acesso a 1 cópia de cada carta, deixando combos e sinergias específicas bastante inconsistentes. Porém, devido à quantidade enorme de Dragões disponível no jogo, e também à quantidade de cartas e efeitos ótimos com o Dragão Ancião e o pacote de unidades da lista de Akshan focada em alvejar aliados, ainda é possível montar um deck extremamente forte abusando desse estilo de jogo.
A ideia principal dos Super Dragões é dominar a mesa inimiga com feitiços de golpear + unidades Dragão com atributos gigantes, sempre trazendo em campo as Dádivas Dracônicas. Nesse deck, você terá acesso a cartas como Baccai Esquecido que é uma das melhores unidades do Eterno, e subsequentemente do Singular também, praticamente sendo uma Staple do formato.
Outro destaque é a Capitã Arrika, que é a melhor remoção de unidades do formato, e pode entrar em campo como uma Dádiva, melhorando os atributos dela - quem sabe até ganhando Robusto para ficar mais tempo em campo.
Ao longo da partida, você irá posicionar Dragões em campo e usar seus feitiços de golpear para eliminar unidades inimigas, que, em geral, serão menores que as suas. Cataclisma e o Rolamento de Vayne são ótimos feitiços para manter a pressão de mesa e continuar sempre atacando o seu oponente, forçando-o a se defender.
Essa lista é uma das melhores do formato no quesito manter pressão de jogo, funcionando como um deck midrange clássico que joga da maneira mais conhecida entre os decks desse estilo no Runeterra. Ou seja, seu valor está sempre nas suas unidades, e todo turno de ataque você precisa jogar e pressionar o seu adversário para ele não conseguir voltar para a mesa.
No Singular, por ser um formato lento, os seus jogos sempre vão para turnos muito tardios, e por isso é necessário sempre finalizadores para a sua lista.
Todas essas unidades servem como seus finalizadores principais, que por mais que sejam unidades caras, possuem efeitos fortes o suficiente para você não perder tempo no jogo.
Super Darkins Congelantes
O arquétipo de Darkins é um dos mais consistentes do formato Singular, pois os campeões são facilmente reciclados devidos a suas versões de Equipamento, além de poderem ser comprados automaticamente pelos efeitos de Origem.
Ad
Como os seguidores Darkin possuem os tipos Cultista e Darkin, se misturarmos essas cartas com o pacote moderno de Freljord com o Cão das Neves Yadulskiano + Falcão dos Presságios e Sauriano Glacial, podemos montar uma lista que também é um deck de Vigia das Tribos.
Dessa maneira, temos todos os seguidores Cultistas em conjunto com todos os feitiços de combate de Freljord, e também todos os feitiços de congelamento da região - Deixando o combate desse deck extremamente eficiente e muito difícil de lidar. Na maioria das vezes, você sempre terá a vantagem contra o seu inimigo devido as suas cartas serem preparadas para anular unidades inimigas.
O deck também conta com muitas sinergias com equipamentos, sendo elas a Ferreira Aprendiz, Possibilidade Tentadora e o Ornn como principais cartas (tirando os Cultistas).
Os finalizadores principais do deck são os campeões Aatrox e o Kayn, que como já falamos podem ser reciclados com o feitiço Aniquilador de Mundos. Mas também temos Volibear e Vigia das Tribos como unidades importantes para o seu final de partida.
Por último, alguns destaques vão para o feitiço Ressurreição Negligente que também serve como “reciclagem” dos campeões Darkin, e Clausura Gélida, uma das melhores cartas de controle do Eterno.
Super Noxus Control
No Singular, os jogos sempre são mais lentos que nos outros formatos, e por isso arquétipos de controle, como o Noxus Control, se dão muito bem em comparação a outras listas.
Essa versão conta com as regiões de Píltover e Zaun, junto da Origem do Jhin, que adiciona algumas cartas importantes para o arquétipo como Ignifalco Solari, Tristálio e Capitã Arrika sem precisar levar as regiões dessas unidades.
Essa lista funciona como um deck normal de Noxus Control, onde você sempre eliminará qualquer tipo de unidade inimiga apresentada na mesa enquanto desenvolve seus próprios seguidores em campo.
Porém, como você só tem uma cópia de cada carta, é normal que algumas cartas não conhecidas do arquétipo entrem nessa versão singular, como o Montapresa Encouraçado. O “Elefante” é uma das cartas mais interessantes do Singular, sendo uma ótima opção de bloqueador e atacante para esses decks mais lentos, pois ele ignora o dano de unidades pequenas.
Jhin também nos permite jogar com elementos de negação nessa lista, como o Vingador Vastayês, dando ainda mais uma característica competitiva para o deck. Essa combinação de região também nos permite ter todos os melhores feitiços de remoção de monumento: Terra Abrasada, Pós-Choque, Obtentor Armado e o Contapedras Piltovense, que te traz um Pós-Choque.
Por ser um deck de controle bem lento, não são tantos os finalizadores da lista, já que o seu foco principal é remover unidades. Porém, o deck ainda conta com o Capitão Farron e O Leviatã como finalizadores. Podemos contar com o Tybaulk também como finalizador, já que é extremamente fácil evocar a unidade do Conservatório Floricorvus.
Ad
Super Rubin’s Pile
O arquétipo do “Rubin” consiste em uma combinação de Piltover e Zaun, com um conjunto de cartas que removem unidades, curam o seu Nexus, evocam celestiais e controlam a mesa.
A versão Singular desse estilo de jogo, adota a região de Ionia também para você ter acesso a outras cartas que combinam muito com esse deck, como Sett, Karma, Negação e Palma Concussiva.
Dessa maneira, conseguimos misturar a lista de Karma Sett clássica com o deck do “Rubin”, formando o Super Rubin’s Pile.
Todos os campeões da lista são muito caricatos dos arquétipos de controle, com destaque para o Viktor que funciona como um dos finalizadores.
O objetivo principal é chegar ao Iluminado com a Karma, Seraphine ou Sett no nível 2 e abusar dos efeitos de dobrar os feitiços na pilha dos campeões, enquanto você esgota os recursos do seu oponente. Eventualmente, os seus celestiais serão grandes o suficiente para finalizar o jogo sozinhos, e o seu oponente já não terá mais carta nenhuma para lidar com eles.
De todas as listas desse artigo, essa é a mais difícil de jogar, e também de montar, já que essa combinação de regiões possui bem mais de 40 cartas que funcionam, e também performam muito bem nesse estilo de deck. Por isso, independente de como você montar a sua lista, trocando e alterando algumas cartas por outras, é provável que o deck ainda funcione muito bem. É até bem difícil de dizer qual é a versão mais “Eficiente” ou “ Melhor” do “Super Rubin” por causa disso.
A nossa versão, por exemplo, não usa o Bar do Beco, mas é uma carta que facilmente poderia ser útil, dependendo do seu estilo de jogo.
Super Efêmeros
O arquétipo que você menos esperava, na verdade, é talvez um dos mais poderosos do Singular: “Super Efêmeros”.
Por incrível que pareça, essa lista é a mais consistente de todas desse artigo, mesmo sendo um arquétipo de combo que abusa de sinergias muito específicas.
O deck que trouxe foi montado pelo meu grande amigo AerosMacCousland, o melhor jogador de Efêmeros do servidor americano.
A Nidalee é a mais nova adição para o arquétipo, sendo extremamente fácil de subir o nível da campeã, pois agora com as cartas novas como O Exército do Imperador, você tem muito mais liberdade para evocar unidades em campo.
Essa lista mistura elementos do deck de Azir Irelia com o arquétipo de Hecarim, ecomo são duas listas que se complementam bastante, é de se esperar que você tenha sempre ataques muito poderosos.
Imagine se o deck de Hecarim do Padrão tivesse acesso a cartas de Shurima! É basicamente essa a experiência que o deck traz para o jogador.
Você consegue ser muito mais flexível e incisivo com as suas jogadas, pois a variedade de combos possíveis da lista é gigante, mesmo que você só tenha 1 cópia de cada carta.
Ad
Essas cartas listadas acima são todas as unidades que não possuem destaque no Padrão por estarem rotacionadas, e que complementam o arquétipo de Efêmeros muito bem, sendo extremamente fortes no Super Efêmeros.
A Chama Sombria, por exemplo, é um monumento que nem mesmo nas listas de Azir Irelia possui tanto destaque, mas devido à natureza mais lenta do Singular, o monumento é lento o suficiente para ser forte e eficaz. Já que no formato é difícil o seu adversário ter tantas remoções de monumento, o Super Efêmeros tende a ser muito forte, pois grande parte dos combos do deck é proveniente desse tipo de carta.
Conclusão
Se você leu até aqui, muito obrigado, espero que tenha se divertido e gostado do conteúdo.
Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— Commenti0
Diventa il primo a commentare