Legends of Runeterra

观点

Jax e Ornn: Primeiras Impressões dos novos Campeões de LoR

, 更新 , Comment regular icon0 comments

Os últimos campeões de Despertar estão aí: Jax e Ornn, para finalizar a primeira expansão de equipamentos cheios de benefícios para a mecânica.

Edit Article

Com o final da temporada de revelações de Despertar, temos os dois últimos campeões da leva: Jax e Ornn.

O primeiro é um novo campeão de Runeterra e o segundo é de Freljord. Os dois vieram para completar as cartas de equipamento, sendo os dois mais ligados a eles. Nesse artigo vocês conhecerão mais sobre eles e também algumas ideias de decks.

Jax, o Grão-Mestre das Armas

Image content of the Website

Originalmente chamado de Saijax Cail-Rynx Icath’um, Jax nasceu em Icathia, a mesma região de Zilean. Ele cresceu ouvindo histórias dos grandes guerreiros da região, chamados de Kohari, que lutaram contra Shurima tentando proteger o reino da expansão shurimane, mas que, ao falharem em sua missão de protegerem o Rei Mago, tiraram suas próprias vidas. Após ganharem a guerra, Shurima expôs os corpos do Rei Mago e dos Kohari para servirem de exemplo, um ato que o pai de Jax vivenciou.

Ad

Como membro de uma raça longeva, Jax viveu muitos séculos treinando como guerreiro, aprendendo todas as armas possíveis: desde armamentos icathianos até shurimanes, se tornando um dos maiores lutadores de Icathia. Até que um dia um terremoto em uma província costeira revelou um grande segredo: o Vazio. Essa revelação prometia poderes para os magos Icathianos para que pudessem desafiar Shurima e seus deuses-guerreiros Ascendidos, como Nasus e Renekton. Com essa motivação e poder, os icathianos declararam guerra contra Shurima e reestabeleceram um Mago Rei e os Kohari, com Jax como membro.

Durante a guerra que se seguiu, os magos libertaram os poderes do Vazio e trouxeram grande devastação a toda Runeterra. Icathia foi perdida para o Vazio, criaturas de lá destruíram tudo e os horrores da guerra corromperam até mesmo os Ascendidos que se tornaram Darkin depois de enlouquecerem.

Jax foi até a cratera de onde o Vazio foi invocado, com a intenção de tirar sua vida como os Kohari do passado fizeram. Mas ao invés disso, viu uma luz afastando a escuridão do Vazio. Era um bastão flamejante, uma lanterna, que mesmo caído e abandonado ainda brilhava e lutava contra o Vazio. Ele se inspirou nisso e passou a portar a “Última Chama de Icathia” como sua arma. Assim, ele abandonou seu lar temporariamente, enquanto buscava novos guerreiros para chamar de Kohari para que, quando fosse necessário, tivesse forças para lutar contra o Vazio novamente.

No League of Legends, Jax é um lutador que se baseia em ataques básicos. É especialista em se aproximar de um inimigo e se manter batendo constantemente e com força, desferindo golpes cada vez mais rápidos devido à sua passiva, Investida Implacável, que aumenta sua velocidade de ataque a cada ataque.

Ele conta com Salto Atacante para se aproximar dos inimigos de longe, Energizar que desfere um ataque mais poderoso que o normal, e Contra-Ataque, que protege o campeão de ataques básicos e dano em área e depois atordoa os oponentes ao seu redor. Por fim, seu Ultimate é Poder do Grão-Mestre, que passivamente faz um ataque a cada três causar dano extra e pode ser ativado para aumentar suas defesas.

Loading icon

Assim como no LoL, no Legends of Runeterra Jax é um campeão focado em atacar e sua simplicidade também foi mantida. A única habilidade que foi completamente transmitida para o jogo foi Contra-Ataque, que é o feitiço do campeão com o mesmo nome, Contra-Ataque de Jax, que o protege e fortalece através do efeito de Forje, que garante +1/+1 para o campeão ou para seu equipamento.

Suas outras habilidades vieram de maneira menos literal através do seu incentivo para ataques constantes para se aproveitar de Ataque Rápido, representando sua passiva, e sua Ultimate representada na sua habilidade de segundo nível de aumentar de poder e defesa através de aliados equipados.

Além de suas habilidades, ele também recebeu sua arma: A Chama de Icathia, que é a responsável por suas palavras-chave e mesmo se o campeão for abatido, ele pode passar sua arma em diante. Apesar de todo seu kit, sua Origem: O Grão-Mestre das Armas não contém nenhuma passiva adicional além de permitir adicionar qualquer carta Mestre de Armas no seu deck.

