Há vários tipos de cartas dentro do Legends Of Runeterra, sendo que as compras de carta são parte essencial do ecossistema do jogo. É certo que não possui um padrão para comprar cartas, tanto que temos campeões, feitiços, monumentos e seguidores realizando essa função, e é encontrado em todas as regiões, porém, algumas tem menos e outras possuem mais compras de carta, incluindo um funcionamento diferente.
Classificação de Compras de Cartas
Vamos atribuir a ideia de “compras genéricas” para quando você compra uma carta direto do topo do seu deck, dessa forma, é uma ação que você não sabe o que vai conseguir. Por outro lado, temos a ideia de “compras específicas” quando não é relacionado ao topo do seu deck e você pode ter uma ideia do o que você vai receber na sua mão.
Ad
Para entendemos melhor a diferença de compras genéricas para compras específicas, podemos pensar no Olho de Nagacáburos e Cascata Lívida. Essas duas cartas dispõem “compre” junto de uma quantidade sem dizer o que você pode adquirir, portanto é ligado ao topo do seu deck. Diferente do Leviatã e Revna, a Guardiã Mitológica, que aponta o que vamos adquirir ao realizar o ato de comprar uma carta, o Leviatã adquire para você o Swain enquanto a Revna, a Guardiã Mitológica menciona uma unidade com +5 de poder.
Além do mais, cartas que possuem a palavra-chave “pilhar” serão consideradas compras de cartas, pois também executam a ideia de tirar algo do deck e até mesmo contam para progressão de nível do campeão Twisted Fate (que sobe de nível após você comprar 9 cartas).
Outro tipo de carta que será incluída são unidades que geram compras de cartas, como Gnar criando Graveto Pontudo ou Zilean e sua Bomba-Relógio.
Compras de Cartas por Região
Ilha das Sombras
Acredito que possa até parecer estranho, mas Ilha das Sombras é a região com menos compras de cartas — isso em quantidade — pois sabemos que acaba sendo uma região muito eficiente quando o assunto é comprar cartas.
O mérito para tal característica é do Vislumbre do Além, carta que consegue comprar 2, servindo até mesmo para gerar situações favoráveis. Se, por exemplo, seu oponente gastou mana e recursos para remover sua unidade e você responde com Vislumbre do Além, temos aqui uma troca favorável para você — afinal ele gastou 1 ou mais cartas para remover sua unidade enquanto você por mais que perdeu a unidade, acabou recebendo mais 2 cartas na mão.
Vislumbre do Além também trabalha bem com a mecânica de abater que a região tem, podendo ativar efeitos de outras cartas e sendo usado ao lado de Parasita Espiritual, que tem o mesmo efeito.
Vamos relembrar dos tempos de glória de Thresh Nasus: esse deck acabava sendo um deck muito opressor por causa dessa ideia de trabalhar sua mecânica de abater e sendo agressivo ao mesmo tempo que gerava recursos, portanto dificilmente ficava sem cartas na mão mesmo sendo um aggro.
Demacia
Esse é um caso que não vai surpreender ninguém: nossa penúltima colocada é Demacia, com 5 compras.
Historicamente, a carta mais eficiente dessas 5 é o Lanchinho de Dragão, por causa da sinergia que ela tem dentro do deck que costuma jogar (Dragões) podendo ajudar um dragão crescer mais rápido ou uma Shyvana passar de nível mais rápido. Inclusive não acho um exagero falar que provavelmente foi a carta que mais jogou no meta entre essas 5.
De forma geral, Demacia é uma religião limitada para compras de carta, ficando na necessidade da região que estiver ao lado dela para realizar essa função. Um exemplo são os clássicos midranges de Demacia/Targon como Dragões citado anteriormente, Taric Poppy e Pantheon Yuumi.
Ad
Esses 3 decks aproveitam da força de Demacia para unidades e usam de cartas de Targon como Cascata Lívida e Toque Conselheiro para terem algum tipo de compra de carta.
Noxus
Logo depois temos Noxus com 6 cartas. Acredito que Noxus possui a mesma sensação que Ilha das Sombras, uma região que tem menos em quantidade, mas acaba sendo ótima em eficiência.
Ao longo do jogo, o deck de Ashe LeBlanc é possivelmente o deck com maior poder de comprar que já tivemos no LOR, graças a utilização de Palavras Sussurradas e Avaliadora Trifariana que esse deck tem. E no caso de Palavras Sussurradas, é comum até ser visto sendo usado fora do arquétipo de Reputação.
Na região de Noxus também encontramos o arquétipo descarte. Por mais que o Médico Sepulcral seja a única compra descarte Noxiana, esses decks nas últimas expansões deixaram de perder o gás rápido para decks que conseguem gerar muito valor. Vamos aprofundar melhor nisso quando mencionarmos Piltover/Zaun.
Bandópolis
A região dos yordles possuem 7, ficando na frente dos Noxianos por uma carta a mais.
Bandópolis é uma região que tem criação de cartas como uma das suas maiores forças, por isso o assunto comprar cartas em Bandópolis não é muito abordado, contudo não é motivo para ser fraco.
Quando a região chegou ao jogo, Caminhos Ocultos reduzia seu custo para 3 manas, entrando facilmente em qualquer deck de Bandópolis e era uma carta muito poderosa. Alguns nerfs chegaram na região e essa foi uma das cartas que foram atingidas, passando a reduzir seu custo para 4 manas — depois disso acabou caindo no esquecimento e não é mais tão poderosa.
Graveto Pontudo tem uma história semelhante: é uma carta poderosa que entra em muitos decks, porém diferente do Caminhos Ocultos não foi nerfado, e é até hoje um grande pilar da região.
A Jornada Curiosa foi a expansão que trouxe o campeão Gnar ao jogo, e ele tem habilidade de criar um Graveto Pontudo na mão ao golpear, e é claro que por isso acaba sendo um campeão muito forte e encontrou espaço em muitos decks. Gnar acabou sendo nerfado com o tempo e perdeu popularidade, porém continua sendo uma boa carta por conta de sua habilidade.
Shurima
A região do grande Imperador das Areias é dona de 9 compras.
Ao analisar todas as compras de cartas de Shurima, é nítido que algumas possuem um destaque maior que as demais. Preservário tem uma grande presença, foi utilizado em decks metas como Mono Shurima, Lissandra Taliyah e aparecia em uma cópia em Renekton Sejuani, Kaisa e Akshan Sivir.
Ad
Podemos observar que todas as cartas que tem a capacidade de comprar 2 de forma genérica são facilmente utilizadas, Caminhos Ocultos e Palavras Sussurradas mostrou isso antes, e agora temos o Preservário.
Outra carta com destaque é Ritual de Chamado: garantir um campeão na mão é muito bom, por isso entra em decks de Shurima que dependem muito de ter o campeão logo na mesa, como Kaisa, Thresh Nasus (ou Kindred Nasus), Viego Shurima e Mono Shurima.
Uma menção honrosa para Akshan, que além de ser um campeão que oferece uma forma de comprar carta, também oferece outras habilidades, sendo muito versátil, portanto obteve uma presença alta no meta e joga em diversos decks.
Targon
A região dos famosos Aspectos pode falar que possui 11 compras de cartas.
Em Targon encontramos um contexto semelhante a Bandópolis: é uma região focada em criar cartas a partir da mecânica de Evocar, e além disso englobam campeões que trabalham diretamente com essa ideia de gerar cartas/evocar como Zoe, Aphelios e Aurelion.
Por isso temos uma dificuldade de destacar uma grande compra para a região, o mais semelhante ao Graveto Pontudo que temos em Bandópolis e com boa popularidade é Cascata Lívida e Toque Conselheiro, essas 2 cartas apareceram em Pantheon Yuumi, Nami Zoe e Aphelios Viktor.
Um problema que encontramos nas demais compras de carta de Targon que não acontece com as duas citadas é o fato das outras cartas estarem muito direcionadas a um único arquétipo. Por exemplo, Ninhada de Dragão acaba sendo exclusiva para decks de dragão ou Vórtice Místico apenas para decks de Bardo, visto que você não consegue ser aproveitado em outros decks.
Freljord
Chegamos no top 4, e na 4º posição temos as terras gélidas do Norte. Considero isso bastante interessante, pois acredito que Freljord possui uma sensação de enganação como Ilha das Sombras e Noxus, porém aqui acreditamos que a região não possua compras de carta, o que não é verdade — pelo contrário: há muitas, sendo 14 para ser mais exato; entretanto são muitas específicas e isso acaba dificultando qualquer deck levar. A única compra genérica em Freljord que você pode levar no seu deck é o Vigilante Avarosiano, e no máximo as cartas geradas por Ashe e Gnar.
