Introdução
No formato Eterno, o arquétipo de Celestiais recebeu diversos buffs. Desde o início da temporada competitiva até agora, decks de Targon que abusam da mecânica de Evocar estão dominando a fila ranqueada.
Porém, recentemente, uma lista de Celestiais de Viktor Zoe vem tomando conta do meta competitivo devido a um combo muito forte com o Monumento do Sumidouro.
Viktor Zoe - Imune a Dano, Imune a Tudo
Ad
O arquétipo de Celestiais até agora coleciona decks diferentes, com diferentes estilos de jogo, que jogam bem com as Evocações. Temos a versão mono Targon, a versão com Samira, e a versão com Ilhas das Sombras levando Atrocidade. Piltover e Zaun, sendo a melhor região de suporte do formato Eterno, não podia ficar de fora, e logo apareceu para também fazer parte do escopo dos Celestiais, com o Viktor.
Mas foi só depois de algum tempo que os jogadores competitivos descobriram ser possível fazer um combo extremamente forte com essa região usando a lista de Celestiais = Monumento do Sumidouro + Epifania Constelada.
Epifania Constelada é uma carta que muitos de vocês nem sabiam que existia, eu aposto. Isso é porque sempre foi um feitiço muito ruim, e sem nenhum valor competitivo considerando as estratégias que foram meta em Targon, ao longo dos anos.
Com a chegada do Monumento do Sumidouro, o Runeterra agora permite que listas combo consigam sobreviver a ataques e ofensivas nas quais antes não era possível - Fazendo com que o arquétipo inteiro de Controle, e Combo, em geral, fique mais forte.
O problema é que você está só atrasando a sua morte inevitável, embaralhando 5x a mais de dano que você tomou no seu deck, para ser comprado eventualmente. E é aí que a Epifania Constelada entra, pois o seu deck inteiro é trocado por 20 cópias de Contemple o Infinito, obliterando os cogumelos plantados nas suas cartas, e anulando completamente todo o dano que o seu adversário causou em você.
Sem contar que a sua lista já é extremamente forte, recheada de recursos de geração de valor, e ferramentas defensivas. Vejamos como esse deck trabalha para chegar à vitória.
Estratégia Principal
A estratégia principal da lista é finalizar o jogo atacando com alguma unidade Celestial pesada, como O Grande Além, O Flagelo e até mesmo um O Destruidor.
Para fazer isso, diversas cartas estão à sua disposição, como Chamado Cósmico, Vidente da Montanha e o Formando Estrelas. Essas serão as cartas responsáveis por criar os Celestiais que vão finalizar a partida para você.
Além dos Celestiais, existem outras maneiras de vencer jogos. Como todos os Celestiais são cartas criadas, o seu Viktor facilmente subirá de nível, e pode ficar grande o suficiente para ser um atacante forte também, dependendo das palavras-chave que o campeão conseguir. Se o campeão tiver Elusivo ou Sobrepujar, muitas vezes isto já é o suficiente para ele ser uma ameaça.
Outra condição de vitória é o Nível 2 da sua Zoe. Basta você flipar a sua campeã, que todo e qualquer Celestial de custo alto distribuirá suas palavras-chave para a mesa inteira. Pode ser que você distribua Elusivo e Escudo de Feitiço para todo mundo caso você jogue um O Grande Além, por exemplo, ou Sobrepujar e Escudo de Feitiço, caso jogue um O Destruidor.
Ad
Esse deck é especialista em subir o nível da Zoe agora que cartas como Pico Pontestrelado são uma ferramenta viável para o arquétipo de Celestiais, lhe permitindo ter acesso com muito mais frequência a cartas de nomes diferentes.
E, por último, a cereja no bolo é o combo quebrado de Monumento do Sumidouro com a Epifania Constelada, no qual você deixa o seu Nexus imune a dano sem ser de cogumelos. Isso te dá tempo o suficiente para montar uma mesa forte, ou Evocar um Celestial que você antes não conseguiria devido à pressão do seu oponente. Caso você ainda não consiga Evocar ou finalizar o jogo, basta jogar a Epifania Constelada, e pronto, você oblitera todos os seus cogumelos do deck, e pode começar a montar sua mesa do 0 novamente.