Ad

Loading icon

Além do campeão, temos também as suas outras cartas: os Mestres de Armas. Eles são os primeiros seguidores multirregião que não são de Bandópolis, abrindo possibilidades futuras para o jogo. Todos os seguidores utilizam da mecânica de Improvisar, que concede equipamentos de uma lista predefinida.

Destaques importantes para Pescadora Ioniana que tem o custo mais baixo então talvez ofereça mais possibilidades e Pastor Errante que pode dar um buff para unidades de custo baixo como Zoe, Norra, Teemo e Idealizador de Sagas.

Os feitiços também oferecem muito potencial, com Pega Essa! e Isca Fascinante com grande custo benefício e também Partilha para proteger os equipamentos das remoções que veremos sendo usadas.

Onde Jax deverá jogar?

Jax parece que vai ser um dos grandes responsáveis pelas cartas de equipamento verem jogo. Por ser um campeão de Runeterra, ele permite a utilização de cartas de diversas regiões diferentes, todas também focadas em equipamentos. Por isso, cartas como Escolha Decisiva e Ressurreição Negligente terão seus benefícios ativados imediatamente quando ele for invocado.

Ele deve ser jogado em decks midrange, talvez até um pouco mais agressivos, com potencial de ser um bom finalizador, mas como seu maior benefício é sua arma, ele pode passar esse potencial para qualquer outra carta de ataque alto que queira Sobrepujar.

Pode ver jogo em decks com Kayn, já que as cartas que mais aproveitam os efeitos de equipamento são justamente as cartas Cultistas. Mas também tem potencial com Master Yi justamente por ativar Escolha Decisiva e oferecer sobrepujar para Ionia, além de ter ótimos feitiços baratos.

Uma boa possibilidade, usando cartas já existentes, deve ser Akshan que se aproveita dos alvejamentos em aliados que os equipamentos permitem. Por fim, para o terror de todos, veremos decks tentando usar A Árvore de Bandópolis com os seguidores de Jax, já que eles contemplam todas as 10 regiões.

Jax parece que será um campeão muito impactante para o jogo. Ele em si talvez não veja tanto jogo, mas seu conjunto habilitará muitas opções para criação de decks. Além disso, uma unidade 3/2 com ataque rápido é sempre forte até porque, mesmo se removido, ele ainda poderá conceder Ataque Rápido para outras unidades por 1 de mana através de seu equipamento. Com certeza Jax verá jogo.

Ornn, O Fogo Sob a Montanha

Image content of the Website

O semideus Ornn é conhecido em Freljord por ser o deus da forja, o responsável pelo artesanato, sendo o primogênito dos irmãos semideuses e ajudou a criar a própria terra de Freljord. Ele também é o mais recluso de seus irmãos, preferindo se ausentar do mundo para fazer suas criações em sua forja conhecida como Pedra-Lar.

Mesmo assim, um grupo de artesãos, decididos a melhorarem suas técnicas constantemente buscavam a sabedoria de Ornn e iam atrás dele em busca de melhora. Eles foram conhecidos como Sangue de Fornalha. Ornn não interagia muito com eles, mas todos sabiam que no fundo ele admirava o desejo de produzirem e de melhorarem suas técnicas.

Ad

Porém, há milênios, Ornn e seu irmão Volibear tiveram uma briga no alto da montanha. Volibear acreditava que Freljord deveria voltar ao seu lado selvagem, enquanto Ornn discordava. A briga se transformou em uma tempestade de fogo e raios que destruiu completamente Pedra-Lar e matou todos os Sangue de Fornalha. Depois disso, Ornn se exilou completamente. Porém, com o mundo se transformando novamente, Ornn está começando a reaparecer nas histórias e lendas.

Em League of Legends, Ornn é um tank que utiliza de debuffs nos oponentes para ajudar seus aliados a terem combates mais fáceis. Como mestre da forja, ele tem duas passivas: Forja Viva, que permite que ele crie seus próprios itens ao invés de ir na loja, e Artesão-Mestre, que permite seus aliados melhorarem itens além do habitual para o jogo.

Suas outras habilidades são Ruptura Vulcânica, que abre uma rachadura no chão que danifica e desacelera inimigos e de cria um pilar de terra, Sopro de Fole em que ele avança cuspindo fogo fragilizando os oponentes e Investida Magmática, que permite um avanço súbito arremessa inimigos para cima caso ele colida com algum obstáculo. Por fim, sua Ultimate é Chamado do Deus da Forja, em que ele invoca um grande elemental de fogo para atacar e arremessar inimigos para cima.

Loading icon

O Ornn de Legends of Runeterra foi mais fiel à lore dele do que à sua jogabilidade. Ele é realmente o deus da forja, com seu foco em Forjar seus aliados e seus equipamentos, fazendo um equipamento absolutamente poderoso para que possa ser copiado por ele ao ser jogado.

Já em campo, ele permite que esse equipamento cresça muito mais já que quando ataca ele forja mais e mais. No segundo nível, ele faz seus grandes atributos valerem a pena criando uma grande unidade com Sobrepujar. As únicas habilidades do LoL que foram conservadas foram Sopro de Fole, como feitiço de nome parecido Fôlego do Fole que danifica inimigos e aliados enquanto Forja um dos aliados e Chamado do Deus da Forja, que virou sua habilidade de nível 2.

Onde Ornn deverá jogar?

Ornn, como campeão de custo alto, deve ver jogo em decks mais voltados para um jogo longo, mas ainda mantendo estilo midrange. Especialmente pelo fato de que pode criar enorme valor ao duplicar um equipamento poderoso que foi forjado ao longo do jogo. Ele deve jogar em decks parecidos com o pacote Pantheon e Destinados, mas dessa vez em Freljord. Seu foco será criar uma grande unidade que Ornn possa replicar ao ser jogado.

Loading icon

As cartas auxiliares de Ornn oferecem maneiras diferentes de Forjar, mas não oferecem muitas opções de equipamentos, o que talvez limite as possibilidades do campeão. Dentre as cartas, o único equipamento é Porrete de Osso, mas também tem Cozinheiro de Combate que pode criar um equipamento improvisado.

As outras cartas são feitas para Forjar, contando com Ferreira Aprendiz que deve funcionar muito bem com os improvisadores e também com Artesã Aprimorada que permite uma forja futura. A melhor carta para longo prazo deve ser Forja de Ornn que fornece melhorias todo turno.

Ad

Loading icon

Regiões que combinarão com ele serão as que tem bons equipamentos, já que Freljord só possui Porrete de Osso. Noxus deve ser uma boa inclusão já que possui Martelos Gloriosos e A Balista Darkin. Os Martelos oferecem exatamente o que a combinação quer: unir grandes atributos a uma palavra-chave que oferece finalização: Sobrepujar.

A região também tem ataques extras através de Desafiadora Destruída e Katarina. Outra opção interessante pode ser Targon com as cartas de Destinado, já que Forja de Ornn permite ativar o efeito todo turno, além de que Selado em Aço permite que você reaproveite uma unidade que vai ser eliminada. A combinação também permite o uso de Partilha para proteger equipamentos de remoções.

Da nova expansão, Ornn deve combinar muito bem com Jax. A dupla permite acesso fácil a vários equipamentos com potencial, como Peixada e Rastelo Renovado, além da A Chama de Icathia de Jax. O potencial de curvar Ferreira Aprendiz com Jax também é bem poderoso, trazendo o campeão como um 4/3.

Outra possibilidade interessante é Master Yi que, com a Forja de Ornn consegue feitiços baratos e constantes para ativar o Fluxo, que além disso ainda aumentam o dano do campeão para que ele consiga subir de nível.

Ornn parece ser um campeão divertido, funcionando de maneira parecida com Taliyah duplicando um investimento passado e com Illaoi, já que você investirá em uma grande unidade. Pode ser que ele acabe sofrendo se seu equipamento não for bem protegido, então caso Ilha das Sobras esteja forte talvez ele não veja muito jogo.

Infelizmente, parece que será o caso. Ainda assim, parece divertido de se tentar e deve valer o investimento, já que Illaoi conseguiu brilhar por duas temporadas.

Conclusão

Com todos os campeões revelados agora, é só aguardar pela expansão que chega dia 31. Temos 5 campeões que parecem bem investidos em funcionarem bem entre si e um novo tipo de carta para testarmos. Caso queira ver sobre os outros três, confira aquilink outside website!

Você já tem algum deck que queira testar? Conta pra gente.

Uma coisa importante para se lembrar é de que Despertar é só o início da Saga dos Darkin. Teremos novas expansões com essa temática, então se você está esperando para ver Aatrox, Varus e talvez até mesmo Xoolani como campeã, só precisa esperar até as próximas revelações.