Introdução - O que está acontecendo?
A primeira semana da expansão Glória em Navori foi dominada pela lista de Samira e Fizz. Logo no primeiro dia, esse deck foi descoberto e já era o mais jogado de Runeterra inteira.
Por se tratar de uma lista que possui uma campeã nova e também leva Noxus, uma das regiões mais populares do jogo inteiro, era de se esperar que a popularidade subisse bastante.
Porém, agora que estamos entrando na segunda semana, parece que o desempenho dessa lista, que até mesmo já foi comparada com Fizz Twisted Fate, um dos melhores decks de todos os tempos, se encontra em decadência.
Ad
Sim, os números de taxa de vitória de Fizz Samira não estão bons. E nesse artigo vamos entender o porquê disso estar acontecendo, ao mesmo tempo que vou te ensinar a jogar direitinho com esse deck, para a sua taxa de vitória não virar estatística.
Fizz Samira - A nova identidade de Noxus
Os Desenvolvedores do LoR reimaginaram por completo a identidade de Noxus para a expansão nova pós-rotação. Antigamente, no beta, Noxus era uma região muito agressiva, e ao decorrer dos anos foi se tornando uma das melhores alternativas de suporte para arquétipos de Controle. E para não perder essa essência de Noxus ser extremamente agressivo, veio a chegada da Samira e interações com saquear para a região, o que deu origem ao arquétipo que conhecemos hoje, de Fizz Samira.
Perceba que, além de rotacionar as cartas de controle de Noxus, muitas outras ferramentas agressivas também foram rotacionadas, como grande parte das aranhas. Atualmente, não é possível mais fazer aquele deck de aranhas super barato com a região. Isso prende bastante os jogadores de Aggro a escolherem apenas um deck, e esse deck acaba sempre sendo de Samira.
Porém, diferente das listas agressivas antigas de Noxus, esse deck joga de uma maneira muito mais complexa. Na verdade, Samira e Fizz pode ser classificado como um deck combo. E essa transição de identidades talvez tenha sido um pouco problemática demais para alguns jogadores acostumados com o clássico Aggro cabeçada. Por isso a taxa de vitória dessa lista está tão baixa: as pessoas não sabem jogar de Samira.
Vamos entender o que está acontecendo, e, porque um deck tão forte, está tendo tanta dificuldade no meta.
A complexidade da Lista
Como já dito, Fizz Samira é um deck combo, sendo assim, jogar suas unidades na curva e atacar, nem sempre é a melhor estratégia.
O objetivo principal aqui é manipular o máximo possível as interações de subida de nível da campeã Samira, para ter o máximo de ações possíveis em um turno, assim atacando múltiplas vezes, ao mesmo tempo que você enche a mesa de unidades elusivas e distribui atributos de ataque e vida para elas. Bastante coisa né? Pois é, fazer tudo isso ao mesmo tempo não é fácil. Mas mesmo assim existem jogadas que são bastante intuitivas, e fáceis de entender. Como, por exemplo: jogar a Samira e conceder a palavra-chave de desafiador a campeã para eliminar uma unidade inimiga. Ou segurar um feitiço barato para você salvar o seu Fizz de uma remoção.
Porém, quando é necessário fazer uma jogada mais complexa com essa lista é que o bicho pega. Pois em nenhuma partida a forma que você chegará a conclusão da sua vitória será igual. E será necessário prática e completa compreensão de como funciona as interações da lista para você tirar 100% de aproveitamento com o deck. Mas antes de falarmos sobre essas interações, vamos dar uma olhadinha na lista.
Ad
A lista de Fizz Samira não demorou muito para fechar, e hoje é possível dizer que são poucas cartas que mudam de deck para deck.
A principal carta do deck
Inferna é a sua principal ferramenta de combo. Sem essa carta, é difícil demais manter a consistência de ações por turno com o deck. Pois, lembrando, é extremamente necessário que você jogue muitas cartas, para que a sua Samira mobilize, ou que a sua Almirante Shelly distribua atributos para a mesa. E sem a Inferna é praticamente impossível se manter com cartas suficientes para seguir jogando.
Uma das jogadas mais difíceis dessa lista, é entender em que momento você deve jogar a Inferna na mesa. Pois querendo ou não, é uma carta muito cara, e você perde um turno inteiro para desenvolver ela. Sabendo disso, é necessário reter na sua mão cartas com efeito de saquear para que no próximo turno você comece a comprar cartas, e combar com o deck.
Jogar a Inferna na mesa, é praticamente perder um turno, e dar ao seu oponente uma janela de resposta ao seu deck. Isso é um tipo de interação que jogadores de Aggro acostumados com deck de pressão, não estão acostumados. Então, fique ligado: Nem sempre a melhor jogada é jogar cartas na mesa. Muitas vezes, ao jogar de Samira Fizz, só passar o turno sem fazer nada é melhor.
Sem a Inferna em campo, você não terá gás o suficiente para acabar com a partida, porém, sem a Almirante Shelly, você provavelmente não terá dano o suficiente.
A segunda carta mais importante da lista
A Almirante Shelly é outra unidade que custa muito caro, e quando entra na mesa, entrega o turno nas mãos do seu oponente. Porém, se você consegue entender o tempo certo dessa carta de entrar em campo, você pode comemorar, pois você aumentou suas chances de vencer a partida drasticamente. Essa carta, somada a uma mão cheia de feitiços, é a receita perfeita para a vitória.
Regra número um para quem está jogando contra Samira e Fizz é: guarde suas remoções para a Inferna e Almirante Shelly.
