Introdução
Hoje trago para vocês 5 listas emergentes off meta para você jogar enquanto espera a rotação nova.
Temos um período de uma semana até a rotação, e até lá, para você não ficar parado, vale a pena testar alguns decks novos, com propostas diferentes do que temos no meta atualmente.
Esses decks não são meta, e não são recomendados como boas opções para você subir de elo, são apenas listas divertidas com combos diferentes para você testar na ranqueada.
Vejamos as listas.
Barril Imortal
Ad
O arquétipo do Barril Imortal já existe há um tempo, mas nunca foi popular e forte o suficiente para ser considerado um deck do meta. Dito isso, o deck ainda não é uma lista do meta, mas é extremamente divertido.
Essa versão nova não usa a Marai Arteira como fonte principal do combo. Ao invés disso, o deck aborda um estilo de jogo um pouco mais acelerado focado em causar dano constante no nexus.
A Estátua de Macaco ajuda bastante a subir o nível do seu Gangplank e também ajuda a manter o seu nexus saudável por conta de todo turno te gerar um bloqueador.
O combo principal do deck é jogar o mais cedo possível o Out of The Way, deixando permanente qualquer fortalecimento. Com esse efeito ativado, basta você ter mana suficiente para jogar alguma carta que gere um barril, jogar nele a Sentença Divina e pronto, agora o seu Barril é imortal!
Isso faz com que todo e qualquer dano de feitiço e habilidades que você causar sempre serão aumentados devido ao efeito do Barril sem que ele se destrua.
Um segredo desse deck é dar Hard Mulligan (devolver todas as cartas para o deck no mulligan) em busca do Out of The Way, e sempre manter na sua mão o Tiro de Aviso para você matar o seu oponente em velocidade súbita no final da partida.
Altar de Sangue - Zilean Aatrox Darkins
Essa é uma das combinações mais inusitadas dos últimos tempos.
O Zilean não combina com o Aatrox no papel, mas, na prática, essa lista é surpreendentemente consistente, e consegue subir de nível o campeão de Shurima com muita facilidade. Isso permite que você recicle ou gere vários Darkins, os quais são a condição principal de vitória.
O deck é muito confuso, mas mesmo assim, se você tiver experiência jogando listas de combo de Shurima, eventualmente você se entende com a lista e conseguirá arrancar algumas vitórias com esse arquétipo novo.
A ideia da lista é você ser criativo na forma de lidar com os recursos do deck. Isso quer dizer que nem toda partida você irá combar da mesma forma, ou irá buscar as mesmas cartas como condição de vitória. Basicamente, o segredo do deck é jogar com o que a lista dá para você no top deck!
Recomendo abordar esse arquétipo da mesma forma que você aborda uma lista midrange, porém, com o diferencial de ter muitas compras de carta,além de valor infinito ao final do jogo.
Como toda lista de Zilean, o problema desse deck é os primeiros turnos. Se você sobreviver a eles, eventualmente o jogo vira ao seu favor - Exceto se você estiver jogando contra um deck de Matrona.
Lux: Iluminada Disrupção e Cogumelos
Outra lista emergente off meta é a de Lux: Iluminada com cogumelos e o pacote de Dirupção de Bandópolis.
Ainda estamos com dificuldade de entender como funciona esse arquétipo de Espírito, e a versão mais aceita e consistente dessa lista sempre será com a Vex. Porém, é interessante testar ideias novas e outros campeões para fazer dupla com Lux: Iluminada.
Essa versão conta com o pacote de disrupção de Bandópolis, que inclui feitiços e unidades que descartam, capturam ou aumentam o custo de cartas da mão do oponente. O estilo de jogo de Disrupção é ótimo para quebrar combos e acabar com jogadas fortes do seu adversário, enquanto você monta e fortalece a sua própria mesa.
Ad
Como as unidades de Demacia do arquétipo de Espírito são baratas e muito fortes, faz sentido juntá-la às cartas de Bandópolis, já que elas também são baratas e combinam com os buffs da Lux: Iluminada.
