Introdução
Após muito tempo sem escrever guias de decks, eu retornei com uma das listas mais interessantes dos últimos tempos, Dragão Ancião com Akshan - um deck que foca em abusar das Dádivas Dracônicas.
Um dos meus trabalhos como jogador profissional de LoR é acompanhar o cenário competitivo (por mais obscuro que ele ande ultimamente), e uma das listas que se tornou moda é esse deck de Dragão Ancião.
Todos sabemos que esse campeão é um dos melhores quando o assunto é montar listas devido a sua origem, e agora, que estamos focando na fila ranqueada do Eterno, temos todas as cartas disponíveis para criarmos as listas mais malucas possíveis com este campeão.
Ad
Analisaremos a fundo esse deck tão interessante, além de lhe dar várias dicas de como jogar com ele.
Dragão Ancião & Akshan - O Melhor das Dádivas Dracônicas
Durante a preparação para a terceira semana do torneio de equipes “Aegis FVB League”, eu e minha equipe, a Lotus Be Humble, nos deparamos com uma lista de Dragão Ancião e Akshan que tinha uma taxa de vitória excelente na fila ranqueada do Eterno.
Esse deck foca em abusar da mecânica das Dádivas Dracônicas, que alveja suas unidades aliadas. Assim, esta lista tem várias cartas que interagem quando você alveja unidades aliadas:
Golpe de Arpéu, que só podemos usar em aliados que foram alvejados no turno;
Árbitro do Pico, que reduz o seu custo em 1 toda vez que você alveja um aliado;
Palácio do Senhor da Guerra de Akshan, que reduz sua contagem toda vez que alvejamos um aliado também.
Essa lista é uma releitura dos arquétipos de Akshan, que sempre montamos usando um estilo de “deckbuilding” que chamamos de “good cards”, no qual literalmente só colocamos cartas boas na lista que interagem com o nosso campeão. Essa versão com Dragão Ancião é um deck “good cards”, também, já que literalmente estamos usando as melhores cartas que interagem melhor com as Dádivas Dracônicas.
Um destaque muito importante nessa lista é o Yeti Ancestral, que, se estiver na sua mão inicial, custará 4 de mana no turno 4, já ativará uma Dádiva Dracônica, e ativará subsequentemente o resto das interações que citamos quando mencionamos o Árbitro do Pico e o Palácio do Senhor da Guerra.
Outro destaque é a Capitã Arrika, que é uma das melhores cartas do Eterno. Ela ganha partidas por si só porque existem pouquíssimos decks que conseguem lidar com sua mecânica de Capturar. E pouquíssimos decks que levam Negação estão vendo jogo no momento.
Estratégia Principal
Sua estratégia principal será procurar pelo Akshan com a mecânica de Prever, para assim jogar o Palácio do Senhor da Guerra em campo o mais rápido possível, o que te ajudará a “reciclar” seu deck. Caso você consiga fazer isso, ao alvejar unidades aliadas uma vez atrás da outra, eventualmente você reduzirá o custo do seu Árbitro do Pico (que é o finalizador principal desta lista) e o jogará por pouquíssima mana.
O deck inteiro foca em reduzir o custo das suas cartas que ativam as Dádivas Dracônicas, pois até mesmo o Estrategista Indomável poderá custar menos mana - 6 - se você ativar Reputação.
Ele também será um dos finalizadores principais do seu deck, já que te ajuda a manter a pressão da mesa com seu efeito de Mobilizar.
Outra carta muito importante é o Baccai Esquecido, que é o grande regulador desta lista e vai te ajudar a comprar o Akshan e outras cartas que precisar durante a partida.
E, por último, mas não menos importante, temos a Lâmina Pendular, a grande engrenagem deste deck, já que te ajuda a acelerar tanto o Palacio do Senhor da Guerra quanto o Árbitro do Pico.
Ad
Estratégia de Mulligan
Nossa estratégia de mulligan é extremamente fácil: basta você procurar o Akshan na sua mão inicial, sempre. Caso já o tenha, priorize também algum equipamento, ou Pedra Esculpida.
