Legends of Runeterra

观点

LoR: Onde Estão os Campeões de Runeterra

, Comment regular icon0 comments

Nesse artigo, investigaremos onde os campeões Runeterra estão localizados no mapa. Usaremos algumas informações do próprio jogo, e das wikis, para supor onde estão os 11 campeões que são suas próprias regiões!

Edit Article

Introdução

Os campeões Runeterra são aqueles que não são representados por nenhuma das 10 regiões do LoR, e ao invés disso representam suas próprias regiões devido aos seus efeitos de Origem.

Esses campeões não são atrelados a uma região específica, ou não são de nenhuma região do jogo - ou até mesmo são de várias regiões ao mesmo tempo.

De qualquer maneira, como cada um deles pertence ao universo de Runeterra, eles precisam estar localizados em algum lugar no mapa do jogo. Nesse artigo, resolvi brincar um pouco e separei todos os 11 campeões de Runeterra, apontando onde eles supostamente podem estar no mapa do universo de Runeterra.

Ad

Usei informações que as cartas do Runeterra nos dão e fatos que encontrei nas wikis dos LoL e do LoR para tentar adivinhar onde estes campeões estão localizados. Foi mais complicado do que achei que seria, então vamos ver os resultados das minhas suposições!

Jax

Image content of the Website

Image content of the Website

Nestas duas artes, vemos o Jax em escombros de batalha após um confronto em Icathia. Vemos criaturas do Vazio e bandeiras roxas, das mesmas cores das vestimentas do próprio Jax e da Miragem Icathiana, o que nos leva a crer que são bandeiras Icathianas. Depois de uma pesquisa, descobri que Icathia também é representada pelo amarelo no próprio Runeterra no Fragmento de Violência.

Icathia, segundo a wiki do LoL, era uma cidade vassala em uma península ao extremo sul de Shurima. Ou seja, podemos considerar que Jax está, na verdade, em território Shurimane.

Mas, como Icathia foi destruída pelo Vazio, atualmente essa região não é controlada por ninguém, e é um grande terreno baldio. Por isso, prefiro dizer que o Jax está em Icathia ao invés de Shurima, porque esse lugar já não está mais sob domínio Shurimane. Na imagem a seguir, o círculo vermelho indica uma aproximação de aonde o Jax pode estar nas suas artes.

Image content of the Website

A descrição dos seguidores do Jax clarifica que este campeão também perambulou por Runeterra inteira para recrutar eles para o seu bando. Mas o Jax não aparece no fundo de nenhuma carta dos Mestres de Armas.

Neeko

Image content of the Website

Image content of the Website

A arte da Neeko nível 1 a mostra em um ninho de Felpudinhos Ferozes em Ixtal. Felpudinhos Ferozes é uma carta que causa bastante confusão por ser de Bandópolis, mesmo estando claramente em uma floresta Ixtalense. Ao longo desse artigo, vou explicar o que acontece com Bandópolis com um pouco mais de profundidade.

Podemos falar que eles estão em Ixtal, pois, na arte desta carta, eles enfrentam exploradores Piltovenses iguais aos do pacote de cartas da Nidalee, que também é de Ixtal.

No Legends of Runeterra, Ixtal não é uma região própria, e faz parte de Shurima. Mas todos sabemos que no LoL isso não acontece, e temos campeões próprios dessa região, como a Qiyana, o Rengar, a Zyra e a Nidalee. Porém, no LoR, como temos um limite de 10 regiões, alguns campeões de lá foram realocados para outros lugares, e suas histórias foram levemente alteradas para se adequar à sua suposta região nova. O caso mais extremo disso é o Malphite, que é um campeão de Ixtal na wiki oficial do LoL, mas no LoR é de Targon.

Ad

A Neeko segue em Ixtal na sua arte nível 2, confrontando os exploradores Piltovenses. No círculo vermelho abaixo, vemos uma estimativa da onde a Neeko pode estar nas suas artes.

Image content of the Website

Evelynn

Image content of the Website

Image content of the Website

Evelynn, na sua versão nível 1, está em Targon, seduzindo a Sacerdotisa Lunari.

Porém, esta campeã realmente faz um tour por Runeterra durante a sua animação quando sobe de nível, e vai para algum beco em Piltover ou Zaun. Digo isso porque Piltover e Zaun são os únicos lugares que possuem energia elétrica no universo de Runeterra - e por sua vez, são os únicos lugares com letreiros em neon.

Image content of the Website

Porém, o local do seu nível 2 foi um pouco difícil de entender, e ainda não é 100% certo para mim. Minha dedução, após estudar um pouco as suas cartas de apoio, é que o local da Evelynn nível 2 pode ser as Ilhas das Sombras. Ou pelo menos uma ilha perto de lá.

Digo isso porque, na sua arte, vemos uma mesa roxa ou rosa com velas, que é a mesma temática que vemos nas cartas Vora e Sultur, o que significa que elas, possivelmente, estão no mesmo lugar. Adicionalmente, a descrição do Sultur diz: “Cuidado com as pessoas que sorriem nessas ilhas assombradas…”.

Podemos associar as Ilhas das Sombras ao lugar onde a Evelynn está porque a própria região do Sultur e da Vora também é Ilhas das Sombras.

De qualquer maneira, é um pouco estranho falar que ela de fato está nesse local porque a identidade visual de Ilhas das Sombras não parece nem um pouco com o que nos é apresentado na carta da Evelynn. Por isso é possível que, na verdade, ela esteja em alguma ilha de Águas de Sentina, e as “ilhas assombradas” da descrição do Sultur, na verdade, são alguma ilha do arquipélago de Águas de Sentina.

Deixe nos comentários a sua especulação sobre onde a Evelynn está no seu nível 2!

Circulei no mapa os locais em vermelho que a Evelynn passa no seu nível 1 e quando sobe de nível, e circulei um lugar estimado em verde de onde ela pode estar no seu nível 2.

Image content of the Website

Outro fator que nos leva a crer que ela realmente está nas Ilhas das Sombras é que seu feitiço, Espinho de Ódio, também é de lá. E nessa carta vemos esta campeã adentrando um salão com uma temática levemente roxa, igual ao seu nível 2.

Podemos dizer também que essa tal luz roxa vem dos próprios demônios e da própria Evelynn, e deixa o local inteiro com essa cor, mas, na verdade, a sua cor original não seria nada parecido com isso - o que pode reforçar a ideia de que ela está nas Ilhas das Sombras, mesmo que esta arte não mostre nenhum indicador visual de que realmente ela está lá.

Ad

E, por último, para reforçar a ideia que ela está em um arquipélago Sentinense, temos a arte do Steem, que mostra um salão em Águas de Sentina que pode ser o lugar no qual a Evelynn e seus demônios vão na arte nível 2 desta campeã. Não há muito o que dizer sobre a arte do Steem, além de que ele segura um cálice de vinho parecido com os que temos na arte da Evelynn nível 2.

Além de todas essas teorias, temos uma terceira teoria. Mas é uma teoria um pouco mais fraca que as outras, já que assume que o lugar que ela está na sua arte nível 2 é Demacia, devido à Fascinação. Também temos algumas histórias fora do LoR que mencionam que a Evelynn matou os pais da Vayne, e algumas interações entre estas duas campeãs no LoR confirmam que a Evelynn provavelmente já esteve em solo demaciano.

Bardo

Image content of the Website

Image content of the Website

Na arte nível 1 do Bardo, o vemos rodeado de portais, mostrando vários locais de Runeterra ao mesmo tempo. Atrás deste campeão, vemos uma árvore com folhas rosas, que pode ser de Ionia ou Bandópolis, e é muito parecida com a árvore na arte do Maduli, Guarda do Portão.

Bandópolis, no Runeterra, aparenta ser uma realidade paralela às próprias regiões do jogo. Ou seja, se você entra em um portal para Bandópolis em Ionia, você vai para Ionia, porém na sua versão paralela em Bandópolis. Isso parece acontecer com todos os campeões dessa região nas suas artes. Isso até está bastante claro na arte clássica do Fizz, se a compararmos com a sua skin padrão de Bandópolis.

Por isso, é provável que este campeão esteja em Bandópolis, porém na versão Ioniana, saindo do mesmo lugar que o Maduli, Guarda do Portão, uma carta de Bandópolis, está. Complicado né? Por isso voltaremos ao Felpudinhos Ferozes, uma carta de Bandópolis que não está na sua região.

Essa carta é bastante confusa, pois eles até podem ser criaturas mágicas de Bandópolis, mas de fato não estão em Bandópolis na sua arte, devido aos exploradores Piltovenses no canto inferior desta carta. Então, podemos dizer que essa carta representa apenas a origem dos Felpudinhos Ferozes e não necessariamente a região na qual eles se encontram no momento.

De qualquer maneira, o Bardo, na sua versão nível 2, está claramente em Targon, devido as fortes semelhanças da sua arte com a arte do Vórtice Místico, que é uma de suas cartas de apoio.

Circulado no mapa abaixo, temos uma estimativa de aonde o Bardo está nas suas artes. Usei amarelo para mostrar onde este campeão está em Runeterra, mas na sua versão em Bandópolis.

