Introdução
A lista de Aatrox Vayne e Quinn ainda é considerada um dos melhores decks do jogo. No Runeterra Open dos dias 13 e 14 de maio, ela foi a terceira lista mais usada no torneio americano, e também foi um dos decks campeões do Runeterra Open de abril.
Essa lista é uma das favoritas dos jogadores competitivos de alto nível, e sempre performa bem em torneios e na ranqueada. Por isso, resolvi trazer um guia completo desse deck maravilhoso para vocês!
Ad
Aatrox, Vayne e Quinn - O melhor que Demacia tem a oferecer
Minha história com esse deck começa logo após a conclusão do Runeterra Open de abril. Até então, eu nunca fui muito fã dessa lista e até mesmo já postei diversos artigos aqui na Cards Realm falando que eu sempre possui um certo preconceito contra essa lista.
Porém, eu nunca tinha de fato jogado com o deck depois de ele ter passado pela reforma e os polimentos necessários para a lista performar ao nível competitivo. Depois que joguei com esse deck, eu nunca mais abandonei, e hoje a lista de Aatrox Vayne e Quinn pode ser considerada um dos meus deck preferidos de todos os tempos!
A lista conta com o pacote de cartas do Aatrox, e unidades baratas e ferramentas de combate de Demacia. Dessa maneira, o deck trabalha como um Midrange de ofício, e talvez seja uma das listas mais completas e trabalhadas do meta atual, no quesito de construção de deck.
Parece que tudo no deck faz sentido de forma muito harmônica e está ali para completar uma ideia ou estratégia. Porém, ainda é um arquétipo que permite muitas alterações de cartas, e por isso é normal ver jogadores que amam essa lista jogarem sempre com umas cópias a mais ou a menos de algumas cartas específicas.
A estratégia performou muito bem nos últimos meses, tanto por ser uma ótima resposta tanto a outras listas agressivas quanto a decks mais lentos. É difícil você ter um jogo ruim com ela se você sabe o que está fazendo.
E por se tratar de um arquétipo que teve um carinho especial da Riot durante toda a expansão dos Darkin, as cartas que compõem o pacote do Aatrox, na minha opinião, são as mais divertidas do jogo inteiro.
Estratégia Principal
Possuímos diversas condições de vitória, mas a mais comum e mais fácil de executar é o combo de Desertora dos Cavaleiros-Patrulheiros + Algum equipamento Darkin.
Essa carta possui um combo de palavras-chave muito forte, e somado a um Ataque Rápido, por exemplo, de uma A Harpa Darkin, a Desertora vira uma máquina imparável de dano. Ou se você combar ela com A Lança Darkin, a unidade vira um atacante incontrolável que facilmente distribuirá atributos para suas unidades do deck.
Essa unidade é dificilmente removida, e atualmente são poucas as unidades que batem de frente contra a Desertora. Por isso, é muito seguro sempre descê-la na curva de mana e equipá-la com algum dos Darkins sem medo. Caso seu oponente tenha alguma resposta, normalmente ele terá que gastar o turno dele por completo também.
A segunda condição de vitória mais comum é usar do feitiço Aniquilador de Mundos para subir o nível do seu Aatrox. Dessa maneira, todos os seus Darkin terão os custos reduzidos em 5 enquanto o seu Aatrox estiver em campo. E como todos os Darkin são unidades bastante poderosas, você gerará muito valor e causará muito dano contra o seu oponente investindo pouquíssima mana.
Ad
Essa condição de vitória requer que você tenha pelo menos um início de partida no qual suas unidades tenham golpeado usando equipamentos. Isso acontece porque, depois dos nerfs pesados que o arquétipo do Aatrox tomou, agora o Aniquilador de Mundos custa 16 pontos de mana, ou seja, é necessário pelo menos 3 golpes de equipamento para esse feitiço ser jogável durante uma partida.
Mesmo assim, a origem do Aatrox sempre traz uma consistência para a compra do campeão durante as partidas, e essa condição de vitória é até bastante comum, principalmente contra listas mais lentas. Preste bastante atenção no início do jogo para sempre dar prioridade para suas unidades atacarem usando os equipamentos.
