Introdução
Vayne e Aatrox voltou ao meta com força total e, recentemente, é a lista mais usada competitivamente entre os jogadores do servidor americano. No último torneio de comunidade feito pela Mastering Runeterra, das 8 lineups finalistas, 6 levavam uma versão de Vayne e Aatrox. E, como esse deck é uma das listas mais queridas de quem vos escreve, resolvi trazer um guia definitivo de como jogar com esse arquétipo.
Ad
Também a pedido dos meus leitores brasileiros, e companheiros de torneios de comunidade, venho revelar os segredos dessa lista tão difícil, mas tão completa.
Vayne Aatrox - O Deck Mais Completo de Todos os Tempos
Meu amor pelo arquétipo começou depois do Runeterra Open de abril desse ano, o qual os dois finalistas trouxeram essa lista. Depois disso, o arquétipo sempre fez aparições pontuais em lineups de jogadores competitivos em todos os torneios de comunidade, e oficiais da Riot.
Acontece que essa lista possui ferramentas que, se bem utilizadas, conseguem performar muito bem contra qualquer deck. Mas manejar esses tais recursos e saber a hora de ser agressivo, ou defensivo, são os grandes desafios que o deck propõe ao seu piloto.
A lista é composta por uma gama extensa de equipamentos Darkins, que, em conjunto com alguns seguidores de Demacia e vários feitiços de proteção, formam um deck que te permite controlar a mesa do seu adversário, além de atacar múltiplas vezes.
Em geral, decks competitivos de LoR sempre performam melhor se o jogador adicionar a eles o seu toque pessoal. Esse toque pessoal pode ser uma cópia de uma carta específica que ganha algumas matchups que o jogador não gosta de enfrentar, por exemplo. Sabendo disso, creio que a lista de Vayne Aatrox, de todos os decks do jogo, é a que mais permite ao jogador se aventurar na construção do deck, trazendo ideias novas, tech cards e até mesmo podendo brincar com o número de equipamentos que o deck leva.
Um forte exemplo disso é a utilização da campeã Quinn nessa lista. Ela pode ser usada com uma, duas, ou nenhuma cópia, e isso vai muito do gosto pessoal do jogador. Ao longo do artigo, vou te ajudar a saber quando você deve levar cada um dos equipamentos, e quando você deve ou não levar a Quinn.
Estratégia Principal
“Vamos a caça daqueles que caíram na escuridão”
- Vayne
Essa lista possui tantas condições de vitória que fica difícil apontar todas elas de uma vez só. Por isso, vamos por partes.
Em resumo, todas as condições de vitória do deck se resumem em ter uma vantagem expressiva de valor na mesa. Seja o número de atacantes que você propõe, ou a qualidade em atributos e palavras-chave de um seguidor específico.
Por isso, sempre tente fazer a melhor jogada possível no seu turno, que levará você a tomar algumas decisões pró-ativas. Essa lista ganha pondo pressão constante ameaçando múltiplos ataques e golpes decisivos contra unidades-chave do seu inimigo.
A unidade principal do deck é a Desertora dos Cavaleiros-Patrulheiros. Ela será responsável por carregar duas palavras-chave muito poderosas, Patrulheiro e Robusto, que, se somadas a qualquer equipamento do deck, transformam essa unidade em uma ameaça.
Ad
Algo que se deve ter em mente quando está se jogando de Vayne Aatrox é sempre procurar golpear com suas unidades equipadas, se possível. O feitiço Aniquilador de Mundos é um dos finalizadores do deck, e o custo dessa carta reduz cada vez que um Darkin ou unidade equipada golpeia. Diferente de outros decks, os finalizadores dessa lista não são diretos, e precisam de um setup para funcionar.
Como a Desertora dos Cavaleiros-Patrulheiros, que precisa estar equipada para ser efetiva, e o Aniquilador de Mundos, que precisa que você golpeie pelo menos 3 vezes com unidades equipadas para poder ser jogado. Em um ponto de vista pessimista, essas jogadas lentas e esses setups parecem ser um pouco específicos demais e deixam o deck um pouco inconsistente - e isso é verdade.
