Introdução
O Patch 4.8.0 de variedades chegou, e cartas novas para dar aquela turbinada na gameplay de todos também chegaram. Como de praxe, nesse artigo venho analisar as cartas novas do Patch novo.
Vamos para a análise! Lembrando que as minhas opiniões são todas baseadas na minha experiência de 3 anos narrando e jogando torneios de LoR. Se você concorda ou discorda, te convido a dar sua opinião nos comentários abaixo.
Ad
Durante a análise, darei notas para as cartas de ★★★★★ (cinco estrelas), até ★☆☆☆☆ (uma estrela).
★★★★★ = Carta muito forte: pode aparecer em muitos decks diferentes, e até mesmo definir o meta do jogo.
★★★★☆= Carta forte: pode aparecer com frequência em decks do meta.
★★★☆☆= Carta boa: pode complementar bem uma lista, e aparecer em arquétipos específicos.
★★☆☆☆= Carta ruim: pode performar mal em decks, e só é útil em situações muito específicas.
★☆☆☆☆= Carta péssima: essa carta não faz sentido estar presente em nenhum deck, e pode até mesmo piorar alguma lista caso seja considerada em um arquétipo.
Análise das Cartas Novas - Patch 4.8.0
Corrente Divina - ★★★★☆
Corrente Divina reafirma a identidade da região de Piltover & Zaun, trazendo uma remoção barata que pode ser flexível e usada como elemento de Burn também. Uma comparação direta dessa carta é com o feitiço Giratempo, que faz basicamente o mesmo, porém com um efeito adicional de poder descartar uma carta da sua mão.
Não acredito que essa carta seja um Power Creep do Giratempo, até porque muitas vezes é até melhor descartar uma carta da sua mão do que não descartar nenhuma. Mas descartar combina muito mais em listas agressivas, e agora decks mais lentos podem se beneficiar desse efeito sem precisar ter que descartar alguma carta valiosa das mãos.
O feitiço Corrente Divina pode aparecer em listas de Seraphine com uma cópia apenas, e em outros arquétipos dinâmicos de Piltover & Zaun, como Aphelios e Viktor.
Trovoado Cristalino - ★★★★☆
Essa carta talvez seja a remoção em área que Freljord precisava. Avalanche entrou em desuso, mas esta carta traz o mesmo efeito dela em uma unidade com o subtipo Ave, que pode ser interessante. O Trovoado Cristalino abre um leque de sinergias bem interessantes com algumas cartas do Padrão, como o Sauriano Glacial, mas acredito que essa carta irá brilhar muito mesmo no formato Eterno, combando com Cronologias Simultâneas.
Creio que, para o formato Padrão, essa carta talvez possa performar como uma carta de ★★★☆☆ (três estrelas), pois os atributos dela são um pouco baixos demais, e as sinergias não são tão boas em comparação as do Eterno.
Invocação das Marés - ★★☆☆☆
Essa carta é interessante, mas o seu real potencial é apenas explorado com os Barril de Pólvoras. Outras cartas que aumentam o dano de feitiços, como Malucãnica e Tybaulk, até melhoram muito o efeito de Invocação das Marés, mas mesmo assim não acho que sejam o suficiente para deixar a Invocação boa.
Essa carta combina bastante com os Barris, e até pode fazer sentido em algum deck Midrange de Águas de Sentina, mas acredito que o arquétipo da Illaoi pouco se beneficiará dessa carta, e listas de Nami não conseguirão fazer um bom uso dessa carta também. Existem coisas muito melhores no jogo, como Metal Pesado.
Ad
Espectreva Proliferante - ★★☆☆☆
De longe, essa carta foi a mais difícil de avaliar, pois, historicamente, esse tipo de efeito de dar globalmente atributos para cartas específicas nunca foi muito consistente, e só foi forte com aranhas. O que me vendeu essa carta, foi que ela custa 1 de mana, ou seja, você pode ter uma unidade gigantesca por apenas 1 de custo, eventualmente.
