Legends of Runeterra

Review

LoR Review: 1ª Rotação de 2025 - Análise e Previsões

, Comment regular icon1 comments

Nesse artigo, vamos explorar a primeira rotação do ano de 2025, as melhores adições de campeão para essa nova temporada, as novas tendências do meta para os próximos meses, além de algumas previsões para o ano.

Writer image

revisado por Joey

Edit Article

Introdução

Prazer, sou eu, mais uma vez, o Total! Sou game designer, narrador e jogador profissional de Legends of Runeterra desde 2020, e, sempre que sai rotação nova, venho aqui mostrar minha análise das cartas novas do Padrão para vocês.

A primeira rotação de 2025 chegou, então vamos entender o que mudou no jogo: quais decks não estarão mais viáveis, quais ideias novas chegaram no jogo e como o meta se comportará nessa nova temporada competitiva do Padrão.

O Que Mudou

Coloquei abaixo todos os campeões que saíram e retornaram ao formato Padrão:

Ad

Image content of the Website

Estes são todos os campeões atualmente disponíveis no formato Padrão:

Loading icon

Maiores Perdas

A maioria dos campeões que foi para o Eterno não era parte do meta, ou não era parte de algum deck relevante e competitivo, porém há algumas exceções.

Como, por exemplo, a Vex, que foi uma das campeãs mais relevantes do jogo no início da última temporada do Padrão, e por bastante tempo foi uma das melhores cartas do jogo inteiro. Ela foi um “tapa-buraco” em muitas estratégias durante o final dessa temporada, e também foi uma das peças principais dos decks de Assustador com Nocturne, que ficaram no topo dos gráficos durante muito tempo.

Outro campeão que fará falta é a Jinx, que foi uma das cartas mais versáteis do jogo nos últimos meses. Ela foi protagonista de diversos decks, e muitos deles foram as melhores opções Aggro do Padrão. Sem ela, o meta se tornará um pouco mais lento, já que não teremos muitas opções de listas burn.

A Tristana também pode fazer falta, já que ela foi a carta principal do meta há um tempo, e foi protagonista de um dos diversos decks de Mordekaiser que dominaram o meta por muito tempo na última temporada.

Por fim, Poppy e o Ziggs também sairão do Padrão. Ambos são populares entre os jogadores mais novos, e, sem eles, não poderemos jogar uma das listas mais amigáveis e poderosas para quem está começando agora no Runeterra. Isso deixará o jogo consideravelmente mais lento, e provavelmente muito mais complexo também.

Incríveis Novidades

Uma das maiores promessas para essa temporada nova são Patrulheiros, com Miss Fortune e Quinn, que pode chegar com muita força e se tornar um dos melhores deck neste início de temporada. Normalmente, esse arquétipo dita o ritmo do meta, e é o primeiro “chefão” que enfrentamos na temporada.

O Akshan voltou e, como ele é um dos campeões mais versáteis do jogo inteiro, com certeza protagonizará um deck só dele, provavelmente um arquétipo novo, ou uma adaptação de algum deck antigo, porém com as cartas dessa temporada.

O Azir voltou sem a Irelia, mas ele se sai bem sozinho em qualquer meta, e é sempre extremamente relevante para o jogo por ser muito popular. Podemos jogá-lo com Renekton em uma espécie de mono Shurima. Seria uma versão alternativa e popular desse deck icônico.

Ad

A Zoe voltou e agora é uma das poucas opções Elusivas de início de jogo. Ela pode surpreender bastante com a Vi em algum deck de valor, ou algo do gênero. Além disso, já que o Aphelios foi rotacionado, Targon provavelmente sofrerá bastante essa temporada e dependerá da Zoe.

Lissandra voltou e agora pode finalmente jogar com o Trundle. O problema é que muitas cartas de ramp foram rotacionadas com o pacote do Volibear, então esse arquétipo terá que se adaptar.

Apesar da Ahri ter sido provavelmente uma das piores campeãs do jogo na última temporada do Padrão, ela voltou a ser popular na última semana da última temporada do Eterno em um deck com a Katarina. Agora, ele pode surpreender no Padrão.

Heimerdinger e Jayce voltaram. (Não vamos elaborar mais que isso para não nutrir nenhuma ideia errada na comunidade).

E, por último, temos a Norra, que é uma das campeãs mais versáteis do jogo inteiro e será a campeã mais relevante de Bandópolis. Ela pode ser a grande mártir do meta, já que trará de volta arquétipos antigos como Norra Morgana Transformar, Norra Jhin (Yasuo de Bandópolis) e até mesmo um deck de Bandópolis com Mordekaiser. Estas listas têm tudo para serem as melhores listas do jogo.

Previsões

O meta provavelmente será consideravelmente mais lento, já que não temos mais tantas opções de decks Burn ou Aggro. Porém, “Espreitadores” (com Pyke e Rek’Sai) ainda serão extremamente fortes e relevantes, principalmente nos elos mais baixos e nas mãos dos jogadores novos.

Midrange talvez seja forte, mas apenas durante as primeiras semanas. Talvez não dure nem tanto tempo assim, pois, nessa temporada, estaremos munidos de muitas cartas de controle com remoção pesada.

Heimerdinger e Jayce, Lissandra Trundle, decks de Mordekaiser de todos os tipos, Kindred, Morgana e Senna conseguem ditar tranquilamente o rumo do meta e parar qualquer estratégia Midrange que se sobressaia.

Uma boa resposta para metas Controle normalmente são listas Darkin com Kayn e Aatrox, Escudo de Feitiço, ou outros decks de Controle/combo, então tudo indica que este meta será Control, lento, e cheio de Ilhas das Sombras, Piltover & Zaun e Freljord.

Fique atento!

Em breve, vamos publicar mais artigos sobre a rotação e te mostrar decks novos que poderão se tornar tendência, as primeiras grandes listas do meta, e tudo que está acontecendo no jogo. Então, fique ligado, pois traremos muito conteúdo aqui no site.

Conclusão

Image content of the Website

Se você leu até aqui, muito obrigado, espero que tenha se divertido e gostado do conteúdo.

Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!