Abaixo, observe um exemplo de “mão perfeita”:
Errante de Vekaura vai te gerar um Palácio do Senhor da Guerra caso você não compre um Akshan na mão inicial. E Caçadora de Tesouros vai te ajudar a bloquear unidades do seu oponente no início de jogo, caso você não tenha um Baccai Esquecido.
Apesar de termos uma Sivir no deck, ela não é uma das estrelas dele. Ela é apenas uma carta forte para você jogar em algumas matchups contra decks de Controle, devido ao seu Escudo de Feitiço. Se você estiver contra Piltover & Zaun, ou Ionia, considere manter uma cópia dela na sua mão inicial para jogá-la na curva. Caso o contrário, priorize as outras cartas citadas acima.
Matchups
Infelizmente, como esse deck é extremamente novo, e popular apenas entre jogadores competitivos, não temos quase nenhum dado dele em sites de estatísticas. Contudo, por experiência própria, você terá muita vantagem contra todo tipo de deck Midrange, além de listas de controle em geral.
Contra decks de Aggro, como Annie Jhin, e decks de Jinx, você provavelmente não conseguirá fazer nada, já que a sua lista não montará uma mesa extensa de bloqueadores no início do jogo, e também não tem elementos de cura (além da Dádiva Dracônica do Dragão do Oceano).
Dicas Rápidas, Porém Importantes
- As Carniceiras Darkin são uma das cartas mais importantes no final do jogo, quando você tem poucos recursos. A Xolaani ativa as Dádivas Dracônicas, e também precisa alvejar um aliado e abatê-lo para entrar em campo. Ou seja, ela, sozinha, reduz o custo do Palácio do Senhor da Guerra e do Árbitro do Pico duas vezes.
- A Dádiva Dracônica que cura seus aliados e Nexus em 2 de vida não alveja seus aliados ou seu Nexus, e não desconta suas cartas.
- Um dos segredos dessa lista é saber qual tesouro dos monumentos do Akshan usar na hora certa. Apesar do tesouro que compra cartas sempre ser o mais útil, analise bem se os outros não são melhores para finalizar o jogo.
- Normalmente, nesses tipos de decks, o Dragão Ancião não é um finalizador, mas ele sobe de nível surpreendentemente rápido, devido aos atributos de ataque altos dos nossos seguidores. Assim, de vez em quando, considere usá-lo como uma condição de vitória alternativa.
- Se você estiver enfrentando muitos decks Aggro, considere levar uma cópia de Areias do Tempo para parar os ataques inimigos. Essa carta é muito forte contra listas de Azir e Irelia, um dos decks mais populares do Eterno.
- Use o seu Nexus como recurso. Isso significa que você às vezes deve tomar um pouco de dano, sem jogar nada no seu turno, para acumular mana o suficiente e no próximo jogar Golpe de Arpéu com suas unidades.
Ad
- A melhor jogada sempre é acelerar a contagem do seu monumento. Se você puder acelerar a contagem dos seus monumentos, faça isso - o seu deck não consegue comprar cartas sem ser por meio deles.
- Sivir deve ser o alvo das suas Descoberta de Sorte sempre que possível. Ela distribui as suas palavras-chave para a mesa inteira quando sobe de nível.
- Contra decks de Nilah Twisted Fate, mantenha o Obtentor Armado na sua mão inicial para ele te gerar o feitiço que destrói monumentos.
- Tente sempre escolher as Dádivas que dão Assustador ou Impacto para suas unidades de Sobrepujar. Caso você precise, escolha a Dádiva de Desafiador para o seu Yeti Ancestral caso o jogue no turno 4, para travar o seu oponente. E, sempre que possível, escolha a Dádiva de Robusto para a sua Capitã Arrika, para ela se tornar ainda mais resiliente.
Conclusão
Se você leu até aqui, muito obrigado! Espero que tenha se divertido.
Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— Comments0
Be the first to comment