Introdução
A nova expansão: Caminhos Oníricos chegou, e como de praxe sempre venho aqui com vocês analisar cada uma das cartas novas, e além de dar nota à elas.
Vamos dar notas de: ★☆☆☆☆ (uma estrela) até ★★★★★ (cinco estrelas), sendo que cada nota significa:
★☆☆☆☆: Carta Muito Ruim - não será jogada ou não combina com nenhum arquétipo, podendo até mesmo ser prejudicial para algum deck.
★★☆☆☆: Carta Ruim: - Pode ser jogada em alguns decks extremamente específicos, mas, em geral, não será uma carta relevante para o meta.
Ad
★★★☆☆: Carta Boa - Carta que jogará em decks do meta, e pode aparecer bastante no jogo, mas não é necessariamente forte.
★★★★☆: Carta Muito Boa - Carta que pode jogar em MUITOS decks do meta e com certeza aparecerá bastante, por ser uma carta forte.
★★★★★: Define o Meta - Carta tão forte que o meta pode girar em torno dela (ou você joga com ela, ou joga respondendo a ela).
Lembrando que esse artigo é baseado nas minhas opiniões e experiencia de 4 anos jogando e narrando profissionalmente LoR.
As notas e a análise será feita considerando APENAS o meta do formato Padrão, eu deixo bastante explícito no texto quanto estou me referindo ao formato Eterno, então caso o contrário, estamos falando sobre o Padrão. Não falaremos sobre PoC (Não jogo esse formato).
Deixe nos comentários as suas próprias notas e analises das cartas novas, para eu interagir com você. Vamos às cartas!
A análise será divida entre regiões para facilitar a visualização no artigo.
Noxus
O Maioral da Arena
Nota: ★★★★☆
A primeira carta que analisaremos é o novo tipo de monumento, as Histórias.
O Maioral da Arena é extremamente flexível, pois você pode usar ela tanto de forma agressiva quanto defensiva. É possível aumentar os atributos de ataque de uma de suas unidades durante o seu turno de defesa (caso seu oponente passe a prioridade desenvolvendo uma unidade), dessa forma impedindo que o seu oponente ataque, pois ele perderá o atacante dele para o seu bloqueador buffado.
Sem contar que essa carta, sozinha, pode ser a luz no fim do túnel para o arquétipo de Noxus agressivo dessa expansão, já que tudo indica que Noxus voltará a ser uma região de controle.
É bom ver Noxus ganhando cartas flexíveis e baratas como essa, que podem ser úteis em uma gama gigantesca de decks.
Essa carta no Eterno pode ser incrível, já que lá Noxus de fato é uma região extremamente agressiva.
Machado de Guerra Deteriorado
Nota: ★★★★☆
Esse equipamento é o ápice da agressividade em Noxus, e pode ser extremamente útil se pareado com algum seguidor com alguma palavra-chave agressiva como sobrepujar, ou até mesmo elusivo.
De qualquer forma, você perde atributos toda vez que você não ataca com a unidade equipada - ou seja, todos os turnos do seu oponente, que você não possui o token de ataque.
Essa carta pode ser ótima nesses decks de sobrepujar de Noxus com Freljord, apenas por ser extremamente barata. O grande problema é que o arquétipo de sobrepujar perdeu algumas cartas muito importantes na rotação, e talvez não seja tão forte assim no meta - tanto que no formato Eterno esse equipamento talvez seja muito melhor do que no Padrão.
Mesmo assim, daremos uma nota boa para o Machado de Guerra Deteriorado, pois é uma das poucas cartas que dá +3+3 por 2 de custo, e isso é bastante coisa por pouquíssima mana.
Ad
Domador de Yetis
Nota: ★★★★☆
Essa carta só não é 5 estrelas, pois dificilmente um arquétipo de descarte será meta na próxima temporada, visto que algumas cartas foram rotacionadas. Apesar da Jinx estar ainda no Padrão, não acredito que ela sozinha carregará esse estilo de jogo nas costas.
Porém, o Domador de Yetis tem muito potencial de ser essa carta que carrega o arquétipo inteiro. Se decks de descarte voltarem com tudo, será por causa desse seguidor.
É incrível a quantidade de atributos que ele gera em campo, por apenas 4 pontos de mana. Estamos falando de 6|7 distribuídos em dois corpos.
Considerando que a habilidade de descartar cartas, não é um empecilho no Runeterra, visto que muitas cartas pedem para ser descartadas, e ainda restam bastante delas no Padrão, e podem funcionar muito bem com o Domador de Yetis.
Estou bastante satisfeito com essa carta, ela demostra que a Riot está apta a deixar o meta bastante aberto, permitindo que arquétipos relativamente fracos tenham espaço ao ganharem cartas fortes nessa expansão.