Falando sobre as compras específicas de Freljord e sua história no meta, podemos destacar Bjerg Balbuciador como uma carta com potencial de combo, sendo possível montar seu deck com uma ideia do que você quer que ele traga, assim foi com Trundle Lissandra para Bjerg Balbuciador trazer a Matrona Espectral ou em decks midranges que você quer ele compre seu campeão sabendo que ele é a única unidade com 5 de poder como Sejuani Teemo e Udyr Akshan.
Ad
Outra figura carimbada é Revna, a Guardiã Mitológica dentro dos decks de Cronologias desde que ela foi lançada. Também podemos citar Vozes dos Ancestrais como uma carta sempre com grande presença em decks controle que trabalham com ramp.
Ionia
Ionia ocupa a terceira posição, apenas uma a mais que Freljord, chegando a 15 cartas. É interessante observar que Ionia tem um perfil de uma mistura de compras genéricas e compras específicas.
No lado específico temos Meditação Profunda que sempre teve uma grande presença nos decks metas de Ionia, posso citar os tempos de glória de Karma Ez e Lee Zoe, ambos decks que trabalham muito com feitiço e os dois rodavam Meditação Profunda. Hoje em dia temos Nami TF Ionia como um deck poderoso de feitiços e que usa Meditação Profunda.
Puxando agora do lado das compras genéricas temos com grande participação ao longo da história do meta (e que já tomou 2 nerfs) a famosa: Assassina das Sombras. Uma carta que consegue ter bastante presença nos decks ionianos assim como Assassina das Sombras e lançada mais recentemente foi o Sai'nen das Mil Caudas.
Águas de Sentina
Na segunda posição temos Águas de Sentina, tendo 20 compras de cartas. Apesar da existência Zap Nadajato e cartas tutoras de campeões (O Apavorador e A Sereia), a maioria das cartas que a região tem acesso são do tipo genérico. Mesmo assim acho importante destacar o Zap Nadajato, que historicamente sempre foi uma carta muito presente nos decks de Águas de Sentina.
Observamos que Águas de Sentina trabalha muito com a ideia de comprar a partir de unidades, você coloca uma unidade na mesa e essa unidade garante uma carta para você na mão, como é o caso de Rãdivinha, Malandro da Sinuca e Twisted Fate. O mesmo vale para cartas que podem pilhar. Mas claro, isso não é uma regra e não exclui feitiços com essas capacidades.
Aliás, quem jogou na época do lançamento de Águas de Sentina lembra como Produtos Surrupiados fez um estrago no meta, e hoje em dia temos Olho de Nagacáburos como uma carta bastante popular e forte.
Piltover/Zaun
Ad
O grande campeão do torneio de região com mais compras de carta é Piltover/Zaun, com 24 cartas que realizam tal habilidade. Assim como Águas de Sentina, muitas vezes são compras do tipo genérico, podendo ser usada em qualquer deck como é o caso de Artimanha Temporal e Viajantes Aborrecidos.
Em Piltover/Zaun temos uma mistura semelhante a Águas de Sentina sobre comprar com unidades ou comprar com feitiços. Porém quando falamos de comprar com unidades muitas vezes é relacionado a mecânica descarte, que é o caso de Pedinte Zaunita, Draga do Sumidouro e Jinx.
Isso é muito intrigante, afinal o deck descarte começou como Draven Jinx perdendo o gás muito rápido, você tinha o lado de Piltover/Zaun querendo descartar e Noxus oferecendo cartas para serem descartadas, mas sem muito compromisso. Entretanto, quando Sion chegou ao jogo trouxe mais cartas que pedem para ser descartadas, entre elas Alma Perdida, uma carta de valor infinito sempre se renovando, e com isso Draven Jinx virou Draven Sion e começou gerar muito valor, comprando bastante enquanto gerava efeito descarte.
Sobre os feitiços, Dia do Progresso! ganhou mais visibilidade virando uma carta versátil no Contapedras Piltovense e Choque de Statikk foi uma carta sempre presente nos decks de remoção que jogavam ao lado do campeão Ezreal como Ez Draven e Cait Ez.
Conclusão
Ao todo existem 115 compras de carta no nosso querido joguinho, e agora sabemos como está dividido entre as regiões e como cada uma delas trabalham. Acredito que seja um assunto interessante, afinal é um lado que não paramos muito para analisar. E você, o que acha?
— commentaires0
Soyez le premier à commenter