Introdução
Quando aparece uma lista muito forte ou dominante, surge uma necessidade dentro do ecossistema competitivo de ter um deck que ganha dessa lista, se não todas as partidas seriam só um deck. E todo mundo viveria de 50% de taxa de vitória jogando partidas espelhadas.
Por isso existem listas anti-meta que servem como armadilhas diretas para os decks mais fortes. Esses são decks feitos para ganhar do melhor deck.
Mas o que acontece quando existe mais de um deck dominante no jogo?
Antes da rotação, a lista de Heimerdinger e Jayce servia como esse deck, que é o supremo anti-meta. Ele ganha de todos os decks mais fortes que surgiram antes dele. Na verdade, essa lista surgiu por causa desses decks super fortes.
Ad
E agora após a rotação, um forte candidato a ser o novo deck anti-meta está surgindo nas filas ranqueadas e nos torneios, a lista de Galio Udyr. Vamos entender o porquê esse deck surgiu e como jogar com o possível melhor deck para responder ao meta atualmente.
Galio Udyr - Entendendo a construção do Deck
Para você entender por que Galio Udyr funciona, primeiro precisamos saber como anda o estado atual do meta.
No momento, a lista mais popular é Ashe LeBlanc, seguido de Karma Sett. É esperado que mais da metade de lineups competitivas rodem pelo menos uma dessas listas. E nas filas ranqueadas, 3 em cada 10 partidas você irá jogar contra um desses dois decks.
São duas listas muito fortes e consistentes, por isso surgiu uma necessidade de vencer delas, e por isso o meta foi se moldando em torno deste fator. Recomendo muito ler meu artigo sobre rotatividade de listas dentro do ecossistema competitivo, para entender melhor sobre o assunto.
Porém, nenhum deck que surgiu até então conseguia performar com extrema eficiência contra essas duas listas simultaneamente. Era sabido que Demacia é uma região de pressão de mesa que se sai muito bem contra arquétipos de Controle, porém sofre muito contra os congelamentos de Ashe e LeBlanc.
Até que um dia alguém finalmente reviveu um arquétipo que, na verdade, nunca viu gameplay competitiva: As unidades formidáveis.
A Lista
A palavra-chave Formidável faz com que a unidade que a leva utilize os atributos de vida como os seus atributos de ataque. Isso faz com que, se a unidade perde vida, ela perde ataque também, e por causa disso esse arquétipo nunca foi muito popular, pois as unidades são relativamente fracas demais. Porém, unidades Formidáveis não são congeladas, pois elas já possuem 0 pontos de ataque.
Em uma matchup contra Ashe e LeBlanc, as cartas de congelamento que seriam usadas para facilitar as trocas acabam morrendo na mão de seu adversário, pois elas são inúteis contra o deck de Galio Udyr. Essa interação favorável contra congelamentos, somado as interações que Demacia e Freljord possuem para defender suas unidades, faz com que essa lista seja ótima contra Ashe e LeBlanc.
Mas e a matchup contra Sett e Karma? Devido às remoções de Piltover & Zaun serem em sua maioria cartas de dano direto as unidades, uma unidade Formidável se destaca muito por conseguir driblar esses feitiços. O seguidor Touro de Petricita não toma dano de feitiços e nem de habilidades inimigas. Sendo assim, é a carta perfeita para lutar contra a região de Piltover.
Como Udyr Galio funciona
Essa lista consiste em estabelecer uma carta em campo que será a esponja para todos os buffs e proteções que você roda na sua lista. Normalmente, essa carta será o Touro de Petricita. Sendo assim, apenas a região de Ilha das Sombras conseguiria lidar com esse tipo de ameaça por causa da carta Vingança e outras remoções.
Ad
Fora isso, se você tiver um Touro de Petricita com muita vida e Regeneração, nenhuma outra região consegue lidar com essa carta de facilmente.
Eventualmente você terá a prioridade em campo por causa das suas unidades gigantes, e o seu adversário será obrigado a fazer bloqueios desesperados tentando proteger seu Nexus.
E algumas cartas irão morrer nas mãos dele, fazendo com que uma hora ou outra seu adversário não terá mais recursos para impedir o avanço de suas unidades.
Regeneração - uma das piores palavras-chave finalmente sendo importante
Devido às unidades Formidáveis perderem vida e ataque ao mesmo tempo quando entram em combate, a palavra-chave de Regeneração, que nunca foi interessante, finalmente consegue ser útil.
Sobre o Udyr
Atualmente, a forma mais eficiente de conceder Regeneração para uma unidade é usando as Posturas do Udyr, e é por isso que o campeão e seus seguidores fazem presença nesse deck.
O Udyr nunca teve um arquétipo competitivo forte, nem mesmo uma lista ranqueada popular. Mas agora ele finalmente consegue ver jogo, por trazer facilmente para mesa o recurso defensivo da Postura do Javali, que garante +2 de vida e Regeneração para um aliado.
Além de estar aumentando o ataque e a vida de uma unidade Formidável, esse feitiço torna os combates quase que injustos para o seu adversário, uma vez que suas unidades irão sempre estar com vida e ataque cheios no próximo turno.
Demacia, a região anti-meta
Demacia é a região que possui mais ferramentas para lutar contra o meta. Ela só precisava de uma parceria que conversasse bem com as estratégias da região. E Freljord faz muito bem esse papel de suporte para o deck de Galio Udyr.
Você tem acesso a congelamentos, buffs de vida e unidades que geram posturas. Isso somado as truques de combate de Demacia e unidades formidáveis é a receita perfeita para um deck Midrange de sucesso.
Além do mais, você tem acesso ao Supressor Pétreo, que atualmente é uma carta que além de acabar com a estratégia de Karma Sett, também consegue atrapalhar e muito listas de Samira e Fizz, baseadas em jogar muitos feitiços.
