Legends of Runeterra

Opinion

Udyr e Gnar: Primeiras Impressões

, Comment regular icon0 comments

Com o final da temporada de spoilers de Uma Jornada Curiosa, temos os últimos campeões revelados: Udyr e Gnar! Parece que já teremos um campeão muito promissor.

Edit Article

Para terminarmos a temporada de revelações da expansão de Uma Jornada Curiosa temos os campeões Udyr e Gnar, ambos de Freljord, mas com Gnar tendo dupla região com Bandópolis. Os dois campeões funcionam em conjunto, mas tem suas próprias peculiaridades.

Udyr, O Andarilho Espiritual

Image content of the Website

Udyr está em processo de receber uma atualização no League of Legends, então sua história provavelmente será alterada. Atualmente, ele é um guerreiro-xamã com muito poder. No passado, Udyr era incapaz de controlar seus poderes, mas depois que sua tribo foi quase aniquilada num ataque dos Praeglacius (a tribo de Lissandra).

Ad

Depois disso, tirando uma jovem Glacinata (que se tornaria a mãe de Sejuani), ele ficava sozinho, até que um dia encontrou um estrangeiro e eles lutaram. Esse homem era Lee Sin, que vendo que Udyr também sofria com a canalização de espíritos o convidou para ir para até Ionia para aprender mais sobre isso. Os dois foram juntos e lá Udyr treinou até perceber que os espíritos freljordianos estavam angustiados e retornar para sua terra natal.

No League of Legends, Udyr é conhecido por suas posturas animais. Elas foram adaptadas para o Legends of Runeterra através da Troca de Posturas, uma magia que permite selecionar entre quatro posturas para ativar: Postura do Urso, Postura do Javali, Postura do Carneiro e Postura do Garreroz. Essas posturas são diferentes das posturas que ele usa no League of Legends porque seu kit foi feito no meio da sua atualização, mas servem funções semelhantes: melhor os atributos, melhor o potencial defensivo, causar dano em área e melhorar o potencial ofensivo, respectivamente.

Loading icon

Udyr parece ser um campeão bem flexível criando posturas ao golpear ou reduzindo o custo delas a 0. Ele parece ser mais um campeão de suporte para estratégias diferentes. Mas se conseguir subir de nível ao causar dano no Nexus oponente sete vezes diferentes, ele se torna uma condição de vitória poderosa se você tiver conjurado algumas posturas. É importante ressaltar que o dano não precisa ser causado em turnos diferentes, mas em momentos diferentes. Se você atacar com três criaturas com Sobrepujar que causarem dano ao Nexus inimigo, Udyr já avança em três pontos.

As cartas vieram para causar dano ao Nexus, como Orador das Presas e Ossividente ou para criar posturas, como Errante Vulpina e Vidente Hyara. Essas cartas oferecem também flexibilidade para o campeão e podem ser usadas em decks diferentes, como decks focados em danificar o Nexus, como Sejuani Gangplank ou em decks que usam mais magias, como decks de Karma com Freljord, por exemplo. Também tivemos as cartas de transformação do Xamã Trevoguari e Xamã Mamute que se aproveitam da condição de subir de nível de Udyr.

Loading icon

Apesar da flexibilidade, Udyr não parece ser um campeão tão forte. Seus atributos são muito fracos para uma unidade de custo 5, especialmente uma que precisa golpear para gerar valor. Porém, cartas flexíveis costumam encontrar decks fortes com o avanço da expansão, então pode ser um bom campeão para ser adquirido futuramente. Apesar disso, as demais cartas de Posturas parecem bem fortes.

Gnar, O Yordle Pré-Histórico

Image content of the Website

Gnar é um yordle pré-histórico, como seu título sugere. Nasceu na época que o Freljord ainda não era congelado como é hoje e os yordles e humanos começaram a habitar o mundo. Ele admirava os yetis, na época ainda criaturas muito sábias e não tão animalescas como são hoje, gostava muito de explorar o mundo e também sofria problemas de nervosismo quando ficava irritado.

Ad

Um dia, ele percebeu que as coisas estavam erradas e foi investigar. Assim, chegou num grande campo de batalha que não entendia, mas quando viu, surgiu do chão um Observador. Ele sentiu muita raiva do Observador ao ver que ele estava atacando as pessoas, nunca tinha sentido tanta raiva antes e foi para cima dele para atacá-lo. Nesse momento, ele se transformou em um grande ser, mas antes de conseguir atacar, Lissandra o congelou e assim ficou por quase dez mil anos.

No League of Legends, Gnar é conhecido por sua transformação de Mini Gnar em Mega Gnar. Em sua forma mega, Gnar fica muito mais resiliente e poderoso, porém o jogador não tem controle sobre a transformação, ela acontece conforme ele ataca e é atacado. É possível controlar parcialmente escolhendo os confrontos que se toma. Essa mecânica de transformar e destransformar foi aplicada em sua carta, fazendo ele ser o único campeão que volta ao nível 1, mas isso também é compensado pelo seu ganho de +2/+2 quando sobe de nível enquanto a maioria dos campeões ganha apenas +1/+1.

Loading icon

Gnar como carta é um incrível gerador de valor. Ao golpear, ele cria um Graveto Pontudo ou reduz o custo de um em mão. Graveto Pontudo é uma das melhores cartas de Bandópolis. E, como ele tem ataque rápido, pode atacar quase todo turno de forma segura. Para subir de nível, basta que se cause dano ao Nexus oponente para que ele ganhe +2/+2 e sobrepujar, além de conceder vulnerável para o inimigo mais forte. Isso aliado ao ataque rápido garante que no próximo ataque ele vai conseguir mais uma troca favorável.

As cartas de Gnar são cartas de transformação, como os Xamãs de Freljord. Mas são bem mais poderosas.

Minidáctilo quando transformado garante dano no Nexus todo turno, permitindo transformações para suas outras criaturas. Sapo Pintado se transforma em uma unidade gigante que te ajuda a ter controle do campo adversário com dano no momento da transformação e Peximboi remove as unidades mais fortes do adversário.

Também temos Lagartiquinho, mas ele é bem fraco sendo apenas um 3/4 sem efeito adicional e por estar no início do jogo tem uma transformação mais difícil e como custo 2 ele compete com outras unidades de mesmo custo boas para o deck, como Orador das Presas.

Outra unidade importante para o deck de transformações é o Líder Nakotak, que garante buffs para o Gnar toda vez que ele se transforma. Porém, ao contrário de Gnar, as cartas dele estão mais presas ao arquétipo para a qual foram feitas, já que são bem dependentes do dano no Nexus.

Loading icon

Gnar é uma carta muito flexível que se adequa em qualquer deck de Bandópolis e de Freljord. Ele pode ser jogado com Gangplank ou Sejuani por ser um ativador de dano ao Nexus e contribuir para subir esses campeões. Mas também pode ser usado em decks aggro de Bandópolis com Ziggs ou Lulu por representar uma ameaça que precisa ser bloqueada e que ainda gera compra de carta para repor sua mão.

Ad

Além disso, também entra em decks de controle, já que a compra de carta com remoção ajuda contra todos os matchups de controle. Gnar deve ser o campeão que definirá o meta dessa temporada e com certeza é uma compra garantida para o começo da temporada.

Conclusão

As últimas revelações foram bem interessantes com dois campeões flexíveis, mas um claramente bem superior ao outro. Agora o jogo está com suas regiões finalizadas e não sabemos o que esperar de novo.

Mas pelo que a Riot tem mostrado, podemos esperar mecânicas bem diferentes. Há um anúncio previsto para essa semana sobre o futuro do jogo e então poderemos começar a fazer novas teorias sobre as próximas cartas. Quais você acha que serão? E o que achou dessa última remessa?