Guia de deck: Aatrox Xolaani Sentina, a lista que se recusa a perder
Introdução
Após o Runeterra Open dos dias 15 e 16 de abril, a lista de Aatrox com Xolaani, a Tecelã de Sangue começou a ficar muito popular na fila ranqueada e nos torneios de comunidade.
Por isso, preparei um guia completo de como jogar com essa lista incrível. É um deck que conquistou meu coração, e quem acompanha com frequência os meus artigos, sabe que levei essa lista para o Runeterra Open, no qual fiquei no top 16.
Ad
Como jogar com o Deck - Revivendo um estilo de jogo esquecido no tempo
Normalmente, as listas surgem no jogo devido a alguma necessidade que os jogadores sentem de vencer de algum arquétipo específico.
Porém, esse não foi o caso de Aatrox com Xolaani, a Tecelã de Sangue - na verdade, a origem dessa lista é um mistério, pelo menos para mim. Com certeza, pela natureza super divertida do deck, creio que os jogadores que caíram contra ela foram copiando o deck, e assim, num piscar de olhos, todo mundo começou a jogar com alguma variação dela.
Por uma causalidade muito feliz, essa lista é bastante consistente e muito forte contra o meta atual, e consegue facilmente entrar em lineups competitivas. A última vez que lembro que um deck carregando um arquétipo completamente novo chegando no meta do nada, foi a Rubin's Pile, do Riot Rubinzoo.
Porém, por mais que tenhamos "arquétipo novo", o estilo de jogo não é nem um pouco novo. Isso porque que esse deck joga lembra muito o antigo arquétipo de Aqueles que Perduram, no qual quanto mais unidades aliadas vão morrendo ao longo da partida, maior vai ficando a sua unidade com sobrepujar.
Lista
Diferente da lista de Aqueles que Perduram, o deck de Aatrox Xolaani, a Tecelã de Sangue só consegue aumentar os atributos da Xolaani, A Tecelã de Sangue se a unidade que morre estiver com atributos de ataque aumentados. Por isso os equipamentos são extremamente importantes, já que são a fonte principal de buffs que a lista propõe.
Outra carta importante para o arquétipo é a Angra do Ladrão. Esse monumento será responsável por preencher sua mesa com unidades de custo 1 com atributos de ataque aumentados e a palavra-chave de Assustador.
Além disso, em algumas partidas, a Angra do Ladrão será o suficiente para finalizar partidas sem precisar da Xolaani, A Ruína dos Aspectos.
Você deve ter percebido que temos muitas unidades de custo 1 nesse deck. Isso acontece por que a Capataz Farpada é extremamente eficiente para distribuir globalmente +1 de ataque para unidades aliadas de custo 1.
Isso facilita demais a gameplay do deck, uma vez que você não precisa mais se preocupar tanto assim em jogar seus equipamentos nas suas unidades, já que elas já estão com ataque adicional.
Estratégia principal
Podemos classificar essa lista como um deck Agressivo, pois seu objetivo principal é passar o máximo de dano possível todo turno de ataque.
Porém, isso não deve ser feito de qualquer maneira - quando você ataca com uma unidade, está expondo ela para ser alvo de bloqueio, e se o seu atacante morre durante um bloqueio sem ter ataque adicional, você está perdendo acúmulos da sua Xolaani, A Tecelã de Sangue.
Ad
É extremamente importante ser ofensivo, mas com cautela. Se ficar perdendo muitas unidades que não tem ataque adicional, no final da partida a sua Xolaani não será grande o suficiente para acabar a partida.
Uma vez que sua unidade na mesa já está com ataque aumentado, não deixe de atacar com esse seguidor. Se ele for eliminado, você está ganhando acúmulos para a sua Xolaani. Dessa maneira o seu oponente sempre será forçado a responder suas jogadas e o tempo inteiro ele terá que gastar recursos para isso.
Gradativamente seu oponente ficará sem recursos, e provavelmente com pouca vida, e por mais que tenhamos sempre poucas cartas nas mãos, sempre teremos um late game explosivo.
Os Darkins são equipamentos que podem ficar sendo reciclados na mesa o tempo inteiro, e por causa disso, no final da partida, ainda podemos invocar um deles no campo se for necessário.
Não se esqueça que, para garantir que a sua Xolaani, A Ruína dos Aspectos acabe com a partida em um ataque só, tenha sempre pelo menos um atacante adicional sem ser ela na mesa.
Guia de Mulligan - a parte mais difícil
Creio que você perceberá que a execução do deck em geral é bastante intuitiva, e em poucos jogos pega o jeito. Porém, a parte mais confusa com certeza é o Mulligan.
É difícil ter uma mão ruim com tantas unidades de custo baixo no deck, porém você deve sempre buscar uma mão excelente com essa lista. Se não for assim, corremos o risco de não ter Xolaani, A Tecelã de Sangue no turno 7.
Por isso, esse deck se beneficia da estratégia de Mulligan agressivo, no qual devolvemos para o deck todas as cartas que não são as cartas listadas abaixo:
Esse deck consegue passar 4 pontos de dano no turno 1 .
Artilharia Cascuda + A Balista Darkin é atualmente o único combo possível que consegue causar 4 pontos de dano no Nexus no turno 1. Atenção, este combo só funciona se você estiver atacando nos turnos ímpares.
Diferente de outros decks, essa lista possui uma mão excelente caso você esteja atacando nos turnos ímpares ou pares. As cartas listadas lá em cima são ótimas caso você esteja atacando nos turnos ímpares, porém se estiver atacando nos turnos pares, sua mão perfeita deve se parecer com essa:
Essa mão é perfeita se você ataca nos turnos pares, pois se desenvolver no primeiro turno a Corsária Atiradora, as únicas cartas que impedem que você ative o efeito de saquear da Capataz Farpada no turno dois são: Quietus, Torta na Cara e Foto da Galera. Cartas como essas não são muito comuns nas filas ranqueadas, nem mesmo em torneios.
Matchups Ruins
A lista de Aatrox com Xolaani sofre bastante contra decks que possuem muitos atordoamentos, ou remoções pesadas.
Ad
Na verdade, essa lista é extremamente fraca contra Controles de Ilhas das Sombras que levam Vingança e Quietus, uma vez que não existe nenhuma carta que defende as suas unidades dessas remoções no deck. E remoções de equipamentos também são extremamente fortes contra seu deck.
— Samira Fizz - O segredo para ganhar da lista de Aatrox com Xolaani é ser mais rápido que o deck. E Samira Fizz consegue ser mais rápido que a sua lista, usando unidades elusivas. Na verdade, qualquer deck que se beneficie de unidades elusivas como principal condição de vitória é extremamente eficiente contra nós.
Porém, o grande potencial dessa lista contra a sua é os elementos de burn e todo o dano direto que o deck produz sem se preocupar com remoções. Isso por que você é incapaz de interagir com o adversário, e Samira Fizz brilha muito se não há nenhuma interferência do adversário no seu plano de jogo.
— Rek'Sai Pyke - O deck de espreitadores consegue ser mais rápido e incisivo que a sua lista, e por isso dificilmente você ganhará a corrida de dano ao Nexus. A lista de espreitadores também conclui a partida mais ou menos durante os mesmos turnos nos quais já queremos descer a Xolaani, A Tecelã de Sangue, então depende muito de quem controla o token de ataque no turno 7; se você ataca nos ímpares, até pode ter uma chance.
Porém, se o deck de espreitadores atacou muitas vezes durante os turnos defensivos usando o Cardume de Afianhas, você será obrigado a entregar muitos bloqueadores, e eventualmente não terá recursos o suficiente para bater de frente com as unidades inimigas.
— Leona Noxus - Essa lista possui unidades gigantescas e elementos de atordoamentos que são fortes contra o seu deck. Caso a Leona caia em campo, você não possui nenhuma ferramenta para remover a campeã, nem mesmo o Rahvun, A Lança da Alvorada. E esse combo de cartas na mesa facilmente atordoará o seu campo inteiro com muito facilidade.
Sem contar que a campeã Leona possui a palavra-chave de Desafiador, o que significa que as suas unidades que não tiverem atributos de ataque adicional sempre estarão em perigo de serem removidas.
Matchups Boas
Em geral, decks lentos que não possuem remoções pesadas, ou listas Midrange lentas demais, sofrem muito contra a sua lista.
— Veigar Senna - Você esperaria que essa Matchup fosse ruim, já que o adversário leva cartas como Vingança e Quietus, sem contar muitos feitiços de cura e remoções.
Porém, todas essas cartas são extremamente caras, e você com a sua lista de Aatrox propõe muito dano desde os primeiros turnos; no momento que o seu oponente finalmente tiver recursos para remover as ameaças que estamos propondo na mesa, já será tarde demais.
O jogo para você é rápido demais, e a lista de Veigar Senna, por mais que tenha as ferramentas para parar o seu deck, não é rápida o suficiente.
Ad
— Seraphine Jack - Assim como Veigar Senna, essa lista possui todas as ferramentas para lidar com a sua mesa, e essas remoções são o suficiente para neutralizar o seu plano de jogo no começo. Mas, a única carta que não sofre contra nenhuma remoção de Piltover e Zaun e Águas de Sentina é a própria Xolaani, A Tecelã de Sangue.
O deck de Seraphine e Jack não consegue produzir dano o suficiente para lidar com a sua Darkin gigantesca. A boa notícia para a sua lista jogando contra Sera Jack é que o deck de Seraphine não consegue concluir o jogo com facilidade contra a sua lista, dando tempo o suficiente para você comprar a sua Xolaani e acumular atributos nela.
— Karma Sett - De todos os decks de Controle do meta, esse é o que mais sofre na sua mão. Além de não possuir remoções, o jogo para a Karma só resolve no turno 10, e a sua lista de Xolaani conclui a partida normalmente no turno 7 ou 8 no máximo.
A lista de Ionia não é preparada para lidar com tantas unidades de custo baixo tão cedo no jogo. As remoções que o deck de Karma Sett propõe não removem as cartas de verdade, e, na realidade, são atordoamentos ou retornos.
Isso pode ser um pouco chato, pois a sua Xolaani, A Tecelã de Sangue em geral tem dificuldade de crescer em partidas contra Karma, por isso recomendo procurar no seu Mulligan o monumento Angra do Ladrão: essa carta será a sua principal condição de vitória.
— Aatrox Vayne - A lista de Aatrox Vayne possui apenas uma arma contra o seu plano de jogo: O combo Valor + A Harpa Darkin. Em geral, unidades com Desafiador são extremamente eficientes contra o seu deck, porém você ainda consegue lidar com essa pressão se for agressivo o suficiente.
Mas uma unidade com Patrulheiro + Desafiador e Ataque rápido, é impossível de lidar, e você pode ter certeza que a Valor irá destruir a sua mesa inteira num piscar de olhos. Fora isso, a lista não possui outros recursos para lidar com a sua agressividade e, em geral, fechamos o jogo com facilidade no turno 7 com sua Xolaani.
Dicas rápidas, porém importantes
— Não se preocupe com o Aatrox, o campeão só está na lista para permitir que você consiga rodar os equipamentos Darkin em conjunto das unidades de custo 1. Não precisamos ter o campeão na sua mão inicial.
— A Balista Darkin é perfeita para lidar com a Karma se você invocar a Naganek de Zuretta. Em partidas que não compramos a Xolaani, é provável que tenhamos que recorrer aos Darkins para finalizar o jogo.
— Quando um aliado equipado com As Carniceiras Darkin morre, ele invoca um Servo Darkin, que é uma unidade de 1 de custo. Ou seja: ele tem muita sinergia com o seu deck. Então procure sempre ficar invocando essa unidade, se possível.
O Servo Darkin se beneficia de equipamentos, porém sempre procure equipá-lo com qualquer equipamento sem ser As Carniceiras Darkin. É mais eficiente para o seu deck evocar Servos Darkin o tempo todo, e se a unidade morrer se tiver equipada com as Carniceiras, uma unidade de custo 1 não será invocada.
Ad
— Steem raramente será uma unidade que terá um impacto nas partidas, além de propor uma palavra-chave para a sua Xolaani, A Ruína dos Aspectos. Na verdade, o Steem é a única ferramenta que você tem no deck que pode trazer algum tipo de defesa para a sua Xolaani.
— Angra do Ladrão funciona melhor se você joga o monumento na mesa durante um turno de ataque, pois a contagem dele acabará no seu próximo turno de ataque, lhe dando muitos atributos e a palavra-chave de Assustador para suas unidades de custo 1. Sendo assim, podemos preparar um ataque aberto muito forte.
Conclusão
Esse deck ganhou o meu coração e espero que ganhe o seu também. Essa lista é recheada de pequenos combos e interações muito divertidas, que deixam o jogo muito refrescante para mim.
Se você leu até aqui, agora tem o conhecimento de todos os segredos da Xolaani para destruir o mundo! Quer dizer, a fila ranqueada…
Não se esqueça de comentar e compartilhar nas redes sociais! Até a próxima.
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar