Introdução
Este artigo é o segundo da série de primeiras impressões sobre as cartas novas da nova expansão Viagem do Destino: Avante.
Caso você tenha perdido as minhas primeiras impressões do pacote de cartas da Nilah, basta clicar nesse link.
Vamos avaliar e comentar cada uma das cartas do pacote de cartas novas da campeã, Janna, e algumas cartas do pacote de variedades! Daremos uma nota de ★☆☆☆☆ (Uma Estrela) até ★★★★★ (Cinco Estrelas), para cada uma das cartas, sendo que:
Ad
★★★★★ = Carta muito forte, que pode aparecer em diversos decks diferentes, e definir o meta do jogo.
★★★★☆ = Carta forte, que pode aparecer com frequência em decks do meta.
★★★☆☆ = Carta boa, que pode complementar bem uma lista, e aparecer em decks específicos do meta.
★★☆☆☆ = Carta ruim, que pode performar mal em decks do meta, e deve aparecer apenas em listas muito específicas.
★☆☆☆☆ = Carta muito ruim. Essa carta não faz sentido estar presente em nenhum deck, e pode até mesmo piorar uma lista caso seja considerada em algum arquétipo.
Lembrando que esta avaliação é toda baseada na minha experiência de 3 anos competindo e narrando torneios de LoR pela comunidade.
Pacote de Cartas da Janna
Janna - ★★★★★
A campeã Janna chega a Runeterra carregando consigo uma mecânica forte e bastante abrangente que praticamente combina com todas as estratégias de todos os decks do jogo. Isso reforça a identidade de região de suporte que Piltover&Zaun possui no LoR, e fortalece muitas estratégias de jogo que levavam essa região como par.
Janna pode ser um dos campeões mais versáteis do jogo inteiro. A ideia da campeã é preparar um combo, distribuindo redução de custo para as suas cartas com o seu efeito de aura.
Mas a real força da Janna está no seu efeito de Jogar, que Eleva duas cartas para comprar duas cartas adicionais no seu próximo Início de Rodada. Isso significa que, mesmo se a Janna for removida de campo, você ainda irá comprar cartas adicionais no seu próximo turno.
A Janna faz um par incrível com a Nilah, como foi visto no seu trailer de revelação, mas nada impede da campeã fazer par com a própria Seraphine, ou até mesmo Master Yi, e Samira.
Os arquétipos nos quais a Janna pode jogar são muito diversos, e pode ser que a campeã seja uma das mais competitivas nessa próxima temporada de torneios. Será bastante divertido testar listas e combos novos com a campeã, visto que ela nos permitirá inventar muitas listas jogáveis, devido à sua natureza tão acolhedora para estratégias competitivas.
Olho da Tempestade - ★★★★★
Esse é o feitiço de assinatura da Janna, e é uma carta extremamente forte. O padrão de custo de mana para feitiços que compram duas cartas e que possuem algum efeito adicional é 5 manas. Esse custa 4 e ainda dá +2 de ataque a uma unidade aliada, o que é extremamente forte.
Considerando que efeitos de compra de carta são recursos necessários em muitas estratégias, é muito fácil encontrar um deck que se beneficie desse adicional de ataque que essa carta dá. É possível que esse feitiço seja jogado em diversos arquétipos fora dos decks de Janna.
Ad
Marinheiro Ventonato - ★★★☆☆
Esse seguidor é forte, mas só no arquétipo da campeã Janna.
Agora sabemos que comprar 3+ cartas em um turno é uma mecânica relativamente fácil de fazer. Por isso, será bastante comum ver essa carta ser jogada em campo por 0 de custo. A nota de avaliação de 3 estrelas é pequena, mas é justa, pois essa carta força um estilo de jogo que se assemelha a um Aggro, para fazer sentido o par Janna + Nilah.
Entretanto, é provável que a Janna se encaixe melhor em algum deck um pouco mais lento de Combo/Controle. Por isso, o Marinheiro Ventonato pode ficar um pouco esquecido depois das primeiras semanas da expansão.
Maryam, A Protetora do Templo - ★★★★★
Maryam é uma unidade incrível que sozinha rouba o lugar de grande maioria das cartas de custo 2 dos decks de Controle/Combo atuais do jogo.
A palavra-chave Elevar é muito forte. Comprar uma carta adicional, além de Elevar ao jogar essa unidade, traz ao seu deck um potencial competitivo muito forte de poder consertar a sua mão se ela estiver travada. Essa jogada combina com basicamente qualquer tipo de estratégia, então espere ver essa carta presente em muitos decks do meta.