Estratégia de Mulligan
Essa lista, apesar de ser um deck recheado de cartas de criação e ferramentas de controle, não é um deck difícil, e a sua estratégia de Mulligan também não é. Basta ter na sua mão cartas de custo baixo que Evocam Celestiais, e algumas peças de combos da sua lista.
A mão perfeita do deck de Viktor Zoe deve se parecer com o seguinte:
Normalmente, ponho apenas 4 cartas nas recomendações de Mulligan, mas nessa pus 5, pois Chamado Cósmico é uma carta bastante importante, por mais que você só vá usar ela após o turno 5. Então, considere sempre também deixar esse feitiço nas suas mãos, por ser a principal ferramenta que fará girar as engrenagens do deck, além do Vidente da Montanha.
O Pico Pontestrelado é uma das cartas mais fortes do jogo atualmente, pois esse monumento te gera muito valor, e ter acesso a Celestiais de forma tão barata facilita muito a estratégia da sua lista.
Faiscóloga Avoada será responsável por cuidar da sua Zoe e proteger a campeã. Para ativar o efeito dessa carta, você precisa Contemplar um Celestial, então espere até a borda dela ficar laranja para poder jogar.
Viktor é uma carta importante para o deck, mas não é a sua prioridade máxima, uma vez que todas as cartas citadas a cima aceleram melhor a suas condições de vitória principais da lista. Imagine que o Viktor é apenas uma carta que te ganha algumas partidas por ser um campeão autossuficiente, que cresce sozinho. Em algumas partidas, o Viktor pode até ser lento demais, e pode atrasar um pouco a sua estratégia de Evocar Celestiais grandes.
Matchups Boas
Timelines Clássico - Em geral, listas de Timelines clássicas são equipadas com unidades e recursos um pouco lentos. Ainda são decks que agridem pela mesa, e possuem recursos de Burn moderados, e por isso você tem tempo o suficiente de Evocar os seus Celestiais à vontade.
Ad
Monumento do Sumidouro pode sofrer contra remoções, por ser comum alguns jogadores levarem Pós-Choque nas listas de Timelines, mas isso normalmente não é o suficiente para o arquétipo se sair melhor na luta do valor. O seu late game é infinitamente melhor, e não tem nada que o deck de Timelines consiga fazer a respeito do Viktor também.
Lee Sin Akshan - É nessa matchup que o Monumento do Sumidouro brilha. A lista de Lee Sin normalmente precisa de um turno apenas para ganhar a partida, e esse turno precisa de muito setup, além de que muitas cartas devem ser jogadas para fazer todo o combo do deck funcionar. Isso dá tempo o suficiente para você conseguir posicionar o seu Monumento do Sumidouro tranquilamente em campo, e absorver todo o dano que o Lee Sin causar no turno.
Após o ataque, é comum as listas de Lee Sin perderem o gás e não conseguirem mais voltar para partida. E é aí que você dá o troco e bate com tudo com os seus Celestiais. Decks de Ionia e Shurima normalmente não conseguem lidar com atacantes Elusivos e Escudo de Feitiço.
Lulu Braum - Pois é, esse deck entrou no radar do competitivo, e é uma lista que deve ser respeitada. O deck de Lulu é uma espécie de lista de Neeko sem Neeko, que abusa de mecânicas de Auxiliar, e interage muito bem com o Vigia das Tribos.
Sabendo disso, o deck dificilmente interage com a mesa do oponente, e isso é o suficiente para que o Monumento do Sumidouro pare completamente qualquer ofensiva dessa lista e faça você ganhar tempo para Evocar os seus Celestiais.
Matchups Ruins
Samira Seraphine - O deck de Seraphine é composto por recurso o suficiente para lidar com todas as estratégias da sua lista. Lembre que você só interage com o deck oponente por meio de feitiços de remoções Celestiais, Evocados por você. Isso faz com que muito do que o seu deck consegue fazer em termos de Controle seja baseado em RNG, e as cartas criadas mesmo assim muitas vezes são caras demais para lidar com a lista de Seraphine.
Sem contar que o deck de Samira Seraphine leva remoções de monumento, e é equipado com compras de carta o suficiente para sempre poder trazer para as mãos esses recursos de remoção se preciso, durante a partida.
Samira Akshan - Apesar dessa lista não conseguir lidar com monumentos, o combo do deck é extremamente acelerado, e o jogador de Samira consegue facilmente Mobilizar diversas vezes durante a partida. Isso acontece, pois, como já falamos, o seu deck de Celestiais não interage muito bem contra a mesa oponente, deixando ele livre para fazer o que quiser. E isso é suficiente para deixar o deck de Samira combar o tempo todo.
O Monumento do Sumidouro é a única carta que pode te salvar dessa matchup, mas, mesmo assim, muitas vezes é impossível finalizar a partida, pois as ferramentas de remoção do outro lado podem conseguir destruir os seus Celestiais. E eventualmente o dano colossal causado ao seu Nexus vai te matar por meio dos cogumelos.
Ad
Fiora Galio - Esse é outro deck que consegue ganhar do seu antes mesmo que você consiga fazer qualquer coisa na partida. O potencial de dano que essa lista consegue propor é insano, e você dificilmente consegue controlar a mesa do seu inimigo.
Outro fator muito importante é que Fiora é uma carta que proporciona um recurso de condição de vitória independente, que ignora o efeito do Monumento do Sumidouro. Então, as suas pequenas unidades, as quais são muitas, sempre estarão em perigo se tiver uma Fiora em campo, e lembrando; você não consegue nem proteger suas unidades, nem remover as unidades do seu adversário. A única coisa que o seu deck faz é Evocar e jogar unidades gigantes com muitos atributos e palavras-chave fortes.
Dicas Rápidas, Porém Importantes
- Lembre-se que a Epifania Constelada só tem o seu efeito realizado caso você tenha um Celestial na mesa, diferente das outras cartas do arquétipo que Contemplam Celestiais. Ou seja, não adianta nada se você só tiver Celestiais nas mãos.
- Chamado Cósmico pode ser jogado descontando pela metade o custo dos seus Celestiais a partir do turno 5, caso você tenha 3 pontos de mana de feitiço bancados.
- Pestinha Estelar é uma ferramenta defensiva do deck, e serve também como recurso para acelerar a subida de nível da sua Zoe. Você dificilmente usará essa carta como unidade ofensiva.
- O Guerreiro é um dos Celestiais de custo médio mais forte do deck por conseguir lidar com muitas unidades inimigas que são ameaças, e consegue também sobreviver a essas trocas com muita frequência.
- Faiscóloga Avoada é uma carta que ganha partidas sozinha muitas vezes. Isso porque muitos decks não conseguem lidar com Escudo de Feitiço.
- Elusivo é a palavra-chave mais valiosa do jogo, e você consegue ter acesso a ela por meio do O Trapaceiro também, caso não consiga Evocar um O Grande Além ou uma A Chama Imortal.
- Equinócio é uma carta que destrói por completo algumas estratégias baseadas em unidades com Sobrepujar, e muitas vezes também pode ser uma carta que remove o Elusivo de algum bloqueador inimigo.
- As escolhas dos Celestiais de custo baixo são sempre as mais difíceis, pois todos são muito fortes. Mas sempre procure fazer a escolha que combina melhor com o estado atual da partida; se você precisa desviar um bloqueador, vá de A Serpente, se você precisa atacar com tudo, escolha um O Acometedor.
- Lembre que a Zoe nível 2 não precisa estar em campo para distribuir as palavras-chave para seus aliados. Mas também não quer dizer que ela não é uma carta importante: você pode atacar com ela e gerar em sua mão um Contemple o Infinito de custo 0.
- O Viktor, quando ganha suas palavras-chave, não distribui elas para a mesa inteira, caso a sua Zoe tenha subido de nível. Apenas unidades invocadas podem distribuir palavras-chave.
Ad
Conclusão
Se você leu até aqui agora, sabe tudo sobre o mais novo combo quebrado do jogo.
Não se esqueça de comentar e compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar