Legends of Runeterra

Opinion

Dess & Ada: História, Curiosidades e Deck Tech

, Comment regular icon0 comments

Dess & Ada começaram a aparecer em um deck controle que vem se popularizando no meta atual de Legends of Runeterra. Neste artigo você conhecerá a história das personagens e aprenderá a pilotar o deck!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Elise e Vi, acompanhadas por Corinalink outside website, dominaram o metagame de Legends of Runeterralink outside website até o deck sofrer nerfs e sumir. Agora as duas encontraram novas amigas: Dess & Ada.

A nova versão do deck é bastante promissora e pode se consagrar no meta novamente. Mas quem são Dess e Ada? Conheça agora!

História de Dess e Ada

Os Sentinelas da Luz vivem em Runeterra há décadas lutando contra o mal e as ameaças sombrias decorrentes da Ruína. Eles foram responsáveis por combater Viego, que obstinado em trazer de volta o grande amor de sua vida, Isolde, quase destruiu o mundo que conhecemos levando dor, escuridão e sofrimento por onde passava.

Ad

Senna, única Sentinela da Luz que voltou dos mortoslink outside website e adquiriu conhecimentos e poderes únicos para combater Viego, atua como comandante de todos os outros Sentinelas, que estão espalhados pelas regiões de Runeterra.

As Sentinelas da Luz responsáveis por proteger Piltover e Zaun são Dess e Ada. As duas apareceram originalmente no evento Ascenção dos Sentinelas, de League of Legendslink outside website, onde ajudaram Senna e os outros a entrarem em Zaun, que estava com suas entradas bloqueadas.

Dess e Ada
Dess e Ada

Acabaram enfrentando Vex, que derrotou as duas e as levou para Viego, que transformou elas em novas adições para seu exército de seguidores destruídos.

Dess e Ada Destruídas
Dess e Ada Destruídas

Após o final do evento e a derrota de Viego, Dess e Ada não foram mais vistas, contudo, foi revelado que todos aqueles que foram corrompidos voltaram ao normal, então podemos supor que elas voltaram para Piltover e Zaun e seguiram mantendo a paz por lá.

Curiosidades sobre Dess e Ada

Na arte da carta de Senna, no nível 2, há Ada, porém com o cabelo rosa. Isso gerou confusão na comunidade, pois quem tem o cabelo rosa é Dess. Dess, inclusive não aparece nesta cena, o que levou algumas pessoas a teorizarem que Dess não voltou ao normal após ser corrompida e acabou morrendo, deixando Ada sozinha, que pintou seu cabelo em homenagem à sua parceira.

Ada na arte da carta da Senna no nível 2
Ada na arte da carta da Senna no nível 2

Já na arte da carta Sentinela Buhru, Dess e Ada aparecem juntas e com as cores de seus cabelos certas. Então será que foi um erro de coloração na carta da Senna?

Dess e Ada na arte da carta do Sentinela Buhru
Dess e Ada na arte da carta do Sentinela Buhru

Interpretando as interações de Dess e Ada, fica subentendido que as duas são um casal, contudo, como ainda não há confirmação por parte da Riot, não podemos afirmar que elas são, de fato, personagens LGBTQIA+.

Como dito anteriormente, Dess e Ada apareceram primeiramente no evento Ascenção dos Sentinelas, em League of Legends, para depois serem introduzidas em Legends of Runeterra, na expansão Além do Bandobosque. Essa é a primeira vez que seguidores do LoR são apresentados primeiramente em um evento do LoL. Além de Dess e Ada, as cartas Sentinela Buhru e Vigilante das Ilhas também foram introduzidas no evento.

Deck Tech

Loading icon

Dess & Ada atuam como uma ferramenta para limpar o board do adversário e encaminhar o jogo para o final, com um ataque aberto. Até a rodada 8, que é quando a carta cai em campo, há diversas cartas para colocar pressão e controlar o jogo.

Loading icon

Sentinela Prodígio, Elise e Sentinela Buhru são excelentes drops 1, 2 e 3. Por possuírem a palavra-chave assustador, dificilmente haverão blockers suficientes para impedir seus ataques. Isso, somado ao fato de ambos os Sentinelas crescerem em poder e vida ao verem uma unidade ser eliminada com feitiços, que têm de sobra no seu deck, transformam seus ataques poderosíssimos.

Ad

Loading icon

Vi é outra condição de vitória. Mantê-la na sua mão inicial, para que ela cresça o suficiente para subir de nível rápido e impor ainda mais pressão ao oponente, é uma ótima estratégia.

Comandante Ledros, que desce depois de Dess & Ada, é também uma forma de vencer jogos. O famoso combo Ledros + Atrocidade ainda segue forte e letal e quase sempre pega os inimigos de surpresa.

Loading icon

Por fim, o deck possui curas e remoções para dar e vender. A Caixa, Banquete Cruel, Disparo Místico, Aperto dos Mortos-Vivos, Raio Termogênico... Enfim, a lista é extensa. Até duas cópias de Pós-choque o deck leva! Esta carta, além de causar dano, remove monumentos, que é uma ótima ferramenta para lidar com decks que usam A Árvore de Bandópolis.

Finalizando

E aí, gostaram de conhecer Dess e Ada? Já jogaram com o deck que eu trouxe? Me contem nos comentários! Ah, e não esqueçam de deixar suas sugestões de seguidores e campeões para eu trazer aqui em futuros artigos!

Falando nisso, no próximo, vamos viajar para o Monte Targon e descobrir as mudanças que ele traz em quem faz essa jornada até lá. Já sabem qual é o seguidor que estou falando? Aposto que sim. Até breve!