Agora que você sabe que existem duas unidades super importantes, que devem estar presentes na mesa para você garantir a sua vitória, você entendeu um pouco da complexidade da lista. Pode ser caro demais jogar essas cartas de uma maneira segura, porém se elas ficam em campo e o turno é passado, você praticamente ganhou a partida. Sabendo disso, vamos dar uma olhada nas estratégias de Mulligan do deck, para amenizar os problemas que você terá ao longo do jogo, até a sua Inferna ou Almirante Shelly entrarem na mesa.
Estratégias de Mulligan
Esse deck segue a estratégia de Mulligan agressiva, na qual você joga todas as suas cartas fora para achar uma carta em específico do seu deck. Porém, diferente de outras listas de Mulligan agressivo, Fizz Samira procura duas cartas em específico: A Inferna e a Samira.
Ad
A campeã é o seu porto seguro para os primeiros turnos, e é ela e as suas interações que vão lhe garantir segurança até as ferramentas de finalização chegarem as suas mãos.
Todo mundo sabe o quão frustrante é tomar logo nos primeiros turnos uma Samira seguida de Manda Ver, deixando a campeã 4/4 por pouquíssima mana. Na verdade, quase nenhum deck consegue lidar com esse tipo de ameaça no turno 2. Trazer uma estratégia de Mulligan agressiva aumenta e muito as chances de você ter essas peças do combo na sua mão inicial. Vamos ver como deve ser a mão inicial perfeita jogando de Samira e Fizz.
Detalhe que Tiro Estiloso pode ser substituído pela Pirueta na mão inicial, porém a Pirueta é um pouco mais consistente contra o meta atual cheio de listas agressivas que levam Demacia.
O campeão Fizz é uma ferramenta muito importante também para a lista, pois ele serve como uma unidade constante na mesa, que todo turno ameaça ativar o efeito de saquear. E como é muito difícil de removê-lo, em matchups contra listas de controle é bastante comum você dar uma certa preferência para o campeão também na sua mão inicial.
Falando em matchups, vamos dar uma olhada como o deck se comporta atualmente no meta.
Matchups
O meta se moldou muito rápido para lidar com a sua lista de Fizz e Samira, então qualquer deck de controle hoje está utilizando a região de Piltover&Zaun como suporte. Isso se dá, pois em Piltover&Zaun existe uma carta que se chama Arranjo Cáustico, que permite o jogador a causar muito dano distribuído contra a mesa do adversário. Essa carta é o terror para arquétipos que levam cartas com poucos atributos de vida, como é o caso de Fizz e Samira. Sem contar que esse feitiço não dá alvo em unidades, ou seja, o Fizz é incapaz de cancelar o dano que será causado nele, tornando esse feitiço o seu maior counter. Toda e qualquer lista que roda Arranjo Cáustico é bastante consistente contra o seu deck.
Em geral, interações com a palavra-chave de Desafiador também são extremamente punitivas para Fizz Samira. Quem detém o poder de escolher contra quem irá batalhar, facilmente conseguirá eliminar as unidades do deck agressivo de Noxus, pois as unidades são muito pequenas e quase sempre perdem as trocas. Então, em geral, decks de Demacia que levam a campeã Vayne, ou listas de Gwen Demacia, e até mesmo decks Darkin, são extremamente consistentes contra Fizz Samira.
Em contrapartida, qualquer lista lenta de controle, ou que não proponha interações na mesa por meio de truques de combate ou que não tenha respostas para elusivos, são muito fracas contra o seu deck. Estamos falando de Karma Sett, Jayce Heimerdinger, e tudo que traz a região de Ilhas das Sombras, em geral.
Em poucas palavras, se o seu oponente tem Arranjo Cáustico, ou Desafiadores, você não terá uma boa partida, caso o contrário, você tem muitas chances de vitória.
Ad
Dicas rápidas, mas muito importantes
— Evite ao máximo combar com a Inferna antes do turno 5, pois você pode comprar uma Almirante Shelly fugaz nas mãos e essa carta pode fazer muita falta.
— Não tenha medo de jogar o Fizz, mesmo não tendo um feitiço barato nas mãos para proteger o campeão. Normalmente, os jogadores não arriscam jogar as remoções contra ele se você tiver guardado pelo menos um ponto de mana. Então, sempre guarde pelo menos um pouco de mana de feitiço para enganar os seus adversários.
— Preparar um ataque aberto com a Samira nível 2, para só depois você mobilizar, é uma ótima estratégia. Dessa maneira, você obriga o seu adversário a gastar recursos para responder o primeiro ataque. Durante o segundo ataque, ele provavelmente não vai ter nada.
— As Criaturas Coralinas são uma ótima alternativa para o seu início de jogo. Porém, substituir essa unidade logo cedo pela Samira torna o seu jogo um pouco dependente demais da Almirante Shelly, mais do que já é. Então fique ligado: se você receber muitos corais e nenhuma Samira, você precisa comprar a Almirante.
— Picaretagem é uma carta que está na lista por ser um feitiço extremamente barato, que comba com a Inferna, e ainda é súbito. Adicionalmente, a mecânica de copiar uma carta da mão do seu adversário é muito forte, pois além de você estar pegando informação de 3 cartas presentes na mão do seu adversário, você está arrecadando recursos para a sua mão também. A carta copiada pode ser de extrema importância para a conclusão da sua vitória em algumas partidas.
Conclusão
Se você leu até aqui, você foi abençoado com o poder de nunca mais perder após jogar a Inferna na mesa (Talvez só de vez em quando). E agora você também aprendeu os segredos da lista de Samira e Fizz.
Caso tenha gostado do conteúdo do artigo não se esqueça de comentar e compartilhar nas redes sociais. Até a próxima!
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar