Legends of Runeterra

Game Guide

Deck Guide: Bardo Illaoi - Os Tentáculos Cantantes!

, Comment regular icon1 comments

Neste artigo irei explicar um pouco sobre como entender, jogar, e dominar a fila ranqueada com um dos decks mais consistentes do metagame atual!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Por que jogar com este deck?

Apesar de ter sido desenvolvido apenas no fim da expansão passada, Bardo/Illaoi se manteve no topo do meta passado, e permanece como um dos decks mais consistentes e fortes do metagame atual. Sua taxa de vitória atualmente está acima de 50%, variando entre 53%-55%, o que é impressionante, já que a campeã Kai’Sa, que foi lançada na última expansão, vem se provando ser uma força equiparável à nossa Sacerdotisa dos Krakens. Os dois decks atualmente batalham por dominância como os Tier 1 do formato.

Ad

Este deck se baseia em ser mais um Midrange para acabar com todos os Midranges, e se você gosta de unidades grandes e decks quebrados, este com certeza é o deck para você. Ele continua sendo uma opção muito viável também para aqueles que querem jogar com algo simples e pré-estabelecido, além de prover uma grande fonte de serotonina através do barulhinho que os Sinos tocam a cada vez que você os compra.

Neste artigo irei explicar um pouco sobre como entender, jogar, e dominar a fila ranqueada com este deck extremamente forte.

Resumo do Deck

Loading icon

Sinos

Como mencionamos antes, este deck joga como um Midrange clássico, com a peculiaridade de levar Bardo como um de seus campeões. Apesar de Bardo ser uma grande força neste deck, aqui nós o usamos mais por sua origem, O Protetor Andarilho:

Loading icon

O que significa que teremos muitos Sinos e muitas unidades razoáveis se tornando grandes ameaças conforme as rodadas passam. Bardo providencia este efeito só de você o colocar em seu deck, então ele não é essencial para a partida em si.

Ao invés dele, temos cartas bem mais importantes, como por exemplo Byrdo, Tocante de Sinos e Esmus, Sopro do Mundo. Essas cartas fazem parte do pacote de Bardo e por sua causa podem ser colocadas no deck. Quando invocadas cedo, estas unidades aceleram MUITO o seu “tempo” através dos Sinos que plantam no topo do seu deck e pelo buff que Esmus, Sopro do Mundo providencia ao atacar. Isto aumenta sua vantagem na mesa em termos de unidades, sejam por seus status ou por sua quantidade.

Loading icon

Tentáculos

A Voz do Mar e Illaoi são suas cartas ofensivas, que irão ser seus degraus pela escada da vitória. Elas geram suas condições de vitória, os Tentáculos, e através do Sobrepujar, oferecem bastante ameaça na mesa. Qualquer uma delas sendo buffada pelo Esmus, Sopro do Mundo ou pelos Sinos já oferecem ameaça o suficiente para fazer seu oponente conceder imediatamente.

Loading icon

Golpe de Tentáculo e Sermão da Correnteza, além de fazerem surgir mais Tentáculos, são ótimas remoções para lidar com unidades problemáticas na mesa do oponente. Ambas são cartas que aumentam seu tempo enormemente: Elas geram unidades e removem unidades na mesma ação, fazendo com que seu oponente tenha que correr para acompanhar seu desenvolvimento de mesa e sua remoção de unidades, tudo ao mesmo tempo.

Loading icon

Sua condição de vitória em sua maioria vai ocorrer através do Sobrepujar de Illaoi e seus Tentáculos, através da A Voz do Mar. Temos também o fato que Bardo irá gerar cada vez mais Sinos nas cartas conforme as rodadas passam, então suas unidades ficarão cada vez maiores e caso ele suba de nível, a situação pode escalar a seu favor de maneira exponencial. Além disso, temos ferramentas como Sangue na Água para Mobilizar e colocar ainda mais pressão nos oponentes.

Ad

Como um clássico Midrange, o ponto forte deste deck é sempre fazer trocas favoráveis, e manter um campo cheio com ameaças difíceis de remover. A ideia do deck é invocar unidades enormes, atacar com Sobrepujar, Mobilizar e fazer seus oponentes chorarem, o que vier primeiro.

Mulligan

A arte do Mulligan em Legends of Runeterra é extremamente baseada em qual matchup você está enfrentando. Por isso, separei as escolhas de cartas iniciais deste deck para cada uma das matchups que você poderá enfrentar como jogador.

Contra decks agressivos, mantenha suas unidades de custo baixo, como Byrdo, Tocante de Sinos, Ídolo Vigilante, Assassina de Aluguel, e mantenha também as remoções pontuais como por exemplo Golpe de Tentáculo e Chuva de Disparos. Estas cartas serão essenciais para que você segure o jogo e monte a sua ofensiva em turnos posteriores.

Contra decks com combos, seu objetivo principal será chegar na sua condição de vitória antes deles, então mantenha seu campo largo e buffado com as seguintes cartas iniciais na mão: Byrdo, Tocante de Sinos, Illaoi e A Voz do Mar. Tente montar um ataque letal antes que os combos consigam combar!

Contra decks controles, é essencial que você mantenha ferramentas de Mobilizar na mão inicial, como por exemplo Sangue na Água. Você provavelmente precisará atacar múltiplas vezes com suas grandes unidades. A maioria das remoções em massa de controles só causam 2 de dano, então suas unidades com mais vida que isto estarão em vantagem.

Matchups Favoráveis e Desfavoráveis

Já que nem sempre nossos oponentes irão jogar de forma otimizada com seus decks, geralmente é mais produtivo pensar em cartas específicas que podem ser a resposta para o seu deck. Na hora de banir, em formatos competitivos, é uma estratégia interessante banir “cartas” ao invés de “arquétipos”.

Desfavoráveis

No caso do Bardo/Illaoi, as cartas que absolutamente podem acabar com sua estratégia são: remoções como Vingança, A Ruína e Desintegrar, e congelamentos e barreiras. Nosso deck não tem respostas para as remoções citadas, apesar de A Ruína ser uma carta que pode ser jogada em volta com desenvolvimento em turnos defensivos e nos momentos “seguros”.

Loading icon

Já com congelamentos e barreiras, também não temos boas respostas, salvo por alguns buffs pontuais que nosso deck possui e a carta Chuva de Disparos (que muitas vezes pode ser counterada com um Nananinanão! pelo deck de barreiras atual, Bardo/Shen). Além disso, congelamentos e barreiras desaceleram o level up de Illaoi e o ritmo no geral de seu deck enormemente, comprometendo toda a nossa condição de vitória.

Favoráveis

Porém, se você quiser uma resposta mais orientada com base nos arquétipos, podemos dizer que Bardo/Illaoi tem boas matchups contra decks de burn e aggros no geral, por possuir boas unidades de custo baixo e status altos com os buff dos Sinos do Bardo. Isso faz com que você consiga tanto oferecer agressão em turnos ofensivos e defender bem seu Nexus durante os ataques nos turnos defensivos.

Ad

Decks controle são simplesmente muito lentos atualmente para conseguirem segurar o midgame de Bardo/Illaoi e como mencionamos antes, cartas como A Ruína podem ser evitadas, e as remoções em massa utilizadas atualmente não causam mais que 2 de dano nas unidades, o que já não dá conta das unidades do seu deck. Além disso, manter Sangue na Água em sua mão pode lhe levar a vitória, já que decks controles sofrem para múltiplas Mobilizações.

Por fim, Bardo/Illaoi se mantém atualmente como o Midrange mais forte do formato, então quaisquer outros decks Midranges que não possuem barreiras ou congelamentos irão sofrer bastante para a força bruta deste deck.

Estilo de Jogo

Mantenha em mente que jogar com esse deck significa jogar em volta da sua mesa, então tudo que fará será em função de desenvolver unidades melhores que o oponente e manter sua vantagem de mesa através de boas trocas.

No começo de suas partidas, seu foco será potencializar os Sinos ou salvar sua mana caso você tenha algumas remoções em mão e alvos bons para utilizá-las. Tente descer cedo seu Byrdo, Tocante de Sinos, Esmus, Sopro do Mundo e até mesmo A Voz do Mar, caso consiga uma boa agressão nestes turnos iniciais. Preste atenção em quem os seus Sinos poderão cair, já que alguns são melhores alvos que outros. Em específico, o Ídolo Vigilante é um péssimo alvo para Sinos, então escolha bem seu desenvolvimento nesta fase do jogo.

Nos turnos 4-6, seu Midgame, é a hora de você montar a sua ofensiva. As cartas como A Voz do Mar e Illaoi serão seu carro-chefe em seus ataques, então tome cuidado para que os buffs das mesmas sejam bem otimizados. Sempre ataque com A Voz do Mar antes da Illaoi e preste atenção no aliado auxiliado de Esmus, Sopro do Mundo, já que aumentar o tentáculo na maioria dos casos tem mais valor do que aumentar os status da Illaoi.

Nos turnos mais finais, a única coisa com que você pode contar é que seu Bardo estará nível 2, e todos os seus Sinos estarão potencializados, além de ter uma grande quantidade deles no seu deck. Então tome vantagem disso para criar os maiores ataques que conseguir. Usar o Olho de Nagacáburos ou o feitiço de campeão do Bardo pode ser uma jogada para aumentar os status das suas unidades durante um ataque final, caso ele esteja nível 2 e em campo, e assim passar seu letal.

Possíveis Mudanças

Algumas cartas podem ser adicionadas ao invés de outras para adaptar este deck ao meta da semana ou do dia.

Loading icon

Trapaceiro Brincalhão e Caixeiro Cítrico podem ser opções caso o meta se desenvolva para uma pegada mais lenta e mais decks controle acabem aparecendo pela fila ranqueada. Estas duas cartas possuem efeitos de Mobilizar, o que sabemos ser o ponto fraco dos controles.

Vigia Buhru pode ser uma opção caso você precise desenvolver duas unidades de uma vez na curva 5. Decks como Patrulheiros, que levam a Quinn, tomam vantagem de múltiplos desenvolvimentos, e talvez você queira acompanhá-los melhor. Também é bom contra decks focados em remoções, como Katarina/Twisted Fate, que terão que trabalhar dobrado para remover duas unidades de uma vez. Além disso, esta unidade é ótima para receber Sinos.

Ad

A Lista, que já foi adicionada em algumas versões deste deck, é uma ótima adição para remover unidades que precisam ser removidas imediatamente por ameaçarem bastante o jogo devido a seus efeitos, como Twisted Fate, Kai’sa, Viego, Veigar, ou Lissandra. Ademais, também é possível conseguir ataques extras com a Illaoi, já que existem outras cartas que também dão vulnerável a inimigos em seu deck.

Conclusão

Este deck tem sido foco de muitos banimentos no cenário competitivo e se mantém como uma força dominante nas filas ranqueadas. Como teremos um balanceamento em breve, no dia 17/08, é uma boa ideia aproveitar a força deste deck para alcançar o tão sonhado mestre antes que ele leve alguma alteração em suas cartas. Espero que vocês tenham curtido este artigo, e mais uma vez, meus agradecimentos vão a todos que me ajudaram a escrevê-lo :)

Vejo vocês na próxima!