Piltover e Zaun
A Prece da Luz de Velas
Nota: ★★★★★
Essa carta já entra no jogo como uma “staple” para as listas de Janna que, apesar de estarem relativamente fracas no Padrão, com a pool de cartas reduzidas do formato, a tendência é que esse arquétipo volte com tudo para o meta. Ainda mais agora, com a presença de A Preçe da Luz de Velas.
Essa carta ajuda demais as listas de Janna a regular a curva do deck, caso você compre mal, e ajuda também a ter turnos extremamente explosivos abusando da mecânica de redução de custo de algumas cartas do pacote da Janna, como o Marinheiro Ventonato.
A Preçe da Luz de Velas permite que o jogador de Piltover e Zaun entre rapidamente em uma bola de neve de valor, a qual só pode ser parada com destruição de monumentos.
Comprar cartas e elevar cartas de graça (quando você ativa o ato II e III dessa carta) é absurdamente forte, e com certeza será um efeito extremamente relevante para o meta.
Cartografia Alada
Nota: ★★★★☆
Essa carta servirá de tutor (indireto) para as listas de Janna, e no formato Eterno, pode até mesmo servir de tutor direto de alguma peça de combo em algum deck específico (que pode surgir em um futuro não tão distante, quem sabe).
As cartas do deck de Janna que custam menos, ou o mesmo que a Cartografia Alada, normalmente servem de engrenagem para o arquétipo, como a Maryam, a Protetora do Templo e Artimanha Temporal. Então você tem quase sempre a garantia de que terá uma unidade ou carta jogável que manterá o seu ritmo de combo estável.
Sem contar que ela também te ajuda a comprar o Marinheiro Ventonato, que é uma das cartas mais importantes do arquétipo.
Mutação Anômala
Nota: ★★★☆☆
Essa carta tem bastante potencial, e não é ruim, apesar de até agora ter menor nota no artigo.
Ad
O problema desse feitiço é que ele custa muita mana, é lento, e precisa dar alvo em um aliado para funcionar. Todas essas variantes deixam essa carta um pouco difícil de fazer funcionar.
Fora isso, é bastante claro que esse feitiço é ótimo em listas de Jayce, transformando toda a sua mesa em Albus Ferros, por exemplo. Mesmo assim, ainda é um combo bastante caro, e provavelmente não verá tanto jogo assim, apesar de ser relativamente forte.
Shurima
O Exército do Imperador
Nota: ★★★★★
Apesar de Shurima ter perdido MUITAS cartas boas nessa rotação, ela ganhou provavelmente as melhores nessa expansão.
O Exército do Imperador é uma carta extremamente completa que combina muito com basicamente tudo que Shurima propõe como região. Ela pode aparecer em todos os decks de Shurima, pois posiciona bloqueadores, prevê, e ainda prepara ataques fortes para você - tudo em uma carta que custa apenas 2 de mana.
No formato Eterno, esse monumento tende a ser broken, pois lá podemos jogar de Azir Irelia.
Decks de Mono Shurima podem ainda ser extremamente populares devido a essa carta, que junto das outras cartas que veremos a seguir, carregarão a região nas costas nessa expansão.
Invocação dos Solnatas
Nota: ★★★★★
Não há muito o que dizer sobre essa carta sem ser: Broken.
Tutorar cartas é incrivelmente forte no Runeterra, ainda mais se elas são campeões. Por 3 de manas, poder escolher qual campeão você quer comprar, é uma mecânica extremamente forte para o arquétipo de mono Shurima, que muitas vezes perde partidas por não comprar os seus campeões.
Sem contar que esse efeito é muito forte em basicamente qualquer deck que leve Shurima, por ser uma mecânica muito relevante em todos os decks do jogo.
Talvez você até monte decks com Shurima de região de suporte, só para ter acesso a essa carta, para ela te habilitar algum combo.
Reconstrutora do Império
Nota: ★★★★☆
A Reconstrutora do Império possui um efeito um pouco específico demais, que pode ser um pouco estranho de fazer funcionar. Porém, na prática, talvez não seja tão difícil assim de tirar valor do efeito de ressuscitar monumentos. Até porque, é uma mecânica que funciona muito bem com o Azir e as Histórias.
O Valor verdadeiro dessa carta pode vir dos seus atributos agressivos fortíssimos, ótimos para uma unidade atacante, e que também pode ser bom para o bloqueio. Sem contar que ela bloqueia unidades elusivas, o que também é relevante, pois essa palavra-chave é uma grande fraqueza de Shurima por não ser uma região com remoções diretas tão fortes assim.
Ilhas das Sombras & Bandópolis
Falaremos sobre essas regiões no próximo artigo de análise das cartas novas, que deve sair muito em breve. Essa região recebeu a Vex, e faremos um conteúdo específico falando apenas do pacote de cartas das campeãs novas. (Essa seção será atualizada com o link assim que sair o meu artigo das campeãs.)
