Introdução
Hoje falaremos sobre um assunto muito curioso que são “Condições de Invocação”, as quais são pré-requisitos para você poder invocar um aliado ou jogar algum feitiço, que está escrito no efeito dessas cartas.
Esse tipo de mecânica é explorada de uma maneira extremamente simples no Runeterra comparada a outros TCG's, mas mesmo assim ainda temos algumas cartas com condições extremamente caras e malucas no jogo.
Por isso, listaremos cada uma das condições, e daremos exemplos de cartas para cada uma delas. Vamos lá.
Ad
Armas Darkin - Gastar pontos de Mana adicionais específicos
As armas Darkin são cartas com condições de invocação com o pré-requisito de “Gastar Pontos de Mana adicionais específicos”. Isso quer dizer que, para invocar um Darkin, você deve pagar um valor de mana equivalente ao custo do Darkin informado no efeito da arma dele.
Por exemplo: Ao invocar A Égide Darkin você pode pagar 5 manas ao invés disso e jogá-la como Joraal.
Essa condição é bastante simples e só requer que o jogador tenha o valor de mana disponível (mana de feitiço não conta) para poder invocar a carta.
O Darkin mais barato é o Joraal custando 5 manas, e o mais caro é o Taarosh custando 10 pontos de mana.
O Filhote Gélido é a única carta que não é uma arma Darkin que entra nessa mesma categoria, pois você pode pagar 6 pontos de mana para invocar ele como Mãe Gélida.
Gastar toda a sua mana
Essas cartas pedem que você gaste todo o seu mana, incluindo o mana de feitiço para poderem ser jogadas em campo.
Durante os jogos, o seu valor de mana delas fica “avermelhado” e equivalente ao mana atual que você possui.
Raio Termogênico e Pico de Produção podem ser jogadas por 0 de mana, causando 0 de dano, e invocando uma Torre de 0 de custo (MK0: Triturador de Corda) respectivamente.
Já a Bugigangação Épica não pode ser jogada por 0, pois ela invoca uma unidade com atributos baseados no custo de mana gasto. E como o atributo mínimo de vida que você pode invocar é sempre 1, você não pode jogar a Bugigangação Épica por 0, por ser impossível invocar unidades com 0 de vida.
O Poder da Vanguarda segue a mesma lógica da Bugigangação Épica, a diferença é que a unidade invocada é um Vanguarda Destemida, que possui 3 de vida, e por isso o feitiço não pode ser jogado por menos de 3 de mana.
Descartar
Não confunda efeitos de “Descarte” com efeitos de “Pré-Requisito de Invocação com Descarte”.
Existem cartas como Pedinte Zaunita que possui um efeito de: “Descarte uma carta para comprar 1”, porém, você não precisa necessariamente descartar uma carta da sua mão para invocar a Pedinte Zaunita na mesa. O mesmo acontece com a Pela Culatra, você pode descartar cartas para aumentar o dano desse feitiço, mas ainda pode jogar ele sem necessariamente descartar nenhuma carta da sua mão.
Existem algumas cartas que só podem ser invocadas ou jogadas caso você descarte uma carta da sua mão. São elas:
Ad
De todas essas cartas, a Apostadora Audaciosa possui o pré-requisito mais caro de descartar 2 cartas da sua mão, para poder ser invocada. A Sucata Reaproveitada também descarta 2 cartas, mas o seu efeito te permite escolher descartar até 2 cartas. Ou seja, você pode descartar só uma carta se você quiser.
Colocar uma carta da mão no deck
Essas cartas só podem ser jogadas se você colocar uma carta da sua mão de volta no seu deck.
Colocar cartas de volta no deck é um efeito extremamente lento que deixa o jogador com um déficit de −2 cartas após ativar esse efeito, acarretando uma jogada extremamente lenta que dá muita vantagem para o inimigo. Por isso, maioria dos efeitos de colocar cartas de volta no deck te dão algum tipo de “Bônus” imediato na mão, ou te dão algum tipo de valor a longo prazo na partida.
Isso acontece com o efeito de “Elevar” também, que te dá um valor a longo prazo na partida, reduzindo o custo das cartas embaralhadas de volta no deck.
Escolha Uma Carta traz de volta o seu valor perdido ao jogar esse feitiço no turno seguinte comprando 2 cartas adicionais, porém fugazes.
Abata um aliado
Essas cartas só podem ser jogadas caso você abata uma unidade aliada em campo.
Destaque para A Alabarda Darkin que aparece mais uma vez nessa lista. Além de ter o pré-requisito de invocação mais caro dos Darkins, ela também possui outro pré-requisito de invocação de abater uma unidade aliada, porém atrelado apenas à sua forma de Equipamento.
Pode se considerar que o “valor” desse pré-requisito da A Alabarda Darkin é relativamente mais caro que o valor de abate de uma unidade apenas, igual ao das outras cartas, pois para você poder jogar A Alabarda Darkin é necessário 2 unidades em campo. Uma unidade precisa ser abatida, e outra precisa ser equipada para A Alabarda Darkin ser invocada. Isso é bem diferente do Açougueiro Voraz, por exemplo, que só precisa que você tenha 1 unidade em campo para ativar o seu efeito.
Crocólito Ancestral também é uma unidade que precisa de 2 unidades aliadas abatidas para ser invocado.
Mas o grande campeão de pré-requisitos mais caros do jogo inteiro (dos casos normais de invocação), sem sombra de dúvidas é o Bocarra-Dunesco, que precisa abater 3 aliados, ou destruir 3 gemas de mana.
O que nos leva ao próximo tópico, que é “Destruir Gemas de Mana”!
Abata um Aliado ou Destrua Gemas de Mana
Essas cartas (tirando o Bocarra-Dunesco) compõem o arquétipo de ritual dos ascendentes, os quais cada um dos ascendentes possui uma carta de ritual que pede um abate de um aliado como sacrifício, ou a destruição de uma gema de mana como custo adicional de invocação do feitiço.
Ad
O Ritual de Chamado é o ritual do Nasus, Ritual de Dominancia é do Renekton, o Ritual Arcano do Xerath. Já o Ritual de Negação pode ser associado ao arquétipo do Zilean, já que no texto de descrição da carta é dito que o Ritual é feito a partir de magia de cronomancia - Deixando assim o Azir sem uma carta temática de Ritual.
Golpear um aliado ou causar 3 de dano ao Nexus
Esses dois dragões de Ilhas das Sombras são as únicas cartas do jogo que possuem o pré-requisito de invocação de “Golpear” um aliado, ou causar dano ao próprio nexus.
Elas representam as versões “Corrompidas” pela névoa negra do Viego dos dragões de Runeterra, e foram uma boa forma de introduzir o tipo Dragão para a região de Ilhas das Sombras.
Mas como esse estilo de jogo nunca mais foi revisitado, essas cartas acabaram ficando categorizadas com pré-requisitos extremamente específicos de invocação, só não mais específicos que a próxima unidade.
Conspirador Navori
Essa carta tem o pré-requisito mais específico de todas, que é retornar uma unidade do campo.
Apesar de “Retornar” ser uma mecânica muito abundante na região de Ionia, o Conspirador Navori é a única carta que só pode ser jogada em campo caso você retorne outra unidade - Fazendo dela a carta com o pré-requisito de invocação mais único do jogo inteiro.
Casos Especiais
Lembrando que cartas que transformam em outras do arquétipo do Gnar, apesar de terem um pré-requisito para se transformarem, não contam como invocação, já que você está transformando uma carta em outra. Sendo assim, não contaremos as cartas do arquétipo do Gnar, já que elas não são jogadas da sua mão ou invocadas no campo com um custo adicional de invocação e sim são transformadas.
Unidades provenientes de monumentos com contagem
Podemos contar que unidades que só podem ser invocadas de monumentos com contagem, como unidades com “Pré-requisito de invocação” sendo esse pré-requisito a própria contagem do monumento.
Maldíbula
Essas cartas invocam o Maldíbula com o Pré-Requisito de “Quando eu tiver visto 3+ aliados morrerem” e “Após 3+ aliados morrerem” respectivamente.
Unidades não-colecionáveis provenientes de subida de nível de campeões
Essas duas unidades só podem ser invocadas caso você suba de nível os campeões que as criam. Apesar do Tibbers não ter um custo de invocação adicional, ele só poder ser criado com uma condição (subir o nível da Annie), fazendo dele um caso especial.
Já o Observador é uma unidade que custa 17 pontos de mana, mas pode ser jogada por 0 após você invocar 5+ unidades de 8+ de custo na partida. Apesar desse efeito de redução de custo não ser diretamente um custo adicional de invocação, ele pode ser considerado sim um pré-requisito de invocação, já que você não pode invocar unidades com custo maior que 10 no LoR.
Ad
Fazendo do Observador uma unidade com dois requisitos indiretos ou especiais (da forma como você preferir) de invocação. - sendo o primeiro subir o nível da Lissandra, e o segundo jogar 5+ unidades de 8+ de custo na partida.
O Deck Inteiro do Imperador também entra nessa categoria, já que as cartas só podem ser invocadas, e só podem estar à sua disposição, caso você suba o nível do Azir e destrua o Disco Solar Soterrado.
Gatástrofe
A Gatástrofe só poder ser invocada a partir do feitiço Buscando a Purrrfeição caso você tenha jogando 20 cartas “Novas” (diferentes umas das outras) na sua partida.
Essa unidade entra como caso especial, pois você ainda pode jogar o feitiço Buscando a Purrrfeição mesmo sem ter o pré-requisito alcançado, não invocando nada no processo. Mas como a Gatástrofe em si só pode ser invocada a partir do pré-requisito citado a cima, ela ainda entra na lista. Talvez sendo a carta com o pré-requisito mais caro do jogo inteiro.
Conclusão
Se você leu até aqui, muito obrigado, espero que tenha se divertido e gostado do conteúdo.
Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— 코멘트0
첫 댓글을 남겨보세요