Legends of Runeterra

Deck Guide

Formato Padrão do LoR - Relatório de Metagame: Voltando Após Duas Semanas!

, Comment regular icon0 comments

Nesse artigo, falaremos sobre tudo o que aconteceu no meta do Padrão enquanto estávamos todos jogando a temporada competitiva do formato Eterno. Te darei algumas dicas de deck para ao Padrão para você não ficar perdido no metagame do formato.

Writer image

によってレビュー Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Acabamos de sair da temporada competitiva do Eterno. Por duas semanas, o formato Padrão ficou esquecido, e só quem realmente não tem ambição competitiva nenhuma jogou esse modo de jogo nos últimos dias. Por isso, algumas loucuras aconteceram na fila ranqueada e no metagame do formato enquanto estávamos fora.

Nesse artigo, separei algumas listas e dados do Padrão para você que está perdido no metagame. Até porque tivemos o Patch de Variedades, que só foi jogado competitivamente até agora no Eterno. Ou seja, temos cartas novas que ainda não foram exploradas no Padrão!

Ad

O Que Aconteceu Durante as Últimas Duas Semanas

Image content of the Website

Como sempre, durante a temporada competitiva do Eterno, o Padrão parou de ser o foco principal da maioria dos jogadores, e consequentemente listas famosas entre jogadores casuais (como Espreitadores) dominaram o formato. O que não é nenhuma surpresa, já que isso aconteceu nas últimas duas vezes que tivemos o Runeterra Open Eterno.

Esse é o deck de Espreitadores mais popular dos últimos dias:

Loading icon

Porém, a grande surpresa dessa temporada foi a aparição do Zed Gwen como a lista mais jogada do formato inteiro. Este arquétipo teve maioria das suas cartas rotacionadas, e é um deck de tier baixo mesmo no Eterno.

Loading icon

A popularidade de Zed Gwen é explicada por um meme das redes sociais, no qual o atual campeão do Runeterra Open, Aikado, postou um print das estatísticas do Eterno, mostrando os decks de Zed Gwen. Depois disso, a popularidade da lista aumentou muito e passou de um pouco mais de 100 partidas jogadas para mais de 5000 em poucos dias.

Post do Aikado.
Post do Aikado.

Quantidade de partidas da lista de Zed Gwen poucos dias depois.
Quantidade de partidas da lista de Zed Gwen poucos dias depois.

A lista de Zed Gwen provavelmente não continuará no topo dos gráficos por muito tempo, já que é um deck experimental e não é otimizado para este formato. As melhores escolhas competitivas para o Padrão, na verdade, são listas Midrange.

Vide a lista mais jogada atualmente, Shen Jarvan IV, que é o deck mais preparado para lidar com tudo do meta.

Loading icon

Vejamos quais são as prováveis melhores escolhas de deck para o competitivo do Padrão, após o patch de variedades.

Melhores Decks do Formato

Image content of the Website

Loading icon

Jax Ornn - Essa lista é atualmente a grande força competitiva do Runeterra inteiro, e é o deck que rege o meta - não só no Padrão, mas também no Eterno.

No Padrão, essa lista é a única que consegue propor unidades grandes, remoções de unidades, Congelamentos e compras de carta, tudo em um deck só.

Jax Ornn provavelmente continuará sendo a melhor escolha competitiva por um tempo até o próximo patch, e por isso será sempre a minha primeira recomendação caso você queira jogar torneios nos próximos dias.

Loading icon

Galio Udyr - Essa foi a lista competitiva que dominou o último Runeterra Open do Padrão, tirando os decks de Jax Ornn. Isso aconteceu por ser a combinação de cartas que propõe um estilo de jogo bastante parecido com o arquétipo do Jax, mas com opções de condição de vitória um pouco mais incisivas, como o campeão Galio.

Esse deck leva a combinação de regiões mais forte do formato atualmente, caso você procure lidar com qualquer coisa do meta inteiro.

Ad

Loading icon

Gnar Darius - Essa talvez seja a opção mais segura para quem busca subir de elo na fila ranqueada, e ainda não pegou mestre nessa temporada do Padrão.

Essa lista é muito rápida e fácil de pilotar, e sem sombra de dúvidas é talvez o deck mais sólido em termos de diversidade de condições de vitória. Praticamente todas as unidades que você posiciona em campo são, ou pelo menos trabalham, como uma condição de vitória para a sua lista, desde os primeiros turnos.

Também é muito forte em torneios e é uma boa alternativa para fechar sua lineup caso você não esteja achando o terceiro deck.

Listas com as Cartas Novas

Image content of the Website

Tivemos, no início da temporada do Eterno, o Patch de Variedades, que trouxe algumas cartas novas para o jogo que não tivemos oportunidade de testar no Padrão ainda.

Por isso, aqui vão 3 decks que provavelmente serão jogáveis com as cartas novas.

Loading icon

Portia com Heimerdinger e Norra - A Dragão nova, Portia, a Peculiar, é muito divertida, e cai como uma luva no arquétipo de Norra e Heimerdinger. Esse deck já era uma das melhores opções para o Padrão, e, agora com a adição dessa carta, pode ser ainda melhor, principalmente quando enfrenta outros adversários mais lentos do formato.

Apesar de ser uma carta muito pesada, já percebemos que o valor que ela gera muitas vezes é o suficiente para virar o jogo ao seu favor, apesar de ser um efeito muito vulnerável a RNG ruim. Isso porque temos algumas cartas Titânicas que são extremamente fracas. Entretanto, como a maioria propõe efeitos fortes, é fácil afirmar que, em geral, você estará bem na partida mesmo após pagar 9 pontos de mana para jogar a Portia, a Peculiar.

Loading icon

Annie Jhin com Cospe-Fogo Enfurecido - Esse Dragão foi um dos protagonistas do último Runeterra Open, e com certeza é uma das melhores adições para a lista de Annie e Jhin.

Esse deck foi alterado para dar suporte ao estilo de jogo deste Dragão, por isso temos mais unidades como o Trifariano Imprudente, e a presença do feitiço Poder: para finalizar os jogos passando muito dano de Sobrepujar.

Tirando essas cartas, ainda é um deck de Annie Jhin comum; você passará muito dano desde o início do jogo, além de Atordoar as unidades do seu inimigo para vencer a partida.

Loading icon

Volibear Tryndamere com Boadir do Gelo Preto - Essa lista também é um deck de Chamado da Mãe de Guerra, que foi recentemente buffado. É um Controle extremamente lento, focado em remover todas as unidades inimigas, e eventualmente gerar muito valor invocando unidades gigantes de graça na mesa.

É uma opção mais consistente para torneios, já que é um arquétipo que perde um pouco para listas mais rápidas, como Espreitadores. Então, nos torneios, com o poder do ban, você pode manipular as matchups e assim ter um aproveitamento melhor com essa lista.

Ad

Eu diria que é a melhor tradução dos arquétipos de Ramp que temos no Eterno para o Padrão, que ainda é extremamente consistente, devido à identidade de Controle da região Ilhas das Sombras ser um destaque do Padrão.

Conclusão

Image content of the Website

Se você leu até aqui, agora sabe tudo que aconteceu no Padrão enquanto estávamos jogando o Eterno.

Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!