Tempo Afundado - ★★★★★
Esse monumento tem o potencial de ser a nova engrenagem de decks de Jinx. Lembre que Elevar não é uma mecânica que descarta cartas, mas se você Eleva a sua mão inteira, você fica sem cartas na mão também. Isso sobe o nível da Jinx automaticamente todo turno, sem você precisar descartar cartas. Se você estiver jogando com uma lista de discard Aggro Burn, você sempre terá recurso enquanto esse monumento estiver na mesa, pois ela te compra uma carta a mais do número que você tinha na sua mão antes de Elevar.
Isso que nem falamos do grande potencial de suporte que o Templo Afundado tem nas listas de Nilah, e qualquer outro deck de combo. Até mesmo o Ryze pode se beneficiar desse tipo de efeito.
Chamado do Vendaval - ★★★☆☆
Essa carta entra nos decks de Janna como uma opção de desenvolvimento barato, para você poder ter unidades bloqueadoras nos primeiros turnos. O Chamado do Vendaval é interessante, mas é um recurso que perde para outros feitiços de invocação de cartas da região de Piltover&Zaun, como a Gambiarra, que invoca uma unidade em velocidade súbita.
Bando de Andorinhas - ★★☆☆☆
Infelizmente, essa carta é bastante fraca, por diversos motivos. O primeiro deles é que a Andorinha do Vendaval não possui nenhuma palavra-chave. E o segundo motivo é que Targon é uma região que responde muito bem metas nos quais Piltover&Zaun está muito forte, pois você consegue segurar o dano que a região causa contra suas unidades e Nexus.
Ad
Targon é uma região que traz cartas que silenciam e Atordoam, tornando Bando de Andorinhas uma carta que provavelmente só irá funcionar em partidas nas quais esse feitiço é a última opção de finalizador, depois que o seu oponente já removeu todas as suas cartas, e você já jogou muitos feitiços Elementais.
Sabendo que os jogos provavelmente não serão tão lentos assim, devido à natureza acelerada de compra de cartas que essa expansão promete, acho difícil que o Bando de Andorinhas seja jogado ao nível competitivo.
Ventania Uivante - ★★★★☆
Este é um ótimo feitiço de remoção, que propõe um alcance elevado de até 5 pontos de dano a uma unidade. Essa carta é um feitiço que te permite “selar” as partidas. Isso quer dizer que, se você já estiver combando, e ganhando o jogo, esse feitiço ganhará a partida ainda mais para você. Caso o oposto, ainda é uma remoção sólida que pode lidar com grande maioria das unidades de custo baixo do jogo, caso seja jogado por apenas 2 pontos de dano.
Furacão Divino - ★★★★☆
Esse feitiço pode até mesmo ser uma carta de suporte para listas de Burn, com elementos de descarte. Mas, sem sombra de dúvidas, é um feitiço bastante simples que força um pouco a natureza agressiva das listas de Janna, que a Riot aparenta estar querendo trazer para nós. Apesar de fielmente acreditar que a campeã não será melhor utilizada em decks rápidos, ainda acho que, diferente dos seguidores agressivos da campeã nova, esse feitiço será jogado nas suas listas.
Iascylla, Acrostólio das Profundezas - ★★★☆☆
Apesar dessa carta estar presente no pacote de suporte da Janna, é possível que a Iascylla seja melhor aproveitada em arquétipos de Combo/Burn de Noxus, sabendo que possivelmente essa será a nova identidade da região.
A nota para essa carta está baixa pois 6 de custo é um pouco caro demais para um seguidor que não tem impacto nenhum na mesa assim que ele desce em campo. Quatro pontos de vida é relativamente baixo para uma carta desse custo, e normalmente esse tipo de deck sofre bastante para proteger suas unidades, então é possível que a Iascylla seja removida com facilidade.
Sem contar que até agora não é muito claro como funcionarão esses decks de combo de Noxus, e, por isso, por enquanto, essa carta não desperta muita curiosidade minha, apesar de ser um seguidor com bastante potencial.
Eolinuvem Glorioso - ★★★★☆
Essa carta reforça novamente a identidade agressiva do arquétipo fechado da Janna, mas é a melhor carta desse estilo de jogo de todas até agora. O Eolinuvem Glorioso consegue embalar o ritmo de compras de carta do deck, e permite ao jogador ter sempre recursos disponíveis todo turno para continuar combando com o deck.
Ad
Essa carta pode carregar as listas agressivas de Janna nas costas nos primeiros dias, mas acho que depois de um tempo começaremos a usar essa unidade em listas um pouco mais retroativas. Seu efeito é muito valioso e pode ser abusado em diversos decks de combo.