Sem contar que seu arsenal conta com Texurso Segurança, que é perfeito contra unidades elusivas. Parece que nenhuma lista atual consegue bater de frente com a quantidade de interações anti-meta que Galio Udyr possui.
Finalizadores e Late Game
Uma dúvida que surge muito a jogadores que não são acostumados com listas de Midrange lentas é: como eu fecho as partidas?
E com o deck de Galio Udyr, temos 3 formas principais:
A primeira é usando o Galio como fonte de Mobilização, e preparando dois fortes ataques em um turno.
Sobre o Galio
O campeão, além de conceder 3 pontos de vida para as suas unidades, se elas forem formidáveis, está concedendo 3 pontos de ataque também. Além de ser a forma mais segura de investir a sua mana no turno 7, uma vez que o campeão possui a palavra-chave de Escudo de Feitiço, e é dificilmente removido instantaneamente.
Ad
A segunda forma é usando Anaakca, a Lança Darkin. O Darkin é ótimo para propor ataques surpreendentes, trazendo ameaças adicionais à mesa nas quais seu oponente não estava se preparando para lidar.
Sem contar que esse seguidor possui muita vida e ataque e consegue ser uma fonte ofensiva quase que imparável em qualquer situação. Por mais que essa lista não seja completamente preparada para combar com a Anaakca, o deck consegue se beneficiar muito bem disso.
A terceira é por meio do Udyr e suas Posturas. Você pode acumular Posturas em um Touro de Petricita ou até mesmo no pro próprio Udyr. O campeão fica gigantesco e pode finalizar facilmente jogos se você tiver Sobrepujar.
Matchups
Por mais que Galio Udyr seja um dos melhores decks anti-meta do jogo, ainda existem decks que são muito fortes contra a sua lista.
Falarei sobre elas, além das que mencionei acima, explicando o motivo do nosso deck ser o anti-meta.
Esse é o caso dos espreitadores Rek'Sai e Pyke. O ritmo dessa lista é acelerado demais para o seu deck competir, e as cartas dos espreitadores terão muito mais ataque do que você terá de vida. Sendo assim, é extremamente difícil ganhar desse deck.
Samira Leona possui os atordoamentos, que destroem completamente os seus sonhos de vitória. Em geral, suas unidades serão maiores e mais prontas para o combate em comparação ao deck de Samira e Leona, mas isso não adianta de nada se elas não podem bloquear, já que estão atordoadas.
A Leona é perfeita para acabar com listas Midrange, então não é nenhuma surpresa que Galio e Udyr sofram nas mãos dela.
Gwen Demacia é outra lista que vence do seu deck. As unidades com sagrado acumulado são baratas demais e facilmente sempre terão atributos o suficiente para lidar com a vida extra que as suas unidades possuem. Sendo assim, dificilmente as trocas no meio para o final do jogo serão favoráveis para você.
Dessa maneira, você, ao longo da partida, será obrigado a sacrificar algumas unidades para salvar seu Nexus, e como já falamos nesse artigo, perder unidades com a lista de Udyr Galio é praticamente perder a partida.
Mão inicial
Esse deck se beneficia de uma estratégia de Mulligan condicional. Isso significa que a sua mão inicial varia bastante dependendo da matchup que enfrentará. Porém, existe uma mão recomendada independente da matchup também.
A sua mão inicial deve conter as seguintes cartas na maioria das vezes:
Se você estiver jogando contra listas que levam Piltover & Zaun ou qualquer deck de Controle, é importante sempre ter na mão inicial o Touro de Petricita.
Se você estiver jogando contra outra lista de Demacia ou Midrange, o Asalonga de Petricita é a sua carta mais importante.
Ad
Agora se você estiver contra Samira Fizz, o Supressor Pétreo é a sua carta mais importante da mão.
Contra qualquer deck Agressivo, é importante ter o feitiço Combate Individual para facilitar as suas remoções, uma vez que você será o responsivo da partida.
Dicas rápidas, mas muito importantes
— A Vidente Hyara é perfeita para você estabelecer o ritmo das posturas do Udyr em campo. Essa unidade zera o custo da primeira postura jogada a cada turno e por isso você não é punido caso tenha um ou mais Supressor Pétreo em campo.
— Procure sempre jogar o Galio na curva, pois o campeão possui a palavra-chave de Escudo de Feitiço e isso é extremamente forte no meta atual. E ele é sempre uma grande ameaça na mesa.
— Evite trocas desfavoráveis. Se você não tem atributos ou mana o suficiente para ganhar um combate, no início do jogo é melhor você ceder alguns pontos de vida do seu Nexus ao invés de perder suas unidades. O seu deck não possui compras de cartas, então qualquer unidade perdida demora muito para ser reposicionada em campo.
— Sempre tenha mana de feitiço à sua disposição. Dessa maneira, você estará sempre preparado para defender seus seguidores. E também, seu oponente ficará mais recluso em tomar decisões mais arriscadas.
— Identifique logo cedo qual será a sua condição de vitória, pois se trata de uma lista de Power Play. Isso significa que raramente você irá ter muitas cartas na mão. Além disso, cada jogada que você faz é lenta, e gasta muita Mana.
Sendo assim, você perde recursos muito rápido e é obrigado a se adaptar às cartas vindas do topo de seu deck. Caso você identifique que é necessário ganhar subindo o nível do seu Galio, por exemplo, invista nisso desde os primeiros turnos.
Conclusão
Se você leu até aqui, agora possui o poder de decifrar o meta e jogar com a lista anti-meta mais forte atualmente.
Se curtiu esse artigo, não se esqueça de comentar e compartilhar nas redes sociais! Até a próxima!
— commentaires0
Soyez le premier à commenter