Introdução
Ionia está em alta novamente com a chegada da expansão nova e a rotação do Patch 4.3.0.
E com a chegada do campeão novo, Sett, e a mecânica dos seus seguidores de suporte, que criam a carta Moeda, surgiu uma lista nova de controle que está dominando a fila ranqueada. Nesse artigo, vou te ensinar a jogar de Karma e Sett, o deck de controle com o melhor late game de todos os tempos!
Sett & Karma - Como funciona a lista
Ad
Esse deck é uma corrida contra o relógio o tempo inteiro. Sua função na partida é ser o jogador que responde à mesa o tempo inteiro até o seu oponente ficar sem recursos para finalizar o jogo.
Durante o jogo, seu oponente tentará causar o máximo de pontos de dano ao seu Nexus o mais rápido possível. Mas não tema, pois o deck vence automaticamente quando você tem uma Karma nível 2 na mesa, pelo menos 3 Moeda e alguma carta de que compra cartas. Isso se dá pelo fato de você conseguir facilmente reciclar a lista e ter turnos nos quais você gasta mais que 25 pontos de mana, e faz muitas ações.
Essa quantidade de ações num turno sempre resulta em: ou você resolve por completo a mesa do seu oponente e ainda tem um campo repleto de unidades com sua mão cheia de cartas, ou você constrói uma condição de vitória com as cartas geradas ao longo da partida.
Vamos dar uma olhadinha no deck e comentar alguns aspectos dele, pois se trata de uma lista bastante complexa.
A lista possui a região de Piltover&Zaun como suporte, e, historicamente, Piltover&Zaun sempre foi uma das melhores regiões para dar suporte a arquétipos de Control, pois você tem acesso a cartas que compram outras cartas e também feitiços de remoção direta por dano.
Causar dano nas unidades inimigas, ao invés de abater elas para remover, têm sido um tema recorrente na expansão nova. Porém, para você causar muito dano, é preciso jogar muitas cartas, e é por isso que Ionia entra no arquétipo como a região dominante.
A mecânica de Moeda te permite jogar muitas cartas em um turno sem problema algum, ainda mais com a campeã Karma upada na mesa, pois ela duplica todo e qualquer feitiço jogado por você. Sendo assim, quando você causa dano, esse dano sempre é dobrado se a Karma nível 2 estiver em campo.
Você deve ter percebido que esse deck não possui uma condição de vitória muito clara, e por isso separei uma parte desse artigo para falar sobre isso.
Como ganhar com um deck sem condições de vitória aparente
O objetivo principal de todas as listas de LoR é: vencer a partida. Por isso, é importante ter no seu deck cartas que, quando jogadas, te permitem ganhar um jogo. Porém, a Karma sempre foi protagonista de listas que geram a sua condição de vitória ao longo da partida. Ou seja, as cartas que ganham o jogo para você não começam no seu deu deck.
Karma e Zoe, por exemplo, era uma lista que a principal condição de vitória era jogar a carta Formando Estrelas que curava seu Nexus e te gerava um Celestial. E só depois de muito tempo, esse celestial gerado iria te ganhar a partida.
Karma Sett é mais ou menos como Karma Zoe, porém de uma forma menos radical, e mais otimizada. Você pode ter múltiplas condições de vitória ao longo de uma partida. A dificuldade do deck é você identificar essas condições de vitória e executá-las.
Ad
Condição de vitória mais comum
A condição de vitória mais comum possível é jogar 40+ pontos de mana durante a partida subindo o nível do seu Sett, jogar na mesa uma Karma level 2, e remover toda a mesa do adversário jogando a Hora do Show duplicada.
Além de causar dano ao Nexus inimigo, você estará obliterando cartas da mesa dele. Por mais que o dano não seja muito explosivo, você terá completo controle do ritmo da partida. Será impossível seu adversário competir com o valor que você gera na mesa com os dois campeões upados em campo.
Eventualmente você passará dano ao Nexus com o Sett e seu adversário não terá nada para fazer. É bastante comum deixar o oponente sem cartas em uma partida também. E você vai perceber que na grande maioria dos jogos, você nem precisará chegar em uma conclusão de vitória, pois o seu adversário não terá recursos para vencer o jogo, e irá apenas desistir.
Condição de vitória alternativa
Essa lista, além de ser classificada como um deck de Controle/Combo, você também pode classificá-la como um Slow Burn.
Usando as cartas geradas pela própria Karma ou o feitiço da campeã, Perspicácia das Eras, é possível que você gere feitiços de dano direto como o Disparo Místico. E lembrando que a Karma level 2 em campo duplica o dano dos seus feitiços - um Disparo Místico jogado contra o Nexus com a campeã na mesa causa 4 pontos de dano, por exemplo.
Sendo assim, em algumas partidas, o melhor caminho para a vitória é acumular esses feitiços de dano direto ao Nexus, e quando você tiver a Karma upada em campo, você joga todos os feitiços contra o Nexus do adversário.
Estratégias de Mulligan
O deck de Karma Sett não segue a estratégia de Mulligan agressivo, ou seja, você normalmente não joga sua mão inteira fora para buscar cartas específicas.
A estratégia de Mulligan dessa lista pode ser chamada de condicional ou situacional, pois depende muito da matchup em que você se encontra. Mesmo assim, ainda existe uma mão inicial ideal que você irá preferir, em geral.