Mas, em contrapartida, se o jogador de Vayne conseguir identificar quais jogadas são as melhores, e como ele deve agir para lidar com as condições de vitória do seu adversário, ele será recompensado com a gameplay mais satisfatória de LoR possível.
Construindo o Seu Deck
Como já comentamos, esse deck pode ser montado de diversas formas para performar de formas diferentes, dependendo do que o jogador de Vayne busca. Mas a principal diferença é na quantidade de cópias de cada equipamento. Tenha em mente que cada um serve para algo diferente:
A Lança Darkin - Performa melhor contra listas de remoção direta e contra decks de Piltover & Zaun. Esse equipamento te ajuda a bloquear melhor e, em geral, faz com que o seu deck tenha uma sobrevida maior devido aos atributos que essa carta distribui para as unidades do topo da sua lista.
A Harpa Darkin - Performa melhor contra decks que não possuem remoção direta e não interagem com a sua mesa, sem ser atacando com suas unidades. A Harpa te ajuda a sempre ter atacantes fortes que não são fáceis de bloquear.
A Balista Darkin - É um equipamento que ajuda no final de jogo a remover unidades-chave da mesa, e é uma carta que performa melhor em metas mais lentos. Essa carta, se jogada como Naganek de Zuretta, é uma das melhores remoções para cartas como Karma, Senna e outras unidades de controle.
As Carniceiras Darkin - Te ajuda a manter a pressão em campo, sempre propondo atacantes. Esse é o equipamento mais importante no meta atual, no qual competir com o dano do seu adversário é mais relevante que controlar a mesa dele. Se o seu adversário for obrigado a bloquear suas unidades, você já está na vantagem.
Os outros equipamentos não são tão populares, mas podem ainda ser usados.
O Leque Darkin - Te mantém saudável.
A Magnetita Darkin - Te ajuda a concentrar atributos em uma unidade importante.
O Cajado Darkin e o O Arpão Darkin não são recomendados, por serem os Darkin mais fracos.
Outra discussão sobre esse deck é a quantidade de Quinn que você deve levar na sua lista. Eu particularmente prefiro não levar, pois prefiro a consistência de comprar o Aatrox sem precisar contar tanto assim com o efeito de compra automática do campeão. Mas os benefícios de levar a Quinn são:
Ad
- Uma unidade de 5 manas que posiciona dois bloqueadores imediatamente.
- Uma campeã com atributos fortes e defensivos, que te traz de graça uma unidade Desafiadora que combina muito com A Harpa Darkin.
- Patrulheiros combinam muito com a estratégia do deck, e te permitem jogadas fortíssimas se combados com feitiços de Mobilizar.
Estratégia de Mulligan
Essa lista possui uma estratégia um pouco complexa, que força o jogador a entender um pouco das matchups. Em resumo, busque combinações de carta que resolvam alguma jogada forte do deck do seu oponente.
Exemplo: Se você estiver jogando contra uma lista de cogumelos, é interessante você ter nas suas mãos Briga de Peixe, algum equipamento, e alguma unidade, para você conseguir golpear o Comerciante de Cogumelos. Contra um deck de Neeko, é bom ter a Vayne cedo, pois ela tende a ficar em campo, já que a Neeko não interage com a mesa adversária.
Mas a fórmula secreta é sempre ter pelo menos um equipamento Darkin, uma unidade Desafiadora, e algum campeão. A mão mais forte desconsiderando a matchup deve se parecer mais ou menos com a seguinte:
Dependo da matchup, o Aatrox é mais valioso que a Vayne, se você estiver contra um deck muito agressivo, por exemplo, e souber que precisará de curas.
Contra uma matchup de Controle, a Desertora dos Cavaleiros-Patrulheiros é sempre a carta mais importante, que se cair em campo na curva, já acelera demais o seu plano de jogo.
Matchups Boas
Jinx Kennen - Essa matchup é boa, pois a lista de Jinx não lida muito bem contra unidades Desafiadoras. E, também, o Aatrox é uma parede impenetrável, que proporciona muita cura e remoções.
Uma das frustrações da Jinx é a palavra-chave de Robusto da sua Desertora dos Cavaleiros-Patrulheiros, que reduz muito o alcance das remoções que a lista agressiva propõe. Em geral, é muito difícil passar dano também contra o Texurso Segurança, que é uma unidade 4|4 que custa só 3 manas, um dos melhores bloqueadores do deck.
Fizz Samira - Essa lista voltou e agora faz parte do repertório competitivo de muitos jogadores, mas como esse deck é muito dependente de unidades elusivas, perde muito para Vayne.
O Texurso Segurança sozinho acaba com as felicidades desse deck. E, como a lista de Fizz Samira também não interage com a mesa oponente tão facilmente, as suas unidades Desafiadoras não terão problema em atacar puxando os seguidores inimigos.
Karma Sett - Essa matchup já se tornou um clássico do competitivo, e, sem sombra de dúvidas, a pressão descomunal da lista de Aatrox é imparável para as remoções do deck de Karma.
Ad
O jogador de Karma até consegue remover algumas unidades aqui e ali, mas chega um momento que os recursos acabam, e a mana não é o suficiente para parar os avanços múltiplos que as unidades atacantes da lista de Vayne propõem.
Matchups Ruins
Azir Nasus - Esse deck foi feito para bater em Vayne. Além de ser uma lista que leva a melhor remoção de equipamento do jogo, é um deck que posiciona um monumento como principal condição de vitória. E como a região de Demacia é a pior em lidar com esse tipo de ameaça, não tem o que a sua lista fazer a respeito dessa estratégia.
Sem contar que o Nasus facilmente consegue crescer o bastante para fugir do alcance de qualquer unidade sua, fazendo com que os seus ataques e golpes, que são o importante do seu deck, sejam inúteis.
Shen Jarvan IV - Essa lista carrega a maior arma contra o deck de Vayne, Barreiras. As Barreiras, além de impedirem as suas unidades equipadas de aplicarem os descontos para o seu Aniquilador de Mundos, as matam durante as trocas. E perder unidades para a região de Demacia é o pior que pode acontecer.
Essa matchup é bastante polarizada, e dificilmente você conseguirá atacar e ser bem-sucedido. A lista de Shen e Jarvan IV é mais eficiente em controlar o campo, apesar ter um final de jogo pior. Mas, dificilmente, o jogo chega nos turnos mais tardios, pois até lá você já perdeu a sua mesa inteira.
Ashe LeBlanc - Esse deck também carrega uma das melhores respostas a atacantes, que são os Congelamentos. Essa estratégia frustra por completo o seu plano de jogo de golpear com unidades equipadas. Outro fator muito importante é que a Ashe facilmente consegue subir de nível e ser uma agressora, e se a campeã ataca ela tira bloqueadores do outro lado.
E como o seu deck não consegue propor uma mesa repleta de unidades que bloqueiam, facilmente o jogador de Ashe conseguirá passar muito dano, impedindo que você bloqueie, e golpeie com suas unidades.
Dicas rápidas, porém importantes
A melhor dica que posso dar é dar uma olhada no artigo de Vayne Aatrox que escrevi há uns meses. Lá as dicas ainda são muito atuais, e eu te ensino como funciona o efeito de Assimilar que só existe na carta Aniquilador de Mundos, e é bastante confuso de entender sozinho.
Já aproveite e dê uma lida no restante desse artigo para dar uma comparada como o meta era antigamente, e como o meta está agora, e como a lista de Vayne se adaptou com o tempo.
É engraçado comparar como a visão de estratégia de mulligan que tínhamos antes sobre essa lista mudou completamente. Em geral, o deck envelheceu muito bem, mas ficou muito mais complexo de entender e de se jogar, e foi isso que me levou a escrever novamente sobre ele.
Ad
Conclusão
Se você leu até aqui, agora sabe tudo sobre Vayne Aatrox.
Não se esqueça de comentar e compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— コメント0
最初にコメントする