Image content of the Website

Jhin

Image content of the Website

Image content of the Website

Ad

O Jhin está claramente em Ionia nas suas artes de nível 1 e nível 2. Até sabemos o nome da cidade Ioniana na qual ele está, devido a sua descrição: - “Prelúdio: Estamos na cidade de Qayanvi…”.

Qayanvi é uma cidade portuária de Ionia dominada pelos Noxianos. Nas cartas de apoio do Jhin, o vemos contando a história do seu trabalho recuperando 4 artefatos roubados: o artefato Kashuri do Desertor da Legião, a arma Kashuri do Lorde Jubalarga, um equipamento controlador de mentes do Cinzento em Cativeiro e um presente dourado da A Contrarregra, todos em Qayanvi.

Não sabemos ao certo aonde está Qayanvi no mapa, mas podemos circular em vermelho uma área de Ionia controlada por Noxus que com certeza deve incluir esta cidade.

Image content of the Website

Ryze e Aatrox

Image content of the Website

Image content of the Website

Image content of the Website

Image content of the Website

O Ryze está em Shurima no seu nível 1 e 2. Porém, é mais difícil dizer em qual lugar de Shurima ele está especificamente.

Na descrição deste campeão, está claro que os Darkins que assolaram o lugar que o Ryze está são o Aatrox e a Xolaani, A Tecelã de Sangue, já que vemos o Ryze no canto inferior da arte do Aatrox nível 2. Ou seja, eles estão no mesmo lugar.

Como veremos mais a seguir, a história dos Darkins contada no LoR não é exatamente canônica, e é mais uma simulação do que aconteceria caso alguns eventos acontecessem de fato no universo do jogo. Então, não necessariamente o que acontece nas artes desses dois campeões realmente aconteceu.

Podemos supor que ambos estes campeões estão em qualquer lugar de Shurima, pois a batalha entre Aatrox e a Xolaani devasta a região quase que por completo. Podemos supor também que os Darkin provavelmente começaram a lutar em um lugar perto de Icathia, já que vemos criaturas do Vazio presas em uma parede destruída atrás do Aatrox na sua arte nível 1. E eles também acabam a luta provavelmente perto de Targon, já que esta é a região de Xolaani, A Ruína dos Aspectos.

O Ryze provavelmente encontrou estes dois Darkin em algum lugar de Shurima no meio da batalha, mas realmente é impossível saber com precisão aonde, pois o Aatrox e a Xolaani percorrem quase o continente inteiro lutando.

No mapa abaixo marcamos em vermelho o caminho que o Ryze, o Aatrox e a Xolaani provavelmente percorreram nas suas artes.

Image content of the Website

Varus

Image content of the Website

Ad

Image content of the Website

O Varus, na sua arte nível 1, está em Piltover ou Zaun, pois o fundo é quase idêntico ao fundo do Cultista Ambicioso, que é de Piltover & Zaun.

Nas artes dos seguidores do Varus, vemos este campeão recrutando Cultistas para ajudar ele a derrotar a Xolaani. Cultista do Vale de Gelo, Cultista Buhru, Cultista Lunari e Cultista Ambicioso são a tropa de arqueiros do Varus. Vemos todos estes seguidores na arte do Varus nível 2 emboscando a Xolaani provavelmente em Shurima perto de Icathia novamente, pois vemos alguns elementos no canto inferior esquerdo da arte deste campeão que lembram o Vazio.

Image content of the Website

Kayn

Image content of the Website

Image content of the Website

Image content of the Website

Image content of the Website

O Kayn está em Ionia no templo Wuju do Master Yi em ambas as suas artes, de nível 1 e nível 2, tanto na forma Rhaast Final Level quanto na forma O Assassino das Sombras Final Level e na sua versão 0 de custo antes da transformação. O Kayn é o melhor exemplo de um campeão que nos mostra, através de suas artes, acontecimentos que não são canônicos. Digo isso, pois temos o universo no qual o Kayn vira um Darkin, e outro que ele vira o Assassino das Sombras, que não podem existir ao mesmo tempo.

Caso o Kayn vire Rhaast Final Level, ele derrota todos os pupilos do Master Yi e domina As Carniceiras Darkin, botando um fim, sem querer, na devastação de Runeterra. Ou seja, tudo que acontece nas artes do Aatrox, Ryze, Xolaani e Kayle não poderia acontecer de fato, pois a Xolaani precisa dominar o Rhaast Final Level para isso acontecer.