Um exemplo de como deve ser a sua mão inicial Ideal, independente da matchup:
A mão acima joga muito bem contra quase tudo do meta. Porém, o grande segredo da lista de Karma e Sett é você entender o que você precisa para neutralizar as estratégias do seu adversário. E para isso, você deve ter à sua disposição cartas específicas contra matchups específicas.
Por exemplo, caso você caia contra outra lista de Controle, a mão inicial destacada acima ainda é boa, mas ela ficaria melhor se você trocar o Disparo Místico por uma Profissional da Arena. Isso porque contra uma lista de Controle você dificilmente vai precisar do Disparo Místico nos primeiros turnos. A Profissional da Arena é muito mais consistente que o feitiço de dano direto nessas ocasiões.
Ad
Por causa dessa estratégia de Mulligan, a lista de Karma Sett joga muito diferente cada partida, pois depende muito de qual deck você está jogando contra.
Matchups boas
Essa lista ganha de praticamente de quase todos os decks de controle disponíveis no jogo, então caso você caia contra - Jayce Heimerdinger, Norra Veigar, Caitlyn Annie ou qualquer lista de Seraphine, pode ter certeza que tem muita vantagem.
A sua taxa de vitória sempre gira em torno dos 50% contra listas Midrange mais lentas, porém o bicho pega contra as listas mais agressivas.
Matchups ruins
— Leona Samira é uma das listas que destrói completamente nosso deck. A combinação de pressão de mesa das unidades com Amanhecer, somado a geração de valor e a flexibilidade da campeã Samira, tornam essa lista Midrange quase que imparável. A sua única chance de vencer é caso o adversário não compre nunca a campeã de Noxus, e você tenha logo cedo unidades bloqueadoras e a Palma Concussiva.
O deck de Samira e Leona é rápido o suficiente para não deixar o jogo chegar no turno 10, impedindo você de ter em campo a sua Karma nível 2. E, normalmente, quando você finalmente chega no turno 10, já é tarde demais.
A mão inicial perfeita contra Samira Leona é:
— Gwen Demacia é outra lista que consegue aplicar muita pressão contra Karma e Sett por meio de múltiplos ataques. Porém, caso o seu adversário não tenha em campo um Saguão Opulento, é possível você vencer. Assim, os acúmulos de Sagrado dele não estarão tão explosivos assim.
Caso contrário, é bem difícil parar a pressão dos turnos intermediários da lista de Gwen Demacia. O deck ataca múltiplas vezes, e te força a ter que gastar sua Moeda antes do turno 10, fazendo a sua mão ficar bastante fraca quando finalmente a Karma descer na mesa.
A mão inicial perfeita contra Gwen Demacia é:
— Mono Demacia é outra que lista que atropela Karma Sett. Os primeiros turnos de Mono Demacia são muito fortes, e com muita facilidade o seu adversário provavelmente terá em campo mais de 3 unidades 3/3 na mesa muito rápido. E você ainda não conseguirá jogar absolutamente nada para responder isso. Quando você finalmente tiver mana para responder à mesa, o seu oponente já está preparando o letal.
É muito difícil de ter uma mão inicial ruim jogando de Mono Demacia, pois as cartas são muito baratas. Por causa disso, o deck é bastante consistente, e, em geral, sempre terá pressão o suficiente para impedir que Karma Sett joguem.
A mão inicial perfeita para jogar contra Mono Demacia é:
Ad
— Profundezas é o único deck de Controle/Combo que ganha de Karma Sett. Isso se dá pelo efeito de level up do Maokai, no qual o campeão oblitera quase que por completo o deck do adversário.
Outro fator é que a lista de Profundezas também não se importa que suas unidades sejam removidas - na verdade, o deck se beneficia disso. Então quando uma carta do deck de profundezas é removida da mesa, é melhor para lista de profundezas do que para a lista de Karma e Sett, já que acelera a condição de level up do Maokai.
Historicamente, o deck de profundezas aparece sempre no meta para responder listas de controle muito fortes. E nesse meta em específico, possivelmente o deck de Nautilus e Maokai é uma das melhores opções para bater de frente contra Karma Sett.
A mão inicial perfeita para jogar contra profundezas é:
Dicas rápidas, porém importantes
— O acúmulo ideal de Moeda para você ter no turno 10 com a sua Karma é em torno de 3 Moedas ou mais.
— A Moeda custa 1 de mana, então fique atento para não ficar zerado na sua mana e não ter como jogar a sua Moeda.
— Sett só ganha a barreira durante um ataque proposto pelo campeão, ou seja, se ele for desafiado em um turno de ataque do adversário, ele não ganhará barreira durante o combate.
— É bom sempre lembrar que a Karma só gera feitiços aleatórios das suas regiões, e que estão dentro dos pacotes de carta do formato Padrão. Ou seja, nada de achar que você pode gerar um Anime-se!.
— Em partidas espelhadas, quem tem o Token de Ataque nos turnos pares, normalmente tem vantagem. Isso porque você joga a sua Karma primeiro e o seu oponente é obrigado a jogar a Karma dele em resposta, passando o turno para você.
Conclusão
Se você leu até aqui, agora sabe os segredos escondidos da lista de Controle mais forte do meta atual.
Caso tenha curtido o artigo, não se esqueça de comentar e compartilhar nas redes sociais! Até mais.
— commentaires0
Soyez le premier à commenter