Porém, ainda é sombrio demais o deck que ela pode aparecer, e acredito que será mais fácil fazer ela funcionar no Eterno.
Salão de Banquetes Carmesim - ★★★★☆
Essa carta é muito interessante: reduzir custo de unidades é um efeito extremamente forte no Runeterra. Ela comba bastante com o Swain, e até mesmo pode ser uma ferramenta de combo em listas que gostam de eliminar as próprias unidades. Mas, a verdadeira força dessa lista está no Eterno, junto da mudança do Vladimir, pois essa carta habilita novamente o arquétipo inteiro dos Carmesim e pode ser até mesmo uma carta que instigará muito a criação e a exploração de combos novos dentro de Noxus.
Estou animado para jogar com esse monumento, já que Noxus sempre foi muito carente de ter o seu monumento de assinatura depois dos nerfs no Conservatório Floricorvus, e essa carta pode ser a nova cara da região no formato Eterno.
Senhor Catatreco - ★★★★★
Essa carta conserta bastante a curva de listas de Norra, e consegue dar uma temperada ainda mais apimentada em arquétipos de Teemo. Poder embaralhar cogumelos e portais da Norra é um efeito forte demais para uma unidade barata demais. O Senhor Catatreco é uma ameaça constante na mesa, e pode ser uma carta extremamente popular no jogo nos próximos dias. Talvez essa carta sozinha reafirme a estadia de Quietus novamente nos decks do meta.
Essa carta com certeza joga muito bem em listas de Norra e deck de cogumelo de Teemo.
Chamado Cósmico - ★★★★☆
É impossível não comparar essa carta com o Contemple o Infinito, mas não se engane, pois Chamado Cósmico não é uma carta power creep do Contemple o Infinito. Apesar de serem bastante iguais, o Chamado Cósmico tem um foco nítido em ser útil apenas para gerar valor de fim de jogo, diferente do Contemple o Infinito, que é mais flexível e pode ser útil para situações de início de partida também.
Sabendo disso, ainda acho que o Chamado Cósmico é bem melhor, por ser uma carta com a qual facilmente conseguimos criar listas, e ela facilita demais uma condição de vitória de Targon evocando grandes unidades finalizadoras. Talvez o segundo efeito de redução de custo das unidades celestiais seja um pouco lento demais, mas não impede que a carta seja jogada em alto nível apenas pelo seu primeiro efeito.
Ad
Airis - ★★★☆☆
Essa carta é um suporte forte para o arquétipo de Evelynn, que foi extensivamente nerfado nos últimos Patches. Essa carta combina bastante com listas de Evelynn Kai’Sa, mas lembre-se que são campeãs que foram nerfadas recentemente, então essa carta pode não performar tão bem, apesar de eu particularmente achar ela ótima.
Fora de decks de Evelynn, não consigo ver um uso para a Airis.
Balen, O Benevolente - ★★★★☆
O arquétipo de Galio Udyr ainda é uma das melhores opções para lidar com listas de Controle e Midrange. O Balen chega carregando um custo de mana que não é competido por muitas unidades desse arquétipo, e também traz consigo um efeito muito forte que facilita demais a vida desse deck. Com certeza essa carta trabalha apenas em decks de Galio, mas acredito que ela é forte o suficiente para botar de volta esse arquétipo inteiro no radar competitivo.
Vale da Imitação - ★★★★☆
Essa carta reafirma a identidade de Shurima como a região da transformação. Essa carta traz um efeito muito forte e contínuo, que deixa obsoleta a unidade Metamorfos Curiosos. Creio que a função dessa carta é literalmente a mesma dos Metamorfos em listas de Nidalee, porém melhor. Não há nada muito além disso; possivelmente num futuro próximo possa ser descoberto algum outro combo ou interação com essa carta, mas até lá ela com certeza cai como uma luva em decks de Nidalee.
Conclusão
Se você leu até aqui, você agora tem a análise completa das cartas novas do Patch 4.8.0.
Não se esqueça de comentar e compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— コメント0
最初にコメントする