Introdução
Com o retorno dos arquétipos de controle ao metagame, o Ryze também voltou a ser uma opção interessante, principalmente como uma resposta a decks mais lentos ou midrange, que estão fortes na fila ranqueada.
Hoje, trazemos para você 5 versões do deck de Ryze que podem ser jogadas em alto nível na ranqueada. Vou te mostrar as principais diferenças entre essas listas e explicar como jogar com cada uma das versões desse arquétipo.
Ryze - Esgotando os recursos do oponente
As listas de Ryze tem como objetivo esgotar os recursos do oponente atordoando, removendo, ou apenas impedindo que o adversário conclua o seu plano de jogo. Dessa forma, você eventualmente tem tempo o suficiente para jogar todos os seus 5 monumentos, atacar com o seu campeão e ganhar a partida.
Ad
Ryze Ionia - A Versão clássica
Essa é a versão mais clássica e conhecida do arquétipo. Esse deck consegue responder com certa facilidade ataques abertos dos seus oponentes, devido ao efeito das Garras do Dragão que se invocam sozinhas da mão em velocidade súbita. Você pode invocar também em velocidade súbita um defensor 1|1 jogando a Gambiarra.
Essas jogadas fazem com que o seu deck seja bastante consistente quando o assunto é defender o seu nexus contra decks agressivos que jogam muitas unidades cedo na partida.
A Olho do Dragão é sua principal fonte de cura e também gera um bloqueador em campo.
Ionia é a melhor região para neutralizar unidades em campo, e por isso, esse deck traz consigo literalmente todo o pacote de controle da região - incluindo cartas como Botão Florescente e até mesmo Disciplinas Gêmeas para dar mais ataque aos seus Dragonitos.
Esse deck é extremamente poderoso, mas também muito complexo de jogar. Apesar de não ter uma taxa de vitória alta na ranqueada, ele é muito utilizado em torneios, especialmente em lineups de controle.
Ryze Morgana - A versão do competitivo
Ryze é um campeão muito famoso no competitivo, porém, existem algumas matchups que ele não consegue vencer. Uma delas é a matchup de Ekko Jinx. Por isso, os jogadores agora estão usando o arquétipo do Ryze para jogar com Targon e a Morgana para ter acesso a mais atordoamentos e cartas úteis para lidar com unidades de ataque rápido.
Esse deck também é ótimo contra Draven Rumble, já que a lista é um pouco mais preparada para lidar com escudo de feitiço, o que também o torna forte contra listas de Sivir.
Essa lista conta com bastante cura, e também serve como resposta a decks de Jinx discard. O Filhote Cósmico absorve muita pressão no início da partida e pode sozinho ganhar a partida para você contra essas matchups.
Além disso, a própria Morgana é uma das melhores opções contra decks agressivos.
Fora as cartas de Targon, o deck joga igual à versão de Ionia: você esgota os recursos do seu adversário e, eventualmente, ganha o jogo com o Ryze.
Ryze Piltover - A versão “Bola de Neve”
Muitos jogadores não estão preparados para enfrentar Ryze na ranqueada e não levam remoção de monumentos em seus decks. Por isso, alguns estão optando por essa versão focada no Templo Afundado.
Uma das maiores fraquezas do deck de Ryze é sua dificuldade em comprar cartas, ficando muito dependente dos feitiços de previsão. O Templo Afundado resolve esse problema, ajudando você a formar uma bola de neve rapidamente.
O deck pode, ocasionalmente, "brickar" e depender demais do topo do deck, mas o Templo Afundado corrige isso.
Para combar com o Templo levamos algumas cartas como a Perfeccionista Prática que pode copiar os Mergulho no Passado, maximizando as suas chances de comprar várias dessas cartas durante o jogo.
Dependendo de como for a sua partida, a bola de neve é tão enorme que em poucos turnos após você jogar o Templo Afundado, você já tem todas as cartas que precisa para vencer o jogo.
Ad
Essa versão conta com algumas remoções diretas de Piltover e Zaun que são ótimas contra unidades pequenas, mas não tão boas assim contra decks midrange. Por isso, fique atento contra essas matchups.
Ryze Zilean - A versão dos clarividentes
Como falamos anteriormente, decks de Ryze dependem muito de feitiços de previsão, então essa versão trouxe todo o pacote de previsão de Shurima para o deck. Assim, você pode manipular as suas comprar a vontade e sempre ter em mãos os seus Mergulho no Passado.
A ideia dessa versão é ter um deck mais consistente que sempre procura ter logo cedo os monumentos do Ryze em campo, mantendo um fluxo constante de ativações de seus efeitos e vencer eventualmente o jogo por causa disso.
Não é uma versão com remoções ou cartas fortes de controle, tirando o Castigar - por isso, você precisa estar bastante atento as suas escolhas. Qualquer erro pode te custar a partida.
Ryze Ilhas - A versão Inimiga da diversão
Normalmente, decks de Ryze não possuem muitas remoções e focam em atordoar unidades. Porém, essa versão não está nem aí para isso: você tem no seu arsenal todo o pacote de controle de Ilhas das Sombras, focando em eliminar cartas inimigas.
Junto dessas cartas você conta com curas que vão te deixar vivo, ao invés de muitos bloqueadores. Essa versão é ótima contra listas agressivas que não possuem nenhum tipo de feitiço de proteção ou interação com a mesa, e só jogam unidades o tempo todo.
Decks de Jinx Draven ou até mesmo listas de espreitadores não conseguem lidar com a quantidade de remoções que essa versão de Ryze têm.
O deck também tem ótimas opções de compra de carta com o Olhar de Desdém e o Vigilante Determinado, te ajudando a manter consistência.
Devido ao custo pesado das cartas dessa versão, ela é ligeiramente mais lenta, e por isso talvez seja um pouco mais difícil de jogar. Mas com bastante prática e paciência, a tendência é você ganhar de decks agressivos e estratégias de swarm!
Conclusão
Se você chegou até aqui, muito obrigado! Espero que tenha gostado do conteúdo.
Não se esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Até a próxima!
— 코멘트0
첫 댓글을 남겨보세요