Guia - Melhores Lineups para o Runeterra Open
Introdução
O Runeterra Open está chegando esse final de semana, e muitos jogadores que não possuem tanto contato com o cenário competitivo ainda buscam se aventurar no torneio.
Por causa disso, muita gente acaba se perdendo um pouco no que levar de lineup para os campos de batalha. Montei esse artigo para falarmos sobre o meta do Runeterra Open dessa semana, além de ideias de possíveis lineups que você poderá levar para o torneio.
Ad
Situação atual do Metagame Competitivo
Nas primeiras semanas pós-rotação, a Samira dominou por completo as filas ranqueadas; a campeã sem sombra de dúvidas tinha o melhor deck disparado. Porém, quando se trata de formato competitivo usando a trava de Riot Lock, a história é outra.
Samira e Fizz não é nem um pouco popular neste formato. Isso acontece porque maioria dos decks que rodam em lineups competitivas são montados pensando em enfrentar Samira, e acaba que a campeã fica de fora da grande maioria das lineups, mesmo sendo a lista recomendada para você subir de elo.
Quem domina o cenário competitivo é Karma e Sett. Historicamente, decks de Controle tendem a aparecer mais em torneios devido à natureza mais lenta que o formato Riot Lock nos oferece. Então não existem decks problemáticos no Riot Lock, pois você pode bani-los, e é por causa disso que Samira não aparece. O que sobra são as listas mais consistentes que, em geral, possuem boas matchups contra grande maioria do meta. E a lista de Karma Sett é o deck perfeito para ocupar essa posição.
O deck se adaptou bem até demais ao formato competitivo e é o mais recomendado caso você queira montar uma lineup sólida. Atualmente, ou você joga de Karma, ou você bane a campeã. Escolher vencer do deck de Karma pode não ser uma estratégia muito inteligente, uma vez que a lista ganha jogos muita vezes nem mesmo sendo jogada de forma otimizada.
Sabendo dessas informações acima, montei algumas lineups competitivas que podem ser extremamente fortes nesse final de semana. Vamos dar uma olhada!
Lineup mais popular em Torneios atualmente
Essa lineup joga muito bem contra tudo, porém sua taxa de vitória contra o meta em geral não é tão alta assim. Você terá jogos bem difíceis e provavelmente maioria dos jogadores fará 2x1 com essa lineup na maioria das partidas.
Essa lineup eu chamo carinhosamente de Mulheres Bravas, pois todos os campeões são mulheres, e elas batem muito forte. E quando eu falo forte, é forte mesmo: estamos falando de três listas Midrange agressivas e muito dinâmicas.
O deck de Ashe e LeBlanc entra como o protagonista por ser atualmente a lista de pressão mais forte do meta.
É extremamente consistente contra maioria das listas, e também serve como lista dominante em lineups. Isso quer dizer que provavelmente vai ser o alvo dos banimentos por ser muito forte.
Depois temos a presença de uma releitura muito fiel e mais otimizada do arquétipo de amanhecer com Noxus, com o deck de Samira Leona.
Essa lista possui matchups um pouco mais polarizadas, ou seja, se você cai contra um deck no qual você, em geral, ganha, você ganhará por muito. E se cair contra uma matchup ruim, você não joga. Porém, mesmo sabendo disso, essa lista ainda é uma ótima opção, já normalmente as Matchups ainda sempre irão orbitar os 50% de taxa de vitória.
Ad
Atualmente os jogadores andam preferindo trocar esse deck de Samira e Leona por uma lista de Controle mais lenta ou até mesmo o deck de Karma Sett. Isso acontece por conta da popularização de decks de Controle com Piltover e Zaun, que levam a carta Arranjo Cáustico, uma ferramenta extremamente sólida contra a estratégia de mesa cheia de Samira Leona.
Porém, mesmo assim, eu ainda recomendo esse deck, e cogito que essa lineup será a mais utilizada no Runeterra Open. Atualmente é a lineup mais popular, e que está tendo mais sucesso em torneios de comunidade, e você sabe; os números não mentem. Se as estatísticas dizem que essa lineup funciona, é porque funciona mesmo.
E para finalizar, temos o deck de Gwen Demacia, o queridinho de quem vos escreve. É a lista com a proposta mais diferente das três, pois se trata de um deck mais focado em combo. É o único dos três que tem uma taxa de vitória positiva contra listas de Controle pesadas também.
É por isso que esse deck se encaixa tão bem nessa lineup, pois ele quebra a consistência de Midrange agressivo, e traz um elemento de combo diferente. Como maioria dos jogadores prefere banir as listas de Ashe, sobra Gwen Demacia que com certeza garante muitas vitórias para você caso você não esteja jogando contra Karma Sett.
4 Decks para Lineup de Controle
Vamos ver 4 decks que podem compor atualmente uma lineup de Controle. Você pode trocar qualquer um desses decks pelo que sobrou, que a lineup ainda funciona. Então a montagem fica a mercê de seus gostos pessoais.
Esses decks jogam bem contra os Midrange, especialmente listas de Ashe. Aqui, você foca em banir decks de Karma em geral.
A lista de Darkness voltou com tudo para o meta depois da rotação. Mesmo sendo um deck difícil de pilotar, ainda é uma ótima alternativa para quem está procurando neutralizar listas agressivas.
As remoções de Ilhas das Sombras são consistentes e fortes demais contra o meta Midrange. Você não precisa causar dano direto nas unidades inimigas, pois você usa Vingança entre outras remoções que não causam dano, e isso facilita a remoção porque você ignora a quantidade de vida da unidade.
Vida é um atributo que está muito em alta atualmente. Quando as unidades têm bastante vida, Noxus-Control volta para o meta também.
Apesar dos múltiplos nerfs e marteladas da rotação, Noxus-Control ainda é um arquétipo sólido que joga bem contra Midrange, e possui uma matchup sólida contra Aggro também.
O deck demorou um pouco para voltar, pois o estilo de gameplay teve que ser adaptado drasticamente, mas mesmo assim a lista joga quase que idêntica ao deck antigo.
A diferença é que o deck é muito mais dependente da carta Desintegrar e a nova remoção Torta na Cara. Você ainda se baseia nos portais para garantir a sua presença de mesa, mesmo depois dos nerfs em Portalpalooza.
Ad
Por incrível que pareça, é um arquétipo que está performando muito bem e continua bastante sólido.
O que surpreende bastante é a nova lista de Jack Seraphine, ou Bibi Bar, que também vem aparecendo muito.
A diferença desse deck para os outros dessa lineup, é que essa lista é um pouco mais inconsistente contra decks de Midrange. Você é muito dependente da Marai Arteira, pois as suas remoções são todas focadas em dano direto. E como atualmente vida é um atributo que está dominante, causar dano direto não é muito recomendado.
Então, porque levar Bibi Bar numa lineup? Bom, esse deck é incrível contra listas agressivas, e também possui uma boa matchup contra outros decks de Controle.
Mas você só ganha contra Midrange e listas de Ashe caso você compre a Marai Arteira, pois ela vai aumentar o dano que você causa com seus feitiços. Caso contrário, dificilmente conseguirá lidar com a mesa do oponente.
E finalmente temos Karma Sett. É o deck que você levaria para ser o alvo dos banimentos. Mas tome cuidado, essa lista não é infalível, pois existem formas de só ser muito mais rápido que esse deck e não dar tempo de fazer a Karma chegar no seu nível 2.
Essa lista quase que ganha automaticamente se você chegar no turno 10, então qualquer deck que proponha vencer antes desse turno se sai bem contra Karma e Sett.
A diferença dessa lista para as demais dessa lineup é que você não está jogando com um deck de Controle que remove as unidades do oponente, mas você as atordoa, bloqueia ou neutraliza voltando para a mão. Isso, a longo prazo, não é o suficiente contra o meta. Por conta disso é que é necessário comprar a campeã Karma para você finalizar o jogo.
Lineup do cheque-mate contra Karma
Essa lineup joga bem contra Karma Sett e Ashe LeBlanc, as duas listas mais populares do meta.
Essa lineup é focada em você atrapalhar os bans de qualquer jogador que está levando estratégias populares. Temos duas listas que possuem vantagem contra Karma, e a própria campeã também.
Sendo assim, o jogador adversário é obrigado a tomar uma decisão cruel, que é permitir que você jogue com o deck de Karma, pois os outros dois decks em geral são muito fortes contra a própria Karma Sett, além de listas de Midrange. Então você sobra com a campeã de Ionia do seu lado, mais um deck super forte contra a lineup do adversário.
Essa estratégia só não funciona se o seu adversário está rodando listas muito agressivas, ou se ele teve a mesma ideia que você.
Udyr Galio é o arquétipo mais recente que começou a ser jogado, pois surgiu a necessidade de ganhar de Ashe e LeBlanc.
Como unidades com a palavra-chave Formidável são imunes aos congelamentos da lista de Ashe LeBlanc, mais uma vez Demacia entra como uma ótima alternativa para counterar o meta.
Ad
Além do mais, Demacia naturalmente já é bastante sólida contra listas de Karma, e somado ao Escudo de Feitiço do campeão Galio, esse deck de Formidável é incrível para lidar com tudo do meta.
O Touro de Petricita é uma carta que entra como um coringa muito consistente contra listas de Controle em geral também, fazendo com que esse deck seja a mais nova potência competitiva, pois é muito difícil remover as unidades dessa lista.
Mono Demacia vem como a lista agressiva dominante. A parte boa dessa lista é que você não é obrigado a jogar apenas com cartas de Demacia, já que não temos mais nenhuma unidade de Lealdade no formato padrão.
Sendo assim, o deckbuilding de Mono Demacia ainda está bastante aberto, e é possível que nenhuma lista rodando atualmente seja a mais otimizada.
Você pode parear o deck com a região de Ilhas das Sombras, e trazer O Tormento caso queira, ou até mesmo ir para Noxus só para ter acesso ao Poder. As possibilidades são infinitas com essa lista. E por isso é talvez o deck que mais vai surpreender esse fim de semana.
Lineup sólida contra Karma com elementos mais lentos e de Controle
Essa lineup joga bem contra Karma, porém com uma proposta mais lenta para jogadores que não se identificam com decks que jogam na curva.
Se você é um jogador de Controle ou Combo e quer jogar em torno de Karma, essa é a sua lineup.
Como já falamos bastante de Karma Sett e Ashe LeBlanc que compõem essa lineup, vamos focar bastante agora em uma das minhas listas preferidas de todos os tempos - Profundezas.
O deck de Profundezas sempre existiu, desde a primeira expansão em Marés Crescentes, e desde então sempre serviu apenas para uma coisa: amassar as esperanças da lista de Controle que está dominando o meta.
Se existe algum deck de controle que está forte demais, o Nautilus e o Maokai retornam para o meta para resolver os problemas. E isso acontece contra Karma: a lista de Ionia não clica contra Profundezas.
Porém, finalmente depois de 2 anos, Profundezas não serve só para isso, e entra muito bem em lineups como uma alternativa sólida de Controle anti-meta em geral. Agora nós podemos ter novamente o clássico Ashe Noxus vs Profundezas, que era uma partida muito comum em abril de 2020.
De todas as lineups citadas nesse artigo, essa é a menos recomendada, devido à natureza inconsistente da lista de Profundezas, e pelo resto do deck ser bastante focado no meta atual.
Mas mesmo assim, você terá partidas muito boas contra todo o resto do meta!
Conclusão
Se você leu até aqui, agora sabe muitas informações sobre o meta atual do competitivo e está mais do que pronto para fazer uma campanha impecável no Runeterra Open.
Se curtiu esse artigo, não se esqueça de comentar e compartilhar nas redes sociais! Até a próxima!
Ad
— Commenti0
Diventa il primo a commentare