Top 5 Lineups para o Primeiro Runeterra Open da Expansão Viagem do Destino: Avante
Introdução
O primeiro Runterra Open da Expansão Viagem do Destino: Avante está chegando, e como de praxe venho aqui trazer as top 5 melhores lineups para o torneio.
Lembrando que todo este conteúdo é baseado na minha experiência de 3 anos jogando e narrando torneios de Runeterra. Sinta-se à vontade para misturar os decks e também criar a sua própria lineup.
Ad
Metagame do Primeiro Open de Viagem do Destino: Avante
Com a chegada dos campeões novos, o meta parece ter já se estabelecido, pelo menos na fila ranqueada. Agora, em torneios, já é outra história.
Minha primeira recomendação é: Não leve ao pé da letra o meta da fila ranqueada, mas leve em consideração os decks populares de lá. Como o Open é um torneio aberto a todo público e sem restrição de elo, não são todos os jogadores que possuem acesso a conteúdo competitivo, ou jogam torneios com frequência. Por isso, é comum que os decks que apareçam lá sejam os que aparecem mais na fila ranqueada. Mas só por essas listas serem populares, não quer dizer que elas são as melhores escolhas para você.
Vejamos a 5 melhores lineups que eu recomendo para você levar ao Open, separadas em estilos de jogos diferentes.
Lineup Mais Popular
Janna Nilah - Apesar de o arquétipo de Janna ter sido pareado com a Samira no início da temporada, agora que o tempo passou, todos adotaram a Nilah como principal campeã de auxílio ao pacote da Janna.
Essa lista ajudou muitos jogadores a alcançarem o mestre nessa temporada, e por isso é seguro dizer que é um deck que já conquistou apreço da maioria dos jogadores.
Outro fator que faz essa lista estar explodindo em popularidade é ela estar sempre no topo dos rankings de taxa de jogos no site, com uma taxa de vitória altíssima. Sendo assim, é muito fácil de encontrar esse deck, pois só ao abrir os sites de estatísticas ele já vai aparecer.
Jarvan IV Gnar - O arquétipo de Vigia das Tribos é um dos mais populares do jogo inteiro, e até é considerado por muitos como um deck quebrado. É provável que essa lista, ou pelo menos o arquétipo de Vigia das Tribos, seja a grande temática desse Open, e essas listas serão as mais populares.
São muito fáceis de pilotar, e por isso muitos jogadores irão atrás deste arquétipo, pois preferem esse estilo de jogo, já que você não precisa se desgastar pensando nas suas ações.
A parte chata é que, como é um deck que pode ser montado de 100 maneiras diferentes, as partidas espelhadas serão normalmente definidas por qual lista está melhor preparada para lidar com o Vigia do outro. Cláusura Gélida e Ventos Rigorosos são cartas tech premium para quem se prepara para jogar mirrors de Vigia.
Pyke Rek’Sai - Esse deck é o mais popular do LoR inteiro. Essa lista era literalmente a única na fila ranqueada do formato Padrão quando estávamos passando pela temporada competitiva do Eterno.
Os jogadores que não participam da bolha competitiva, mas que jogam o Open, muito provavelmente vão estar jogando com esse deck - então se prepare para essa lista.
Pyke Rek'Sai também tem boas matchups contra muitos decks Midrange de Volibear, além de outros decks mais lentos que não aguentam tanta pressão de jogo. É mais um motivo para jogadores a levarem para o torneio.
Ad
Lineup Agressiva
Kennen Annie Samira - Esse deck está destruindo fila ranqueada com o seu combo super consistente de Incêndio. Essa lista consegue praticamente dar cheque-mate em qualquer deck caso compre as cartas certas, pois basta jogar 6 vezes a carta Incêndio que ganhamos a partida.
Como grande parte das listas populares não interagem bem com a mesa do seu oponente, e também não se curam, é seguro dizer que essa estratégia é bastante forte para levar para o torneio.
