Hey! Todos bem?
O deck de Anivia e Braum possui o valor de 25700 em essência para conseguir cria-lo, mas, levando em consideração que algumas cartas são dadas logo no começo do jogo esse valor acaba sendo menor. Ele se enquadra no arquétipo de "Control" (deck que possui sua maior força dentro dos turnos 8 em diante) por conter cartas de custo elevado como foco da sua estratégia, e, as demais cartas são para sobreviver até a chegada do “late game”, sendo remoções, curas e sinergias para segurar ataques.
Ad
Sendo assim, é um deck que quanto mais tempo ganhar para estender a partida, mais poderoso se torna, até chegar no ponto de o oponente não conseguir mais lidar com sua mesa. Um dos problemas é não conseguir sobreviver até a explosão do seu deck, pode ser que sua mão esteja travada e fique sem alternativas por alguns turnos, tendo que utilizar de cartas poderosas em alvos não tão críticos para ganhar tempo. Mas lembre-se, você é reativo, irá esperar seu oponente fazer as jogadas para responde-las!
Agora vamos entender o que cada carta faz e suas respectivas sinergias no deck!
CARTAS DE CUSTO 1
Falcão dos Presságios: É o seguidor de custo 1 que possui maior benefício a longo prazo do jogo, e sua função nesse deck é se tornar um bloqueador e também garantir que outras unidades possam realizar uma boa troca ou mais de uma troca (quando ambas as cartas morrem no combate). O melhor alvo para o seu buff é com certeza no Braum, dificultando a remoção do campeão e melhorando as opções de troca dele. Sendo assim, caso esteja com o falcão e o campeão nas mãos, troque o campeão para aumentar as chances de ele receber o buff!
CARTAS DE CUSTO 2
Vigilante Avarosiano: Bloqueador no começo do jogo que irá segurar dano e lhe conceder uma carta. É importante a presença dele no deck, já que por ter 2 de dano ele já ajuda a fazer trocas e você consegue buscar mais ferramentas para lidar com o deck do seu oponente.
Vislumbre do Além: É a maior compra de carta do deck! Você consegue frustrar decks de Ezreal com este feitiço, já que remove um alvo e ainda garante duas cartas. Use-a com cuidado observando sempre a mana do oponente para que você não seja counterado, utilize em resposta de remoções ou trocas desfavoráveis para garantir que você conseguirá comprar duas cartas. Em alguns casos vale mais a pena sacrificar uma unidade grande para garantir que nenhuma remoção poderá impedir sua compra.
Banquete Cruel: Uma remoção que te garante um bloqueador e te cura em 1 de vida em um meta a onde temos decks aggros com unidades fracas e combos de feitiços chatos, é de suma importância levar essa carta! Você consegue impedir combos de Granadeiro da Legião e Fervor Noxiano; possibilita trocas mais favoráveis deixando unidades de 2 de vida com 1 e evitando que queiram te atacar já que sua aranha consegue trocar. Fora que ela também remove barreiras possibilitando frustrar ataques e você também pode usar em seu Braum para gerar um Poro Poderoso antes dele morrer!
CARTAS DE CUSTO 3
Taverneiro Gentil: Nossa única curva 3 do deck! O Taverneiro vem para ser um fôlego para lutarmos contra aggros, além de recuperar vida pode fazer boas trocas e bloquear “Assustador” também!
CARTAS DE CUSTO 4
Ad
Braum: O coração de Freljord pode se tornar um grande problema para o inimigo caso a condição de level up seja atingida, fora que só dele gerar mais um bloqueador ele se torna bem versátil. Caso tenha 2 Braums na mão, é interessante deixar guardado 3 de mana para que no turno 4 (atacando ou defendendo) você possa buffar nosso campeão com o Tenha Coragem de Braum tornando-o um grande bloqueador e uma ameaça a longo prazo! Só deverá tomar cuidado na questão dele ser morto no meio do combate por feitiços, ou pós combate dependendo contra qual região estiver batalhando o Braum ficará muito fraco e você o perderá rapidamente, lembrando que o foco do seu deck é ganhar tempo e não ser o agressor.