Cartas do Pacote de Variedades
Diretora Telsi - ★★★★☆
Essa unidade sozinha pode ser responsável por pôr novamente o campeão Taric no mapa competitivo no formato Eterno. Já no formato Padrão, ainda é possível realizarmos várias interações e combos fortes com essa carta, principalmente nos arquétipos da Annie. Caso listas de Conservatório Floricorvus voltem ao meta, com certeza essa carta verá jogo competitivamente.
Sinuoso Solitário - ★★★★☆
Essa unidade diverge um pouco da identidade proposta pela Riot para a região de Ilha das Sombras para o ano de 2023. Mas é um seguidor que pode ser a nova cara da região. Diferente da opinião de muitos jogadores da comunidade, acredito que o Sinuoso Solitário pode trazer ares novos a listas de Midrange para Ilhas das Sombras, e, caso novas cartas surjam que deem suporte a esse arquétipo, é possível que Bardo com Ilhas das Sombras, cheio de remoções, possa ser um deck.
Sepultura Marinha - ★★☆☆☆
Apesar dessa carta dar suporte a um dos meus estilos de jogo prediletos, o Mill, ela só é boa em casos muito específicos, em decks de Maokai que provavelmente não verão jogo.
Esse feitiço só será bom em um deck que consiga, consistentemente, ganhar partidas deixando o adversário sem cartas. Em um número extremamente grande de partidas, esse feitiço não fará absolutamente nada.
General das Dunas - ★★★☆☆
Essa carta traz uma identidade nova para a região de Shurima, Amanhecer com Elite. Obviamente, essa unidade é uma carta que promete dar suporte a arquétipos de Neeko e Vigia das Tribos. Mas não consigo ver esse seguidor como uma adição muito forte para esses estilos de jogo, e nem mesmo consigo ver espaço para essa estratégia que ele propõe em listas de Leona. Só o tempo dirá aonde o General das Dunas jogará.
Defensores do Disco Solar - ★★★☆☆
Assim como o General das Dunas, os Defensores do Disco Solar também sofrem do mesmo problema de não se encaixarem tão bem em um arquétipo ainda.
É possível que essa unidade seja ligeiramente melhor que o General das Dunas, por comprar mais de si, reduzindo o seu deck e aumentando chances de você comprar as suas cartas-chave. Fora isso, ainda acho que os seguidores de Amanhecer de início de jogo de Targon são muito melhores.
Ad
Skip, O “Rei do Recife” - ★★★★★
Essa unidade é muito forte. Esse seguidor reforça a identidade de “quebra de estratégia” que a região de Bandópolis propõe. Essa carta pode capturar as cartas nas quais removem ela, ou até mesmo unidades ou peças de combo que poderiam virar o jogo para o lado do seu oponente.
Mesmo que o seu adversário venha preparado para lidar com o Skip, pode ser que não seja o suficiente. Essa carta sozinha forçará uma certa redundância de remoções em listas competitivas, pois pode ser que você tenha que ter dois Disparo Místico na sua mão o tempo todo.
Mochila Abarrotada - ★★★★★
Essa carta reforça muito o arquétipo mais jogado do Runeterra inteiro: decks de cogumelos. É incrível como essa lista é popular entre os jogadores.
A Mochila Abarrotada consegue se reciclar, e planta 4 cogumelos embaralhados cada vez que você joga o feitiço. Ou seja, diferente de outras estratégias de jogar cartas iguais, que precisavam de feitiços como Cópias Falsificadas para fazer o seu combo, agora você não precisa mais. Pois a Mochila Abarrotada faz as próprias cópias dela para você.
Duelo de Cavalheiros - ★★★★☆
Esse feitiço é um suporte direto a arquétipos de Galio, e unidades de Formidável. Apesar de a região de Demacia já estar recheada de feitiços de Golpe, ainda não tínhamos um que desse vida ao aliado. É possível que essa carta traga de volta decks de Udyr Galio para o radar competitivo, mas só o tempo dirá.
Emborcar - ★★★★☆
Ionia conversa muito bem com esse estilo de jogo de “travar” o oponente. Aumentar o custo das cartas do seu adversário, mesmo que seja por um turno, sempre será um efeito extremamente forte. Por isso, é possível que esse feitiço seja presente em muitos decks competitivos, mas não seja um recurso muto explorado no início da temporada nova, pois Ionia não é uma região muito querida pelos jogadores, e esse tipo de gameplay também não é muito divertido.
Só quando estivermos chegando perto das datas dos torneios grandes que provavelmente veremos essa carta ser jogada em alto nível.
Conclusão
Se você leu até aqui, agora sabe tudo sobre as minhas primeiras impressões das cartas novas do pacote da Janna, além das cartas do pacote de variedades.
Não se esqueça de comentar e compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— commentaires0
Soyez le premier à commenter