Introdução
Atualmente, Azir Irelia é o deck mais popular da fila ranqueada eterno, com quase 8% de aparição (numero relativamente alto). Essa lista é extremamente problemática e muito opressora, e quem está chegando agora ou voltando para o jogo já deve ter se deparado com a força imparável que desse deck.
Para evitar que jogadores novos ou que estão retornando ao jogo agora em 2025 fiquem frustrados, resolvi trazer algumas listas que servem de alternativa para você nunca mais perder para Azir Irelia.
Ad
Vamos às estratégias!
Shyvana Ancião Dragões Clássico
Esse clássico do arquétipo de Dragões é uma das estratégias mais fortes contra Azir Irelia. Unidades com fúria são ótimas contra as Lâminas da Irelia, pois você recupera seus atributos de vida durante o bloqueio.
Essa palavra-chave força o jogador de Azir Irelia a atrasar o jogo dele no início da partida, e só poder atacar com os buffs de ataque de seus monumentos ou do Azir nível 2 ativos. Isso dá tempo o suficiente para você jogar cartas como a Shyvana e acumular recursos na mesa o suficiente para competir com a agressividade do seu adversário.
Morgana também ajuda a curar o nexus e o Pioneiro Erudito destrói os monumentos do seu oponente. Em resumo, todas as cartes dessa lista são próprias para bater de frente contra jogadores de Azir Irelia.
Algumas cartas em destaque aqui que não faziam parte do arquétipo original, mas foram adicionadas para melhorar ainda mais a matchup são Determinação Guardiã e Pupila de Durand. Essas duas cartas concedem robusto para suas unidades, outra palavra-chave que responde muito bem à agressividade das unidades do Azir Irelia.
Ziggs Poppy Clássico
Uma estratégia ótima para ganhar de Azir Irelia é ser mais rápido que ele.
Ziggs Poppy é uma das listas que consegue fazer isso desde o primeiro turno - o deck consegue o tempo todo posicionar unidades fortes com ótimos atributos de ataque e vida. Jogando dessa forma, você põe o jogador de Azir Irelia numa posição que o força a jogar de maneira defensiva, fazendo com que ele eventualmente tenha que bloquear o seu ataque, perdendo unidades-chave como a Irelia ou o Azir.
O Azir Irelia também é muito vulnerável a dano direto contra o nexus, e como a lista de Ziggs é recheada de burns, esse dano sempre encaixa sem nenhum tipo de resposta por parte do seu oponente.
Annie Jhin Clássico
Ambas as listas funcionam de maneira parecida - os dois decks preparam um turno extremamente forte para acabar com o jogo. A diferença é que o Azir Irelia prepara ataques com força mediana, em vários turnos, um seguido do outro. Já Annie Jhin prepara um ataque letal em apenas um turno. E essa diferença é o grande motivo pelo qual a Annie tem muita vantagem nessa matchup.
Azir Irelia não consegue responder ao dano direto das habilidades das suas unidades, e não consegue responder aos seus ataques constantes. Sendo assim, o jogo sempre fica com o tempo a seu favor e você sempre leva a melhor nas trocas, por mais que você, em teoria, também não consiga responder aos ataques do seu adversário.
Suas unidades possuem muitos pontos de vida, e conseguem segurar o dano do seu adversário no início do jogo também.
Para finalizar, basta causar dano direto ao nexus com o Dizimar ou com um ataque certeiro, que não há nada que o Azir Irelia possa fazer para responder a isso.
Ad
Seraphine Ez
O arquétipo de Seraphine com Bandópolis é munido das melhores remoções de início de jogo. As cartas de Ping são excelentes para destruir os atacantes do Azir Irelia, já que todos eles sempre vão ter 1 de vida e sempre estarão no alcance de serem destruídos pelos seus feitiços.
Decks de Seraphine são um pouco difíceis de pilotar e você pode acabar perdendo para você mesmo na maioria dos jogos; por isso, é recomendado treinar essa matchup - Principalmente se você não tem afinidade com arquétipos que criam cartas de forma aleatória.
Essa matchup é ganha esgotando os recursos do jogador de Azir Irelia, até um ponto do jogo em que ele não consegue mais fazer nenhum ataque, e vence devido ao valor que suas unidades e o seu Templo Afundado geraram em campo.
O Ezreal não é necessário no início do jogo, e só entra em campo nível 2 para finalizar a partida.
Essa versão roda Buscando a Purrrfeição como condição de vitória alternativa, mas é um feitiço que não é necessário nessa matchup - você pode trocá-lo por qualquer outra carta que preferir.
TF Nilah Ibaaros
A nova lista do momento é a versão alternativa do deck de Twisted Fate e Nilah com Ibaaros como finalizador principal, ao invés do Rex Destruído.
Essa versão tem um ritmo de jogo um pouco mais acelerado e focado na compra incessante de cartas.
Também contamos com muitas cartas que conseguem destruir unidades com pouca vida, fazendo o deck ser ótimo contra o Azir Irelia. Porém, a real força dessa lista nessa matchup é da Nilah equipada com O Arpão Darkin, deixando-a virtualmente imbloqueável, enquanto ataca com 4 pontos de dano e compra muitas cartas no processo.
Twisted Fate não é tão importante nessa matchup, a não ser que ele esteja no nível 2. Por isso, não é interessante focar na subida de nível dele - você pode acabar perdendo muito tempo até conseguir evoluí-lo.
O deck de Azir Irelia não lida com monumentos, então você pode jogar o seu Templo Afundado sem medo algum, mas é uma carta com um custo muito elevado e um investimento perigoso. Dependendo de como foro inícioo da partida,às vezess jogar o Templo Afundado na curva não é uma estratégia muito interessante, pois você pode acabar entregando o jogo no processo.
Para isso não acontecer, faça um mulligan agressivo focado na Nilah e nas suas unidades de 2 de custo do deck.
Conclusão
Se você leu até aqui, muito obrigado, espero que tenha se divertido e gostado do conteúdo.
Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— 评论0
成为第一个发表评论的人