Cronista da Ruína: Ela possui boas funções nesse deck; a melhor delas seria você destruir e reviver um O Reacendedor para que possa trazer outra Anivia para a mesa (de preferência Anivia e não Braum), você também pode utilizar em outra Anivia para gerar um ovo, mas tome cuidado por que na maioria das vezes o ovo será destruído antes de eclodir; outra opção é utilizar no Braum para resetar sua passiva e ele gerar +1 Poro Poderoso, talvez seja até melhor essa utilização contra decks aggros! Em último caso desça ela na mesa mesmo sem uma dessas 3 opções se não houver nada de melhor para se fazer e estiver sofrendo pressão!
Fúria do Norte: É uma excelente carta tanto ofensivamente quanto defensivamente e não possuí critérios para utilizar, você pode usar tanto em um ataque do Braum para fazer uma excelente troca e provavelmente quase upar o campeão, pode usar também em um Ovonivia para salva-lo de alguma remoção, ou até mesmo finalizar o oponente em um ataque! Use com sabedoria já que você só possui uma cópia.
A Caixa: Para este meta agressivo se provou ser melhor do que a Avalanche, já que não há um drawback (algo que te prejudica ao utilizar, como causar dano a suas próprias unidades) você pode punir muito o desenvolvimento de uma mesa de ataque, ou até mesmo punir O Tormento de Noxus com Ilha das Sombras, já que pode combar com duas caixas ou com seus outros feitiços para limpar a mesa!
CARTAS DE CUSTO 5
Aperto dos Mortos-Vivos: É um dos seus excelentes recursos de vida que ainda remove alguma unidade, excelente para matar alguns campeões como Zed, Fiora e Heimerdinger (embora contra o Heimer não seja o melhor feitiço para remove-lo de cara, temos um melhor!), e ajuda a impedir Fervor Noxiano ou Demolidora Imperial de lhe causar dano. As vezes você poderá ser counterado por Elixir de Ferro, algo que dê robusto, ou outros feitiços de dano, então tome cuidado antes de simplesmente joga-la!
Lamento Fulminante: Talvez nesse meta ela não limpe tanto a mesa, levando em consideração que há muitas Discípula Carmesim nas partidas, mas ainda sim é uma boa cura e dependendo da região, poderá causar estragos! Dependendo do que tiver contra use primeiro ela e depois a A Caixa para não correr risco de tomar algum dano de Discípula ou de counterarem com barreiras!
Ad
CARTAS DE CUSTO 6
Anivia: A grande estrela do deck! É com ela que todo o potencial do deck está! A partir do momento que ela morrer suas outras cartas começam a traze-la para o jogo novamente, fora que seu feitiço irá ajudar demais a parar agressões ou fazer trocas muito favoráveis. Quanto mais Anivias na mesa melhor para você tomar o controle total da mesa e ir varrendo as unidades inimigas do jogo. Não há problema em desce-la no turno 6, a menos que você possa estar sofrendo muita pressão, se houver a possibilidade de desenvolver melhor sua mesa, pode atrasar um pouco mais a presença dela no jogo. Só não é tão aconselhável forçar trocas sem upar ou sem ter as cartas de suporte como Fúria do Norte O Reacendedor Ventos Rigorosos de Anivia, apenas o fato de deixa-la na mesa e o oponente gastar recursos para lidar com ela, já te ajuda demais, então evite de gastar ou seus recursos sem que haja chances do lethal!
CARTAS DE CUSTO 7
O Reacendedor: Irá retornar suas Anivias a vida! A não ser que seu jogo esteja muito atrasado e você precise reviver algum Braum, mas seu foco é utilizar nos seus pássaros eternos para ter o maior controle de mesa da partida! As vezes em péssimos casos terá que usa-lo sem reviver ninguém também, mas foco no pássaro.
Vingança: Uma remoção singular para eliminar algum problema, seja antes do ataque ou durante o ataque. Lembrando também que você pode executar suas próprias unidades para evitar que o oponente se cure. Como comentei acima, para a remover o Heimerdinger, caso você guarde mana total para o turno 5 será a melhor forme de lidar com ele logo que cair na mesa, mas isso não significa que você deva segurar essa carta desde início.
CARTAS DE CUSTO 9
O Tormento: Um feitiço para fazer com que você volte ao jogo caso tenham removido todas as Anivia de sua partida. Pode ser usado também caso falte pouco dano para finalizar o jogo mesmo se já houverem algumas unidades em seu campo. E em casos de desespero, usar para recuperar bloqueadores, levando em consideração que uma Negação poderá acabar com seus sonhos.
A Ruína: Por outro lado, este feitiço serve para limpar a mesa do oponente. Na maioria das vezes servirá para acabar com todo o gás e desenvolvimento da partida, ou evitar uma investida poderosa do inimigo. É inclusive a melhor resposta para o novo deck aggro do momento “Harrowing Aggro”, já que ele utiliza do O Tormento para trazer de volta todas as unidades, em resposta, você trás a ruína para o ataque. Não esqueça de tentar enganar seu oponente o máximo que der antes de utiliza-la, use suas unidades de baixo custo para ver se seu oponente desce mais alguma unidade para valorizar ainda mais seu feitiço.
Se quiserem ver uma partida com esse deck, estarei deixando meu vídeo com a gameplay!
Ad
POSSÍVEIS MUDANÇAS
Eu realmente gosto dessa lista, uma mudança que vejo fazerem é em substituir o Falcão dos Presságios pelo Aristocrata Azarado, ou acrescentar mais cópias de O Tormento (mas acho arriscado contra aggros). Neste caso, fica mais a gosto pessoal, mas deixarei uma breve explicação dessa substituição:
Aristocrata Azarado: Ele é 2 bloqueadores em um só. Você pode dificultar um deck de roubo de procar seus feitiços (aqueles que pegam as melhores cartas do seu deck) já que terá mais bloqueadores em campo, e também não deixa de te ajudar em segurar o início do jogo contra decks aggros e midranges.
MULLIGAN
Uma dica importante sobre o mulligan em um cenário que você já possui o Falcão dos Presságios e o Braum na mão: Deixe apenas o Falcão e troque o campeão, dessa forma você aumenta as chances dele ser buffado, conforme expliquei acima sobre cada carta, você tem chance de obter muito valor com essa troca.
O mulligan desse deck varia bastante contra qual arquétipo você estiver jogando contra, sendo:
Aggro: Você quer ter na mão suas unidades de custo 1, 2 e 3, juntamente de seu feitiço Banquete Cruel o quanto antes! Por mais que Braum pareça uma boa opção, você possuí feitiços/unidades que entram antes, e com certeza você quer que entrem antes.
Midrange: Neste caso você pode manter suas cartas de curva 1,2 e 4, já que o início não costuma ser tão explosivo. Pode optar também em manter um Aperto dos Mortos-Vivos caso enfrente alguma Fiora por exemplo.
Control: Você pode manter suas unidades das curvas 1,2 e 4, mas, é bom ter também o foco do seu deck, a Anivia e suas cartas de apoio, para o quanto antes sua estratégia de late game esteja a frente de seu oponente.
Mirro Match: Aqui a corrida é de quem invocar a Anivia primeiro! Troque sua mão inteira para conseguir logo seu pássaro eterno e pressionar seu oponente; mantenha os suportes dela CASO já tenha a conseguido.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES
Prestar bem atenção na hora do mullligan para garantir respostas para cara tipo de batalha. Tentar ao máximo enganar seu oponente para utilizar remoções ou efetuar trocas. Também evite de facilitar a morte da Anivia, deixe seu oponente gastar recursos para isso, a não ser que ele não esteja apresentando grandes ameaças ou haja muitas unidades que morram com a nevasca.
CONSIDERAÇÕES FINAIS!
Um deck que pudemos observar o crescimento em sua colocação até chegar no Tier S! Totalmente reativo com grande potencial de frustrar seus oponentes, até mesmo os decks mais agressivos! Evite de gastar tantos recursos e engane muito seu oponente para tirar o máximo de proveito de suas remoções.
Obrigaralhos por terem acompanhado o artigo! E não se esqueçam de comentar o que acharam, e caso tenham alguma dúvida ou acréscimo, sintam-se à vontade para colocar nos comentários!
Abraços e até a próxima! ^^
— コメント0
最初にコメントする