Legends of Runeterra

Opinion

Kai'sa, Gwen e Evelynn: Primeiras Impressões

, updated , Comment regular icon1 comments

Com a nova expansão Forças do Além, teremos três novas campeãs chegando: Kai'sa, Gwen e Evelynn. Elas trazem novas mecânicas e palavras-chaves para o jogo e oferecem grande potencial para novos decks.

Edit Article

A expansão Forças do Além será lançada com três campeãs novas chegando para o Legends of Runeterra: Kai’sa, Gwen e Evelynn. As três trazem mecânicas e palavras-chaves novas para o jogo. As campeãs são respectivamente de Shurima, Ilhas das Sombras e Runeterra.

Kai’sa, A Filha do Vazio

Image content of the Website

Kai’sa era uma garota qualquer, de uma pequena aldeia de Shurima, até que um dia o Vazio surgiu sob sua cidade. Ele engoliu a cidade inteira, incluindo ela. Quando acordou, ela se viu no Vazio, perdida. Outras pessoas haviam sobrevivido também, mas em pouco tempo todos foram devorados pela escuridão.

Ad

Sozinha, ela tentou lutar contra os seres do lugar, mas um deles se agarrou nela como uma segunda pele. Com o tempo, Kai'sa começou a se adaptar a isso, usando-a como escudo e como arma. Os dias de sobrevivência se tornavam anos e a sua nova pele se tornou parte integral dela. Assim, ela se tornou uma caçadora do Vazio, dedicada a proteger Runeterra desse outro mundo.

No League of Legends, Kai’sa é uma atiradora. Ela tem sua passiva Segunda Pele, que permite que evolua suas habilidades e melhora seus ataques. Além disso, ela conta com Chuva Icathiana para causar dano a múltiplos inimigos, Exploradora do Vazio que lança um míssil de longo alcance e Sobrecarga, que aumenta sua velocidade ou garante invisibilidade e aumenta seu poder. Seu ultimate, Instinto Assassino, permite que ela se teletransporte até um inimigo que ela tenha marcado.

Loading icon

Em Legends of Runeterra, Kai’sa teve suas habilidades um pouco simplificadas e adequadas para a região onde está. Segunda Pele permite que Kai’sa copiei as palavras-chave de aliados, o que entra em combinação com a nova palavra-chave Evolução, que garante +2/+2 para os aliados que têm essa habilidade quando você tiver visto 6 outras palavras-chave em aliados.

Ela também conta com Chuva Icathiana para causar dano. Sobrecarga e Exploradora do Vazio vieram como feitiços, o primeiro sendo o feitiço da campeã, e como Shurima não combina com Elusivo, optaram por dar Escudo de Feitiços com ele. Exploradora do Vazio, assim como no LoL, causa mais dano após a evolução.

A campeã combina com palavras-chave, então ela funciona de maneiras diferentes com cada região que estiver. Demacia pode fornecer Patrulheiro, Fúria ou Desafiador, que são combinações interessantes com o Ataque Rápido que ela possui naturalmente.

Outras possibilidades são Ionia para Elusivo ou Noxus e Freljord para Sobrepujar. Com Piltover e Targon, ela consegue muitas opções através de Viktor e Pantheon, mas sua melhor combinação talvez seja com Evelynn, que foi pensada para ser seu par.

Loading icon

As outras cartas de Kai’sa não oferecem nada muito novo. Todas se aproveitam das possibilidades que seu deck oferecer. Elas têm atributos um pouco fracos, mas todas têm o potencial de ganhar +2/+2.

Anciã Belvethiana e Detonadora do Vazio ajudam Kai’sa a subir de nível e também oferecem opções para ela. Já Arauto do Enxame e Aberração do Vazio compensam seu desenvolvimento ao longo do jogo oferendo finalizadores. Porém, eles talvez não vejam muito jogo além de decks com a campeã. Um grande destaque também é o feitiço Sobrecarga, que combina com grandes finalizadores que podem usar Shurima, como Lee Sin, Viego e Nasus.

Das três campeãs, Kai’sa deve ser a mais fraca. Ela é muito dependente do deck então talvez demore para ver decks fortes sendo construídos. Mas não deve ser fraca demais para nunca ver jogo, então se você é fã da campeã, pode ficar tranquilo!

Ad

Gwen, A Costureira Encantada

Image content of the Website

Gwen foi criada por Isolde, antes de conhecer Viego. No passado, Isolde era apenas uma costureira simples que fez uma boneca para lhe fazer companhia. Elas passavam os dias juntas com a boneca inerte sendo manipulada por Isolde para fingir costurar e depois comiam juntas.

Mas durante um longo período de tempo, Gwen ficou no escuro, guardada e substituída por Viego. Até que quase mil anos depois ela se viu em uma praia, mas dessa vez era uma pessoa real e não mais só uma boneca. Um fragmento da alma de Isolde havia dado vida a ela, porém isso também fez com que ela virasse alvo da Névoa Negra de Viego. Felizmente, a alma de Isolde equipou Gwen com uma habilidade também: a Névoa Sagrada, da época em que as Ilhas das Sombras eram as Ilhas Abençoadas. A névoa permitiu que ela usasse as ferramentas de sua criadora: agulha, linha e tesoura, como armas que purificam a escuridão que Viego criou. Com essa nova forma de lutar, Gwen partiu para explorar e proteger Runeterra.

No League of Legends, Gwen é uma lutadora que usa sua passiva Mil Retalhos para melhorar seus ataques, causando dano extra e se curando. Ela também conta com Corte e Recorte na qual usa sua tesoura múltiplas vezes em uma direção, Avanço Afiado que permite que ela avance uma curta distância e Ponto-Cruz, seu ultimate que arremessa diversas agulhas. Por fim, ela consegue se proteger usando sua Névoa Sagrada para impedir que seja alvo de certos efeitos.

Loading icon

Em Legends of Runeterra, tivemos uma adaptação de suas habilidades. A proteção da Névoa Sagrada não combina com a região de Ilha das Sombras, então não foi aceita como parte de seu kit. Mil Retalhos entrou como o efeito de Sagrado, permitindo o aumento de ataque dos seus atacantes, mas também entrou com parte da habilidade Corte e Recorte! que drena do Nexus inimigo. Ponto-Cruz e Avanço Afiado não vieram para o kit nesse jogo.

Gwen deve combinar muito bem com regiões como Demacia ou Noxus que permitem diversos ataques através de cartas como Égide de Ouro, Cataclisma e Desafiadora Destruída, que reaproveitam os buffs de Sagrado. Mas ela também funciona bem com decks que querem uma ou duas unidades com ataques elevados, com Sobrepujar ou Elusivo, então Ionia também pode ser uma combinação.

Um campeão que deve funcionar será Viego, para aproveitar o ataque aumentado de Sagrado que está na mesma região que ela, permitindo flexibilidade na escolha da segunda.

Loading icon

A campeã também veio acompanhada de outras cartas. Todas funcionam bem com a campeã, mas algumas acrescentam muito para outros arquétipos.

Anfitrião Animado é uma boa carta de 1 de mana para qualquer deck que use Ilha das Sombras. Conduza a Banda deve ser usada em decks de efêmeros e que querem invocar muitas unidades, como Hecarim Lucian ou Hecarim com Ionia. Amante Espectral deve funcionar com tentem ir para o lado controle e Eternas Dançarinas deve ver alguns combos interessantes.

Ad

Gwen possui jogadas interessantes e um potencial para participar de decks controle e midrange. Deve ter potencial ao longo da temporada, mas talvez não seja poderosa demais, apenas na medida certa para ver jogo.

Evelynn, O Abraço da Agonia

Image content of the Website

Evelynn é um dos muitos demônios existentes em Runeterra. Ela se alimenta do sofrimento das pessoas. Quando surgiu, não tinha uma forma exata e mal tinha consciência. Mas, com as Guerras Rúnicas, um grande evento de destruição que aconteceu no mundo, ela começou a vibrar de alegria e começou a evoluir.

Quando as guerras acabaram, ela teve que se adaptar ao novo mundo e começou a tentar ganhar uma forma física que pudesse atrair os humanos. Quando desenvolveu sua forma feminina, ela começou a ir à caça. Atraía humanos para um fim torturante para saciar sua fome, mas nunca foi o suficiente e ela sempre buscou mais.

Em League of Legends ela é uma assassina. Sua passiva é Sombra Demoníaca, que garante uma invisibilidade para que ela se aproxime dos oponentes. Suas habilidades são Espinho de Ódio, que causa dano em uma linha várias vezes, Fascinação que encanta uma vítima e aumenta o dano que ele recebe e Chicotada, que faz ela avançar sobre um inimigo.

Seu ultimate, Última Carícia, causa muito dano a alvos enfraquecidos e recua a campeã de volta para a segurança, geralmente após eliminar um oponente.

Loading icon

Para o Legends of Runeterra, Evelynn perdeu muito de sua identidade como campeã. Seu foco ficou puramente na sua história em que ela absorve suas vítimas, mas cria as próprias vítimas através da mecânica de Origem Abraço da Agonia e seus seguidores. Suas habilidades que foram transportadas entre os jogos foram Última Carícia como feitiço de campeão, fazendo o mesmo efeito de proteger e golpear, Espinho de Ódio que combina com as Carcaças fazendo o mesmo efeito de dano e Fascinação que cria uma Carcaça, como se já tivesse sido encantada.

Evelynn é uma campeã de Runeterra, então ela conta como uma região. Ela é bem independente, utilizando seu pacote para criar Carcaças e abatê-las. Sua interação com palavras-chave faz ela ser uma boa dupla com Kai’sa.

Outra possibilidade é jogar com Lucian para aproveitar as mortes de aliados. Fique atento que o auto abate das Carcaças não funciona com Kindred nem com Nasus.

Loading icon

Todas as outras cartas de Evelynn criam Carcaças e a maioria funciona muito bem com ela, mas também em alguns outros decks. Dominação pode ser usada em qualquer deck que use muitos aliados de 1 de dano, como Azirelia ou decks aggro. Sultur é a unidade mais básica e funciona bem em qualquer deck de abate por seu custo benefício, talvez o mesmo valha para Vora. As outras cartas não devem ver tanto uso fora de decks da campeã, exceto caso tente uma combinação de Steem com Aberração do Vazio.

Ad

Evelynn baseia seu poder na distribuição de palavras-chave e atributos extras. Pelo histórico do jogo, essa é uma excelente condição de vitória. Apesar de ser a campeã mais sem graça na sua tradução para outra mídia, ela definitivamente vai ser muito poderosa e uma ótima aquisição, especialmente no início da temporada.

Conclusão

As três campeãs virão com força para o novo meta. Kai’sa talvez menos, mas Gwen e Evelynn oferecem muito valor para decks midrange para competir com os atuais decks de Bardo.

Mas além das campeãs a expansão também trouxe muitas outras cartas para serem usadas em outros arquétipos, então veremos muitos novos decks aparecendo. Qual deles você está mais ansioso para jogar?