O problema é que o deck não tem nenhuma forma de gerar valor ou comprar cartas. Isso quer dizer que você PRECISA acertar 100% os efeitos de disrupção nas cartas certas do seu adversário, pois a mínima brecha que você der a ele de responder a sua mesa, será o suficiente para acabar com o seu jogo.
Por causa disso, esse deck é 8 ou 80: ou você ganha o jogo na hora que você descarta/captura uma carta, ou você não consegue aumentar os atributos das suas unidades o suficiente para elas serem um problema.
Caso você consiga ter um jogo onde você e o seu oponente tenham chances iguais de vencer, e ambos desenvolveram unidades no mesmo ritmo, você consegue mudar o estilo de jogo do seu deck no meio da partida para uma lista de cogumelos.
A Ava Dedicada é uma carta excelente quando o jogo se estende, pois você força o seu adversário a respondê-la - caso contrário, ela pode ganhar o jogo sozinha em alguns turnos.
Karma Lux moderno
Quem é das antigas vai se lembrar do Karma Lux, um dos arquétipos mais jogados do Beta.
Esse estilo de jogo foi esquecido ao longo dos anos por não ser a melhor forma de se jogar de Karma, pois a campeã sempre funcionou melhor com outras regiões como Ilhas das Sombras e Piltover & Zaun. Demacia infelizmente não tem um pacote de feitiços fortes o suficiente para montar uma lista de controle de respeito, mas Ionia tem.
Agora é possível montar o melhor Karma Lux de todos os tempos, já que Ionia ganhou vários feitiços fortes como Ventania de Aço e Sete Vidas, o deck também ganhou uma das melhores unidades do jogo: Pioneira dos Portais.
Ainda não é o melhor deck de Karma e nem o melhor deck de Lux, mas com certeza dá bastante trabalho para listas que não conseguem lidar com controle de Ionia.
O arquétipo ainda é muito dependente da Lux nível 2 e da Guardiã Radiante para funcionar, mas como temos ótimas opções de compra de carta e feitiços de controle que conseguem atrasar o inimigo, eventualmente você consegue comprar essas cartas.
O grande problema dessa lista também é o meta explosivo com decks de combo de Matrona e listas de vigia das tribos, as quais distribuem muitos atributos em todas as unidades inimigas da mesa. Essa lista não consegue lidar com unidades gigantes ou titânicas, e por isso não é tão boa assim no meta atual.
Porém, qualquer outro deck do meta que não consiga fazer esse tipo de jogada, igual às listas de Matrona, sofre um pouco para ganhar desse arquétipo.
Incêndio
O arquétipo de Incêndio já foi meta e já foi um deck competitivo por um breve período, até ser nerfado.
Mesmo custando 2 de mana, esse feitiço ainda é ótimo para finalizar jogos, caso jogue da maneira certa.
Neste artigo apresentei muitas listas estranhas e diferentes que são muito difíceis de jogar, mas de longe essa é a mais difícil. Não parece, pois você tutora facilmente o Incêndio e tem à sua disposição muitos feitiços que controlam o oponente também. Mas esse deck permite que o adversário construa a mesa dele com muita liberdade, e quase sempre as jogadas dele não serão respondidas, pois você também está combando. Ou seja, você não interage com o seu adversário: você apenas se cura, compra o Incêndio e corre contra o tempo.
Ad
Se você souber dominar essa lista, ela é extremamente tóxica e muito forte, caso contrário, você perde miseravelmente toda partida, e parece que não fez nada durante o jogo.
De qualquer forma, é um deck muito divertido para você que gosta de transformar a experiência do seu adversário no inferno, pois com certeza ele não vai se divertir nem um pouco vendo você combar.
Conclusão
Se você leu até aqui, muito obrigado, espero que tenha se divertido e gostado do conteúdo.
Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— Комментарии0
Прокомментируйте первым