E por último, outra condição de vitória da lista é o combo de Valor + A Harpa Darkin. Esse combo é responsável por controlar e completamente dizimar qualquer lista que seja agressiva e proponha uma estratégia de só jogar unidades pequenas.
A Valor com a Harpa possui 4 pontos de ataque, Patrulheiro e Desafiador. Considerando que até mesmo o Texurso Segurança, que é uma carta considerada premium no quesito "atributos", não consegue defender esse combo, imagine o resto das unidades de custo baixo.
Por isso, qualquer partida contra uma matchup na qual o deck adversário não interage com a sua mesa é ganha no momento que esse combo entra em jogo.
Estratégia de Mulligan
Esse deck possui uma estratégia de Mulligan muito simples e concreta.
Você precisa ter pelo menos um equipamento na mão inicial e sempre buscar por unidades de custo baixo que possuem a palavra-chave Desafiador.
Não é necessário ter o Aatrox na mão inicial, pois o campeão se compra sozinho devido ao seu efeito de Origem: depois que você jogar ou invocar 3+ Darkin diferentes na partida. Uma mão perfeita da lista de Aatrox Vayne e Quinn deve ter as seguintes cartas:
Vayne é a única campeã do deck que deve ser mantida na mão inicial, por isso levamos sempre 3 cópias dela no deck. Isso se deve ao fato de que o Rolamento é uma carta essencial para a sua estratégia de golpear múltiplas vezes com unidades equipadas e Patrulheiras. Conforme passam os turnos, a Vayne vai aplicando descontos de mana para o Rolamento até um momento que essa carta custa 0 pontos de mana e você pode atacar sem gastar nenhum recurso durante um turno defensivo, por exemplo.
Em algumas matchups em que seu oponente também joga uma estratégia mais Midrange, é muito importante que você tenha sempre em mãos o feitiço Briga de Peixe.
Chega a ser quase injusto o controle da mesa que você terá quando jogar esse feitiço contra o seu adversário. Além de ser uma carta que permite um golpe com uma unidade equipada, ou seja, você estará diminuindo os custos do seu Aniquilador de Mundos, esse feitiço ainda permite que você rotacione os equipamentos entre as suas unidades.
Ad
É muito importante que você fique jogando o tempo inteiro seus Darkins em campo e, por isso, a Briga de Peixe que desequipa um aliado, te permite jogar o equipamento novamente em outra unidade.
Enfrentando Oponentes
Esse deck possui boas matchups contra grande maioria das listas do meta, porém ainda é um deck que perde muito para estratégias específicas.
Ou seja, por mais que você ganhe de muitos decks de Controle, alguns decks de Controle ainda são extremamente fortes contra ele. E por mais que a sua lista vença muito contra matchups Midrange, algumas matchups específicas são péssimas para você.
Matchups Boas
Karma Sett - A lista de Karma não consegue lidar com a sua pressão de início de partida e com a quantidade de atributos ofensivos e defensivos que a suas unidades possuem ao longo do meio do jogo.
O grande problema é que as remoções da lista de Karma não são o suficiente para parar os avanços das suas unidades equipadas, e todas as usas estratégias são facilmente executadas.
Você conseguirá atacar com a sua Desertora dos Cavaleiros-Patrulheiros, e também facilmente descontará muita mana do seu Aniquilador de Mundos. Por isso, é difícil demais da Karma chegar até o turno 10 e até lá provavelmente você já terá ganhado a partida.
Sem contar que até mesmo o próprio Sett normalmente não consegue matar as suas unidades, pois você possui muitas ferramentas de defesa como Em Formação!. Por isso, é muito comum jogadores de Karma banirem a sua lista de Aatrox em torneios.
Jinx Ekko - Por mais que a lista de Ekko em teoria possui cartas ótimas contra o seu deck, como Areia Movediça e Areias Videntes, mesmo assim a sua lista performa muito bem contra esse deck.