Porém, caso o Kayn derrote o Rhaast Final Level e se transforme no O Assassino das Sombras Final Level, isso forçaria a Jun, A prodígio, durante a batalha, a pegar as As Carniceiras Darkin, se transformando na Xolaani - e, consequentemente, dando início a tudo apresentado para nós nas artes de Aatrox, Kayle e Ryze.

Então, praticamente, o destino de Runeterra está nas mãos do Kayn e do Rhaast Final Level, e o Darkin precisa ganhar e matar a Jun para salvar o mundo.

Muitos membros da comunidade acreditam que a parte canônica dessa história é o Kayn virar o Assassino das Sombras. Se não, não teríamos tantas cartas e campeões que mencionam a Xolaani. Qual a sua opinião? Os acontecimentos no templo Wuju foram canônicos ou não?

De qualquer maneira, o templo Wuju é extremamente fácil de achar no mapa. Marquei-o em vermelho na imagem abaixo.

Ad

Image content of the Website

O Rei Poro

Image content of the Website

Image content of the Website

O Rei Poro não passa de um brinquedo da Ingvar, A Jovem que ganha vida quando sobe de nível. Ou, pelo menos, é isso que a Ingvar pensa que aconteceu, pois não temos confirmação nenhuma que O Rei Poro de fato existe e não é puramente fruto da imaginação dela.

Na arte da Lagartuagem Quimtec, vemos a Ingvar tentando chegar a um castelo imaginário. Para isso, ela resolve desenhar um cavalo com muitas pernas, que acaba ficando um pouco verde, e assim dá origem ao Lagartuagem Quimtec. Nessa mesma carta, vemos todos os brinquedos de pelúcia desta menina - entre eles temos O Rei Poro, Vigia das Tribos, Grinzo, O Príncipe Dragão e um Yeti misterioso, o que nos leva a crer que todas essas cartas são frutos da imaginação de Ingvar.

Na descrição do Contos Fantásticos, uma carta do conjunto Primordial, temos uma fala da Ingvar mencionando o Bjerg Balbuciador como seu tio, e o Bjerg provavelmente conta várias e várias histórias para ela sobre os Yetis.

Os Yetis sempre foram um mistério no universo do LoR, e por muito tempo não tínhamos certeza se eles existiam, pois poderia ser tudo na imaginação do Bjerg. Mas, no conjunto Andamundos, lançaram o Yeti Acorrentado, de Noxus, o que prova que de fato esses seres existem mesmo.

Será que então todos os seres que a Ingvar imagina são verdadeiros? Ou será que tudo que ela desenha vira realidade, e esta menina é uma maga que cria constructos da sua imaginação? Isso não temos como saber.

Mas sabemos onde o Bjerg mora em Freljord. Vamos supor que ele more no norte de Freljord, perto dos vilarejos Avarosianos, já que eles parecem estar próximos aos Yetis também, conforme o Armadilheiro Avarosiano. Como a Ingvar é sobrinha do Bjerg, é provável que eles morem no mesmo lugar.

Marquei o local aproximado onde a Ingvar pode estar no mapa abaixo em vermelho.

Image content of the Website

Dragão Ancião

Image content of the Website

Image content of the Website

Nas cartas do Dragão Ancião, vemos soldados demacianos armando uma campanha para derrotar esta fera. Volix, Aliado dos Dragões junto do Alatis, O Imponente, lideram um grupo de soldados demacianos para tentar derrotar o Dragão Ancião.

Supomos que essa campanha aconteça no covil do Dragão Ancião, e que esse lugar seja em Demacia, já que as cartas de apoio do Dragão Ancião também são de Demacia. Mas, depois de uma pesquisa profunda, eu concluí que, na verdade, o covil do Dragão Ancião provavelmente é em Freljord.

Ad

Podemos chegar a essa conclusão por vários motivos. O primeiro é que Uwendale é descrita no mapa como uma cidade frequentemente invadida por Wyverns. Na mitologia do Runeterra, Dragões e Wyverns se misturam um pouco e acabam sendo, na maioria das vezes, a mesma coisa.

Sabendo disso, próximo a Uwendale temos um vale em formato de cratera no mapa. Vemos algo parecido com essa formação de cratera no mapa que o próprio Volix, em Aliado dos Dragões, parece estar mexendo. Como esse território é em Freljord, podemos concluir que o Dragão Ancião está em Freljord, próximo à cidade demaciana de Uwendale.

Marquei no mapa um “X” azul-claro onde está Uwendale, e circulei em vermelho o covil do Dragão Ancião.

Image content of the Website

Conclusão

Image content of the Website

Se você leu até aqui, espero que tenha se divertido com essa brincadeira de tentar adivinhar onde estão os campeões de Runeterra, assim como eu me diverti.

Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!