Legends of Runeterra

Deck Guide

Deck Tech: Caitlyn Ezreal - Ficou ainda melhor depois dos buffs!

, updated , Comment regular icon1 comments

Se você está perdido sobre o que jogar no LoR após o patch 3.4, eu vou te mostrar porque o deck de Improbulador é a escolha certa!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Do que jogar após o patch 3.4?

A atualização 3.4 trouxe uma série de nerfs em decks que se mantiveram por um bom tempo no meta e isso abriu margem para que outros decks se destacassem. Caitlyn, que teve um buff significativo na mecânica de Bomba de Clarão ficou ainda mais forte no já consistente Caitlyn / Ezreal. É dele que falaremos hoje.

Visão Geral do Deck

Loading icon

Esse deck gira em torno da carta Improbulador Trivolt, que é um feitiço de remoção custo 5 que, conforme vê você utilizando cartas de custo 3, aumenta o dano em 1 e quando utilizado em uma unidade, além do dano, ele invocará uma unidade de custo equivalente ao dano que ele causaria na unidade alvejada (mesmo que a unidade morra antes da resolução do feitiço, ele ainda funciona, ou seja: a única forma de cancelar é com Negação).

Ad

Boa parte das cartas presentes no deck são de custo 3 (incluindo os próprios campeões) e servem para deixar o Improbulador enorme, então ele funciona tanto como uma remoção eficaz como também um recurso que gera uma unidade de peso para trazer mais poder ao seu board e, quem sabe, até mesmo finalizar o game.

Cithria gerada pelo Improbulador finalizando a partida
Cithria gerada pelo Improbulador finalizando a partida

Além disso, o Caitlyn / Ezreal tem todo o pacote de remoções de Noxus e Piltover e Zaun, compras de carta e a presença de um excelente finalizador: o Capitão Farron. Há várias possibilidades e é um deck que controla muito bem os jogos, além de ter um estilo de jogo mais criativo que vai mudando a estratégia conforme a partida vai se estendendo.

Campeões

Loading icon

O trabalho da Caitlyn é plantar as bombas de clarão no deck inimigo. Quanto mais ela permanecer no campo e bater, melhor. Agora, com o buff, as bombas de clarão ficam nas 8 cartas do topo do deck (antes eram nas 10), então podem cair mais cedo e eliminar várias unidades do oponente.

A campeã é importante, mas não é a principal condição de vitória, então não tenha medo de entregá-la em um bloqueio. Só o fato dela estar golpeando na troca e plantando mais bombas no deck do oponente já é bom para você.

Loading icon

O Ezreal, por ser elusivo, consegue bater com facilidade no Nexus (a não ser que esteja enfrentando decks com Demacia, que quase sempre levam Visão Aguçada) e gera muito valor para você: um Disparo Místico gratuito a cada golpe ao Nexus.

Cada disparo dado em unidade inimiga conta para o level-up do campeão, que sobe de nível após você ter alvejado inimigos 6 vezes. Considerando que o deck é recheado de feitiços que alvejam as unidades do oponente, subir o campeão de nível é muito fácil e quando Ezreal está upado é só alegria, pois quando você utiliza qualquer feitiço ele causa 1 de dano ao Nexus e se você alveja um inimigo, ele causa 2. Ao contrário de Caitlyn, a permanência de Ezreal no campo é essencial, pois ele é sua principal condição de vitória.

Unidades

Há apenas 5 unidades, mas todas são bem importantes para o funcionamento do deck. Aranha Doméstica é uma unidade 2/2 que gera outra uma unidade gratuita, a Cria Aracnídea, então são dois blockers por apenas 2 de custo e são bastante eficazes para parar unidades maiores, como as unidades buffadas pelo feitiço Yordles Unidos.

Loading icon

Falando em parar, Vigia Aracnídea é sua principal resposta para parar unidades enormes que estejam preparadas para finalizar o jogo com um só ataque. O atordoamento quebra e muito a estratégia de OTK que decks como o de Yuumi / Pantheon propõe. A Vigia também serve para encaminhar uma remoção com Bando Voraz, então é bastante comum colocar ela em campo, deixando aquele 1 de mana do feitiço para poder utilizar e remover a unidade atordoada.

Peça chave do deck, a Arquivista da Delegacia além de contar no aumento do Improbulador, gera um valor absurdo para o deck, mostrando quais são os feitiços presentes nas 5 primeiras cartas do topo do seu deck e ainda criando uma cópia fugaz na sua mão do feitiço que você escolher.

Ad

É um spoiler do seu baralho e ainda é uma remoção gratuita (ou compra de cartas também) vindas de uma unidade de custo acessível e com ótimos status. Só preste atenção na hora de utilizar a unidade, pois caso você não tenha um valor ok de mana, irá perder o feitiço fugaz gerado, caso nas opções estejam apenas feitiços mais caros do que o valor de mana disponível para gastar.

Loading icon

Viajantes Aborrecidos te faz comprar uma carta e, se utilizado na hora certa, pode eliminar uma unidade importante do oponente. Enfrentando Swain / Gnar é bom descer eles na rodada 7, para o oponente descartar um O Leviatã. Contra A Árvore de Bandópolis, é uma boa usar a carta na rodada 5/6, para fazer com que o oponente perca sua principal condição de vitória e assim vai. É só prestar atenção e fazer a leitura do que é mais importante para o oponente e usar os Viajantes no momento antes dele colocar em campo a sua condição de vitória.

O Capitão Farron, que já mencionei anteriormente, atua como um finalizador de jogos, devido ao 8/8 e sobrepujar que a unidade possui. Além disso, Farron cria 2 Dizimar na sua mão, ou seja: é mais 8 de dano garantido ao Nexus inimigo.

Feitiços

Como já falei da importância do Improbulador e como ele funciona, vou falar agora sobre os melhores momentos para utilizar o feitiço. É claro que em alguns confrontos, você não vai pensar muito na unidade que vai ser gerada e vai utilizar ele bem cedo, só para remover alguém que poderá te dar dor de cabeça, como uma Miss Fortune, por exemplo, então nesse caso você vai utilizar o Improbulador causando 3 ou 4 de dano e provavelmente não ganhará alguma unidade muito útil.

Loading icon

Mas caso você possa escolher, recomendo utilizar o Improbulador quando ele estiver causando entre 8 e 10 de dano. É claro que há umas unidades meio "memes" que custam 8 e 10+, mas tem outras muito boas como Tianna Stemmaguarda, O Apavorador, Ira de Freljord, Gorlith, O Inescalável, Formação Aciária, Cithria, Dama das Nuvens e Atakhan, Emissário da Devastação.

Excetuando Palavras Sussurradas, que é uma compra de cartas, todos os outros feitiços são remoções. Há no deck: Raio Termogênico, Bando Voraz, Terra Abrasada, Pacificadora de Piltover, Disparo Místico e Choque de Statikk. Esses dois últimos, porém, também podem ser utilizados como burn no Nexus e Choque de Statikk também compra uma carta.

Letal de Disparo Místico
Letal de Disparo Místico

Mulligan e Postura de Jogo

Normalmente você optará por deixar o Improbulador na mão inicial e alguma unidade de custo 3 (o ideal é a Caitlyn), além de suas remoções, é claro. Contra aggros, não gosto de deixar Improbulador na mão e opto por manter remoções baratas como disparo místico e faço de tudo para encontrar a Aranha Doméstica.

Com Mono Shurima começando a aparecer, é uma boa deixar Terra Abrasada na mão inicial e, se estiver contra Pantheon, o feitiço também será bem útil.

Ad

A sua postura quase sempre será responsiva, jogando em volta do oponente e das decisões dele. Não tenha medo de passar, jogue com calma e seja frio. Esse é um daqueles decks que você pensa bastante antes de jogar e durante a partida você pode tomar várias decisões que definirão o jogo ou mudarão sua estratégia.

Normalmente, por ser um deck com muitas remoções, você vai ser o chato que remove tudo que o oponente coloca no board, até que chega uma hora que ele perde o gás e você ganha na insistência. Sim, os jogos com esse deck são meio longos, então se você não tem muita paciência, não recomendo jogar com ele. Como sou mais do controle, estou acostumado a partidas longas, então gosto bastante do estilo de jogo de Caitlyn / Ezreal.

Matchups favoráveis

Gnar / Swain

Nesse confronto você acaba tendo mais remoções que o oponente, o que faz com que você tenha mais recursos que ele e que também consiga maior vantagem no board. A combinação de Piltover e Zaun com Noxus leva vantagem sobre Bandopólis e Noxus nesse quesito.

Árvore

Além de haver 3 cópias de Terra Abrasada no deck (que remove monumentos), há os Viajantes Aborrecidos que podem fazer o oponente descartar a Árvore de Bandopólis e as unidades do deck possuem status baixos, então são removidos facilmente, principalmente com as bombas de clarão que a Caitlyn coloca no deck inimigo.

Patrulheiros

Nessa match você conseguirá frear o avanço das principais unidades do oponente, seja Miss Fortune ou Quinn. Com o nerf no Sargento da Vanguarda, você também conseguirá removê-lo com mais facilidade.

Matchups desfavoráveis

Anivia

Essa é uma das matchups mais unilaterais do jogo, pois você simplesmente não consegue superar o oponente. Lá há cura, congelamento, feitiços como Vingança e A Ruína que Caitlyn / Ezreal não responde e há o renascimento da campeã, ou seja: quanto mais remover Anivia, mais Anivias voltarão com O Tormento.

Gnar / Trundle

Contra Gnar / Trundle você não consegue equiparar as unidades no board neste confronto, mesmo com o nerf no Gnar, você perde tanto em valor quanto em tempo, além do deck do oponente oferecer respostas a algumas remoções e conseguir repor o board após certas execuções de unidades.

Taliyah / Ziggs

Aqui, se você remover os monumentos do oponente, estará ajudando ele. Seu Farron é pior que O Arsenal dele, se você quiser agressivar e bater no Nexus dele cedo é difícil porque não é a proposta do deck que é mais voltada para controlar o board. Sem falar que seus campeões são presa fácil para Vulnerável.

Recomendação de Cartas

Há diversas variações desse deck que levam algumas cartas que não citei aqui, então vou listar uma série de cartas que também podem ser utilizadas e que são tão boas quanto as que falei no decorrer do artigo. A decisão do que usar fica, é claro, por sua conta. Trouxe a versão que funciona comigo, mas pode não funcionar com você e é por isso que irei recomendar algumas outras cartas.

Ad

Unidades

Loading icon

Financista dos Ferros e Espinho da Rosa

Feitiços

Loading icon

Vapores do Sumidouro, Guilhotina de Noxus e Sigilo de Malícia.

Considerações Finais

Acredito que consegui destrinchar bastante Caitlyn / Ezreal, que é um deck que gosto muito de utilizar e até agora, nesse começo de atualização, tem sido o deck que mais funcionou comigo. Se você tiver alguma dúvida é só falar que a gente discute nos comentários, ok? Até mais ;)