Isso acontece porque o Asalonga de Petricita é imune as Areias Videntes, e as palavras-chave dos equipamentos não podem ser silenciadas pela Areia Movediça. Sem contar que maioria das suas unidades terá atributos maiores que as do deck de Ekko, e seu deck também consegue remover o Ekko sem ativar o efeito de golpear do campeão com a Briga de Peixe e Condenar.
O Aatrox também serve como um porto seguro para curar o seu Nexus, e, assim, caso você tenha tomado muita pressão durante os primeiros turnos, você rapidamente volta para partida devido ao campeão Darkin. Dificilmente a lista de Ekko apresentará grandes problemas para o seu deck e, por isso, devido à popularidade do deck de Shurima, o deck de Aatrox Vayne e Quinn foi tão utilizado no torneio Runeterra Open do dia 13/05.
Heimerdinger Jayce - Apesar da lista de Aatrox perder muito para decks de Ilhas das Sombras, devido à natureza mais Midrange do deck de Jayce, essa matchup fica favorável para a lista de Demacia. O que é bastante estranho, pois o deck de Jayce ainda leva muitas cartas perfeitas em teoria para lidar com nosso deck, como Quietus e Colheita de Almas.
Ad
Porém, a lista de Jayce precisa posicionar unidades em campo para o deck funcionar, e é nesse momento a sua lista entra e bate em todos os seguidores adversários. Heimerdinger e Jayce não conseguem lidar com o Aatrox também, pois o campeão, mesmo que seja morto, volta para a mão em forma de equipamento e você ainda conseguirá subir o nível dele em turnos futuros.
Sendo assim, sua lista de Aatrox é muito preparada para resolver a mesa de unidades pequenas que o deck de Ilhas das Sombras propõe, e, mesmo que as remoções encontrem a suas unidades, o seu final de jogo é muito mais explosivo e consistente que o do deck de Heimerdinger.
Matchups Ruins
Shen Jarvan IV - A lista de Aatrox não lida com barreiras. E as unidades do deck de Shen também serão maiores que as suas ao longo do meio do jogo.
Isso, somado a um número muito maior de truques de combate defensivos que o deck de Demacia e Ionia possui em comparação a sua lista, faz com que as partidas contra esse deck sejam difíceis. Shen Jarvan IV está em alta novamente por ser uma das poucas listas que ganha de Samira Fizz e de decks de Tristana ao mesmo tempo. E, por isso, é bastante comum encontrar esse deck tanto na fila ranqueada quanto em torneios.
É muito difícil ganhar desse deck, mas mesmo assim ainda é uma lista que perde para si mesma por "brickar" com facilidade. Então, é possível ganhar umas partidas aqui e ali, mas você precisará contar com a sorte.
Nautilus Maokai - Essa matchup é triste para qualquer lista de Midrange.
É muito difícil ganhar a tempo antes da lista de Nautilus chegar nas profundezas. Depois que muitas ferramentas de controle de início de jogo, como Vegetação Rasteira, foram adicionadas a esse deck, Demacia simplesmente parou de ganhar dessa lista em um passe de mágica.
Sem contar que o Devorador das Profundezas oblitera suas unidades e seus equipamentos, impedindo que você recicle os seus Darkin. A Vingança também é um recurso muito chato de lidar, uma vez que não temos nenhuma ferramenta para lidar com esse tipo de remoção.
Por mais que o Maokai não seja um problema direto quando o campeão está na mesa, contra a sua lista, se ele chega no nível dois, o deck de Profundezas possui muitas formas de segurar o jogo e só não morrer. E, por isso, mesmo que o Maokai não seja um grande agressor, ele sempre será alvo prioritário das suas remoções, atrasando o seu desenvolvimento agressivo.
Por isso, sempre é frustrante jogar de Vayne Aatrox contra Profundezas, pois você quase ganha, mas nunca ganha de fato.
Nasus Veigar - Ilhas das Sombras é a região que bate muito na sua lista. E todos os decks novos de Nasus, sem exceção, batem em você.
Escolhi representar a variante de Nasus com Veigar, por ser a lista de Nasus que possui a maior taxa de vitória contra Aatrox. Não tem muito segredo do porquê esse deck é forte contra o seu: todas as remoções de Ilhas das Sombras são extremamente eficazes contra suas unidades.