Ad
Decidimos dividir em 2 esse conteúdo, senão fica muita carta tanto para você ler, quanto para eu escrever.
Águas de Sentina
Devoto Dedicado
Nota: ★★★☆☆
Essa unidade parece bastante interessante para o arquétipo de Janna Nilah.
Por ser muito barata, o custo dela pode compensar o singelo 1 ponto de vida que ela tem. Apenas 1 de vida é muito pouco e significa que qualquer carta que consiga defender Imprudente consegue parar essa unidade, matando ela no bloqueio.
O que definirá se essa unidade será forte ou não no meta, será a proporção de unidade com 3 ou mais de vida. E como eu acredito que será uma proporção ótima devido à nova palavra-chave espírito, é provável que o Devoto Dedicado seja forte apenas no início do jogo (momento no qual ele dificilmente acumulará muitos pontos de ataque, pois você não terá muita mana para comprar muitas cartas).
Outra coisa é que o Devoto pode ser muito volátil no meta, por ser excelente contra algumas matchups e horrível contra outras, trazendo uma certa inconsistência para o deck de Janna. Por isso, ela merece uma nota mediana.
A Campeã da Arena
Nota: ★★★★☆
Consideraremos que essa carta é uma nota 3.5 (tres estrelas e meia).
Pois ela é forte, mas só depois de 3 turnos após jogada.
Infelizmente não vejo muito uso para os dois primeiros efeitos desse monumento, apesar de serem interessantes, o terceiro efeito, de ganhar 3 Moedas é tão forte, que é provável que os jogadores ativem os primeiros efeitos sem precisarem deles, apenas para chegarem ao terceiro ato mais rápido. E por isso não podemos dar nota 4 para essa carta, pois ela não faz muita coisa tirando o seu terceiro efeito.
Obviamente que você montará um deck pensando em tirar o máximo de proveito de todas as habilidades desse monumento, mas mesmo assim, não acredito que esse tipo de deck será mais eficaz que a sua versão que apenas ignora os primeiros efeitos dele, e joga em torno das Moedas.
Sentina aparenta estar um pouco presa demais nos arquétipos de Nilah por enquanto, e essa carta, apesar de poder jogar nesses decks, não combina diretamente com o arquétipo, e por isso não será tão forte assim.
De qualquer forma, é uma carta que propõe um valor absurdo, 3 de mana a mais é muita coisa, o que pode ser o suficiente para você virar partidas, ou literalmente ganhá-la.
Costumes dos Mercenários
Nota: ★☆☆☆☆
Esse feitiço é bastante destoante do resto do pacote de cartas dessa expansão (que até agora é uma das que teve o maior nível de poder geral entre as cartas).
Infelizmente, todos sabemos que, na prática, roubar um seguidor que não é um campeão, e durante apenas um turno, não é um efeito tão forte assim. Sem contar que você só pode roubar esse seguidor se ele tiver 3 de vida ou menos.
Talvez esse efeito não seja muito o que Sentina esteja procurando no momento. Como já falamos, a região está muito presa a listas de Nilah e com certeza esse efeito não tem nada a ver com o arquétipo.
Ad
Já discutimos sobre esse efeito em outro artigo meu, onde eu falo sobre 5 cartas esquecidas de Ilhas das Sombras - se você quiser saber um pouco mais sobre esse assunto, clique aqui.
Demacia
Falaremos sobre essas regiões nó próximo artigo de análise das cartas novas, que deve sair muito em breve. Essa região recebeu Lux: Iluminada, e faremos um conteúdo específico falando apenas do pacote de cartas das campeãs novas.
Freljord
Brynhir Cantotrovejante
Nota: ★★★☆☆
Apesar de ter um efeito super inovador e interessante, o valor que essa carta gera no campo pode ser extremamente frustrado por remoções de monumento (que provavelmente estarão muito presentes no meta).
O alvo principal de Brynhir tende a ser cartas de custo mediano para alto, e como a contagem do monumento tende a ser um pouco elevada demais, é possível que o seu oponente tenha tempo o suficiente para remover o monumento de campo.
Como você está obliterando a sua unidade da mão, você está perdendo ela também, caso o seu monumento esteja destruído - e isso é péssimo para você.
De qualquer forma, essa carta é ótima para posicionar unidades praticamente de graça em campo, te permitindo um ritmo de jogo um pouco mais acelerado que força o oponente a lidar com a sua mesa logo cedo na partida.
Ceifa Glacial
Nota: ★☆☆☆☆
Ceifa Glacial é extremamente situacional, e seu uso no meta pode se resumir a ser apenas uma alternativa de “cura” para alguma unidade sua que está prestes a morrer. Mesmo assim, não é a melhor carta de Freljord em termos de proteção para as unidades.