A parte ruim desse deck, é que, por estar no topo dos rankings de taxa de vitória, é possível que alguns jogadores se preparem para jogar contra ele. Mas se for para apostar, eu diria que é mais fácil apenas banir essa lista, pois não existe muita garantia de vencer contra esse arquétipo, mesmo que você cozinhe um deck preparado para lidar com ele.
Por isso ponho o deck de Incêndio aqui no top 5: é um bom alvo de bans para esse Open.
Nidalee - O arquétipo de Transformar está finalmente fechado, e melhor do que nunca. Depois de muito tempo da campeã já estar no jogo, ela finalmente está tendo bastante carinho, aparecendo em muitos sites de estatísticas lá no topo dos rankings.
Esse deck ganha jogos facilmente caso você tenha a curva perfeita, e estamos em um meta em que seu oponente provavelmente não tem interações com a sua mesa de forma fácil. É quase garantido que você irá conseguir efetuar os seus combos com muita facilidade.
Outro fator muito importante é Shurima atualmente estar num momento muito bom competitivamente como região de suporte, que propõe cartas como Ritual de Negação e outros feitiços defensivos que são perfeitos para você driblar adversidades ao longo do caminho.
Jarvan IV Illaoi - Caso procure uma lista agressiva, mas que também tenha recursos de controle, esse deck é perfeito para você. Esse arquétipo se baseia na premissa de ter sempre a maior unidade em campo, desde os primeiros turnos, e dessa unidade propor pressão de jogo todos os turnos.
Jarvan IV está atualmente muito bem posicionado competitivamente, por ser um campeão que propõe uma interação com a mesa do oponente sem você precisar perder tempo invocando o campeão. A palavra-chave Barreira também é um recurso premium nesse meta.
Esse deck consegue controlar muito bem o ritmo de jogo do inimigo, e possui boas matchups contra grande maioria dos adversários do meta que levam Vigia das Tribos. Isso tudo além de carregar a região de Demacia, que é a melhor do Padrão em termos de adaptabilidade contra tudo do meta, devido a cartas como Caçador de Magos Novato e da mecânica de Silenciamento.
Lineup de Controle
Senna Nasus - É possível que esse deck seja a melhor lista atualmente para subir de elo na fila ranqueada. Com tantos jogadores apostando em decks de Vigia das Tribos, é muito comum você cair contra essas listas, e essas matchups são muito boas para Senna Nasus.
Ad
Na verdade, chega a ser quase injusto o quão favorável esse confronto é para o arquétipo de Nasus. Outro grande fator que faz esse deck ser extremamente forte é a presença de Ritual de Negação, ótima para jogar bem contra outros Controles.
Nasus, apesar de ter passado por muitos nerfs, continua no topo do ecossistema competitivo. Como muitos jogadores não apostam em campeões nerfados, essa lista acaba não aparecendo tanto assim nas métricas dos sites, apesar de ser extremamente forte.
Heimerdinger Jayce - A lista de Jayce não sai nunca do meta, e mais uma vez pode dominar o Open. Esse deck é recheado de jogadas fortes de início, meio e final de jogo, com a adição de ter no seu arsenal ferramentas de controle, e opções agressivas também.
Classifico esse deck como uma lista de Midrange, mas como o meta está bastante focado em decks Midrange, essa lista se portará como um deck responsivo no torneio.
Sabendo disso, altere o deck da forma que quiser para poder se adequar aos padrões da competição. Quem sabe um Escuridão Perfurante a mais, e um Pico de Produção a menos, até pode fazer a diferença contra alguns decks.
“Targon Ilhas” Chamado Cósmico - Essa lista sem campeões é simplesmente um grande apanhado de remoções, curas e muito valor. Literalmente tudo que você precisa para fazer qualquer deck do meta não jogar está nesse deck.
Essa lista entra naquele escopo de decks que só perde para si mesmo, ou seja, muitas vezes, qualquer pequeno deslize que você mesmo cometa custa a partida inteira. Então tenha cuidado e treine bastante para não perder partidas ganhas.
Lineup Antimeta
Vayne Aatrox - Por incrível que pareça, esse deck está performando muito bem contra o meta atual, e se encontra muito bem posicionado para lidar com a quantidade astronômica de listas de Janna que vão aparecer no torneio.
Outro fato interessante é que, por ser uma lista de Demacia, você pode, se quiser, levar todo e qualquer tipo de recurso anti-jogo, como Caçador de Magos Novato - uma vez que agora o Em Formação! é o único feitiço com menos de 3 de custo no deck.
Essa lista consegue se curar muito também por causa do Aatrox, que pode surpreender muito nesse Open, e com certeza quase ninguém vai se preparar para jogar contra esse deck.
Jax Ornn - É um deck muito dinâmico, rápido, com diversas ferramentas de controle que são muito fortes, tanto contra listas de Janna quanto decks de Vigia das Tribos.
Por ser um deck antigo, muitos jogadores antigos já possuem muita afinidade com a lista, então levá-lo pode ser uma boa aposta feita por jogadores mais antigos do jogo.
Congelamentos estão bastante em alta devido a muitas listas, incluindo decks de Janna, estarem finalizando muitos jogos propondo ataques fortes com unidades grandes.
Ad
Pantheon Akshan - Esta lista também entra no escopo de listas que só perdem para elas mesmas.
Esse deck é muito consistente no meta atual, devido às listas mais populares interagirem muito pouco com a mesa do oponente, e também serem muito frágeis para remoções.
Pantheon consegue fugir de muitas remoções, por causa do pacote defensivo inteiro desse deck ser preparado para lidar com qualquer adversidade. O problema é a consistência interna, pois você precisa subir o nível dos seus campeões para ganhar os jogos. Se você não fizer isso, dificilmente ganhará as partidas, e é por isso que esta lista muitas vezes perde para si mesma.
Lineup para os Aventureiros
Nautilus Maokai - Decks Controle podem estar em alta nesse Open, e uma lista que consegue vencer tanto confrontos contra Midrange, quanto contra Controle, é Profundezas.
Esse deck tem um problema, que é: suas remoções e interações com a mesa do oponente são limitadas demais, e não é sempre que você consegue controlar o deck adversário.
Apesar dos confrontos contra outras listas Controle serem quase que garantidas para você, alguns decks de Burn podem acabar com a sua felicidade. Se quiser se aventurar, e achar que o torneio estará recheado de listas Controle, Profundezas é para você.
Zombie Ashe - Essa lista é o cúmulo das interações que estão fortes no meta atual. Temos remoções pesadas, Congelamento e combos de finalização extremamente fortes para o final de jogo.
Esse arquétipo não é muito popular, mas é muito bom contra decks de Vigia. Essa lista também é um pouco difícil de pilotar no início para quem não está muito acostumado com o arquétipo.
Minha recomendação é: não se apegue muito a sua campeã Ashe, pois ela é bastante descartável, apesar de ser sua finalizadora. Você terá ela disponível de qualquer forma, sempre, através de O Tormento.
Ekko Janna - O arquétipo de Ekko foi presenteado com muitas cartas boas que combinam com a lista, após a chegada do pacote de cartas da Janna.
Inclusive, a Jinx, antiga campeã que fazia par com o Ekko, já estava a muito tempo querendo sair do arquétipo. Muitos jogadores estavam até mesmo optando por jogar de mono Ekko para dar mais consistência ao deck.
Esse deck não possui muitos jogos ainda para podermos ter uma métrica interessante para o Open. Mas é seguro dizer que sempre que essa lista aparece no competitivo, ela domina muito - ainda mais porque Shurima pode entrar muito como região coringa para esse torneio, devido a Ritual de Negação.
Conclusão
Se você leu até aqui, agora está preparado para o primeiro Runeterra Open da expansão Viagem do Destino: Avante.
Não se esqueça de comentar e compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
Ad
— Kommentare0
Sei der erste der kommentiert