Ad
Você também não possui nenhuma ferramenta para lidar com o monumento Criptas de Helia, então, uma vez que ele entra em campo, já era: você não tem como parar o tanto de valor que essa carta irá gerar.
Nasus também é um campeão que foge muito do alcance das suas remoções e atributos ofensivos, e dificilmente suas unidades, mesmo que equipadas com A Harpa Darkin, conseguirão lidar com a pressão do Nasus em campo.
Dicas Rápidas, porém importantes
- O efeito de Assimilar do Aniquilador de Mundos é bastante confuso, por isso me sinto na obrigação de explicar - Unidades assimiladas são transformadas no Darkin equipado, retendo o equipamento e todo e qualquer atributo ou palavra-chave da unidade.
Ou seja, se você assimilar um Valor + A Harpa Darkin, sua mesa terá um Styraatu Patrulheiro com Desafiador, equipando uma A Harpa Darkin. Palavras-chave negativas como Efêmero ou Não pode atacar ou Bloquear não são assimiladas. Qualquer buff nos pontos de vida ou ataque da unidade assimilada também passam para o Darkin transformado. Então, se o seu Valor estiver +1/+1, seu Styraatu também virá com esse buff. Campeões não podem ser assimilados.
- É possível atacar 3x durante um turno abusando da mecânica de Patrulheiro com esse deck. Se você atacar com todas as suas unidades, e depois propor um ataque com uma unidade Patrulheira sozinha usando as cartas Rolamento ou Cataclisma, ganhará um símbolo de ataque adicional, permitindo que você ataque uma terceira vez no seu turno.
- Caso você suspeite que o seu Aatrox será obliterado pelo seu adversário por um Hexbliterador ou um Devorador das Profundezas, equipe o seu campeão com uma arma Darkin ou um equipamento qualquer. Dessa maneira você ainda poderá Assimilar a sua A Espada Darkin em um aliado qualquer e seu Aatrox não se perderá para sempre na partida.
- Quinn é uma campeã muito situacional da lista, e até pode ser removida do deck para dar espaço para mais um Aatrox. A campeã serve de porto seguro para matchups contra listas agressivas com muitos Elusivos ou cartas pequenas, e por isso a Valor, junto de um atacante 3/5 com Patrulheiro, como a Quinn, sempre é extremamente forte contra esse tipo de estratégia.
- De longe, os melhores equipamentos são A Lança Darkin e A Harpa Darkin. Todos os outros são situacionais, mas lembre que é necessário jogar pelo menos 3 equipamentos Darkin diferentes para você poder comprar o Aatrox de graça.
- Pega Essa! é muito forte, mas ela vem com um preço bastante caro. O efeito dessa carta não conta como jogar um equipamento Darkin, e, por isso, quando você usa essa carta, não está acelerando a compra do seu Aatrox. Use o Pega Essa! com sabedoria.
- A Balista Darkin, quando assimilada, vira Naganek de Zuretta, que atualmente deve ser a melhor ferramenta de controle de Noxus, e melhor carta para lidar com a Karma do meta inteiro.
Ad
- Procure sempre jogar de forma um pouco mais reativa no início da partida, pois ter mana bancada é muito importante para o seu deck, uma vez que é possível equipar aliados usando mana de feitiço.
- Lembre-se: o Aatrox cura dois pontos de vida do seu Nexus toda vez que ele entra em campo, e golpeia. Por isso, o campeão funciona muito bem em turnos defensivos, pois em teoria você está propondo curar 4 pontos de vida caso o seu adversário queira propor um ataque.
- Seguidores Darkin, quando golpeiam, mesmo não estando equipados, ainda contam para os descontos de mana do Aniquilador de Mundos. Aliados Darkin equipados não descontam mana do Aniquilador duas vezes quando golpeiam.
Conclusão
Se você leu até aqui, agora detém todo o conhecimento dos Darkin Demacianos para destruir Runeterra!
Caso tenha curtido o conteúdo desse artigo, não se esqueça de comentar e compartilhar nas redes sociais.
Até o próximo!
— コメント0
最初にコメントする