Em termos de combo, não vejo alguma utilidade para esse feitiço, por ser bastante redundante em arquétipos de Formidável, e parece ser um pouco difícil de encaixá-lo em alguma lista que leve Freljord e que goste de ter uma unidade formidável.
Eu diria que o Udyr é o melhor alvo desse feitiço, mas como ele foi rotacionado, com certeza a Ceifa Glacial não será uma carta muito relevante no meta.
Desfile de Poros
Nota: ★★★★☆
Esse monumento, assim como todas as Histórias, é muito relevante para o meta, e pode novamente botar o arquétipo de subtipos da Neeko e do Vigia das Tribos no mapa do competitivo.
Os efeitos dos atos desse monumento combinam muito bem com o que o deck de Neeko gosta de fazer. O único problema é encaixar direito essa carta na curva de mana, já que são listas que jogam unidades praticamente todo turno, sempre respeitando a curva de mana.
Se você estiver atacando nos turnos ímpares, essa carta é ótima, já que você não precisará bloquear o seu oponente no turno 3, o qual você jogará o seu Desfile de Poros.
Poro Ultrafofuxo
Nota: ★★★★☆
Talvez essa carta seja a interação de cura com o Nexus que o arquétipo de Neeko precisava.
Ad
Essa lista é conhecida por sofrer bastante contra decks que ignoram a sua mesa e só jogam dano direto contra o Nexus, por sempre faltar um pouco de cura. Agora você tem essa alternativa nesse arquétipo.
Estimo que provavelmente de 1 até 2 de cura você sempre conseguirá - passando disso, é um valor ótimo e se passar de 4 pontos de cura é extremamente roubado para você. Tudo depende de como for seu início de jogo.
Contra matchups midrange nas quais o seu oponente curvou melhor a mana dele, talvez essa carta não seja tão forte assim, pois nesses jogos a tendência é sempre você ter poucas unidades em campo. Por isso é Provável que você não leve 3 cópias dessa carta nos seus decks, talvez 1 ou 2 cópias já seja o suficiente.
Ionia
Falaremos sobre essas regiões nó próximo artigo de análise das cartas novas, que deve sair muito em breve. Essa região recebeu a Lillia, e faremos um conteúdo específico falando apenas do pacote de cartas das campeãs novas.
Targon
Bençãos Veladas
Nota: ★★★☆☆
Apesar de ser uma carta que combina muito com a expansão, ela é bastante mediana. É a famosa carta que aparece no jogo apenas por ter um efeito moderno que combina com o que está acontecendo atualmente no Runeterra, mas não é nem de longe a melhor carta do seu deck.
Ela pode servir para preencher um pouco o buraco que está faltando da sua lista de Targon que está dando suporte a algum deck que tem estratégia focada em Espírito.
Esta Benção combina bastante com o Taric que tende a ser uma unidade extremamente forte no meta também, e sabendo disso, o campeão pode ser uma ótima dupla da Lux: Iluminada.
Sonhadora da Canção Dracônica
Nota: ★★★★☆
Essa carta pode reviver no Padrão as listas de Targon focadas nos celestiais.
Sempre foi uma jogada extremamente lenta invocar um celestial, e com a Sonhadora da Canção Dracônica você pode ganhar muito valor defensivo invocando na mesa um Dragonito.
Dessa maneira você não perde o “tempo” de jogo e força o seu oponente a lidar com essa unidade logo cedo, pois ela te deixará livre de qualquer ameaça no início da partida.
Essa carta conserta os problemas que as listas de celestiais tem, e por isso ela pode ser bastante relevante para Targon.
Anfitrião das Escamas de Névoa
Nota: ★★★☆☆
Esse monumento pode ser uma das cartas mais interessantes para Targon nessa expansão.
Você pode imaginar que descartar cartas não combina com Targon, mas a região consegue criar Gemas novamente com muita facilidade agora que a Cabra da Montanha voltou do Eterno. E as Gemas são ótimos alvos para serem descartados.
Sendo assim, esse monumento pode preparar para você dois celestiais grandes na mão, que depois podem ter o seu custo reduzido em 5.
O grande problema dessa carta é que a carta que recebe a redução de custo é aleatória. Apesar de você poder escolher o momento no qual você quer ativar esse efeito, pode ser se seja extremamente difícil ser consistente com essa redução de custo, se a sua mão não for 80 ou 90% cartas de custo alto.
Ad
Devido a esse elemento RNG, fica muito difícil de dar uma nota maior que 3 para essa carta, mesmo sabendo que ela pode ganhar muitos jogos reduzindo o custo de uma carta muito valiosa na sua mão.
Conclusão
Se você leu até aqui, muito obrigado, espero que tenha se divertido e gostado do conteúdo.
Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— 코멘트0
첫 댓글을 남겨보세요