Legends of Runeterra

Opinion

Segundo Ato de Arcane: Easter Eggs, Referências e Foreshadows

, updated , Comment regular icon1 comments

Arcane está recheado de Easter Eggs e referências às outras histórias da Riot, além de vários indicativos do que ainda veremos. Nesse artigo você pode ver alguns os detalhes do segundo ato.

Edit Article

Amanhecemos hoje com o segundo ato de Arcane. Esse ato foi um pouco mais lento que o primeiro, mas tivemos muito desenvolvimento das histórias dos personagens. Assim como antes, tivemos muitos easter eggs, referências e foreshadows nesses três episódios e nesse artigo vou citar todos os que percebi. Nesse ato a Riot confirma que está reescrevendo várias histórias de Runeterra com muitas mudanças já confirmadas.

Assim como no artigo sobre o Primeiro Ato da sérielink outside website, não vou fazer uma sinopse dos episódios, mas vou contextualizar a cena em que aparecem. Então este artigo CONTÉM SPOILERS dos seis primeiros episódios de Arcane.

Ad

4º Episódio – Feliz Dia do Progresso

O primeiro episódio já começa mencionando o Dia do Progresso, feriado local que comemora a inauguração da cidade mostrando as novas invenções e fazendo grandes paradas e festivais. Nessa ocasião a cidade comemorará 200 anos de existência. Isso já mostra a reescrita da história da cidade.

Pela história atual, nos tempos de Shurima, a cidade se chamava Oshra Va’Zaun, e quando o império acabou com o fim de Azir, passou a ser apenas Zaun, o que significa que a cidade foi fundada pelo menos antes de 2000 AN (em Runeterra o calendário se refere a Antes de Noxus e Depois de Noxus), que foi o ano da tentativa de Ascensão de Azir.

Porém, em 772 DN, numa tentativa de melhorar o comércio criando uma passagem entre os dois oceanos de Runeterra (como o Canal do Panamá faz no mundo real), a escavação do canal criou um abalo sísmico que afundou parte da cidade. Assim, os moradores mais ricos se mudaram para o distrito no nível do solo, Piltover, enquanto Zaun afundou com os mais pobres.

Pode ser que os 200 anos que Heimerdinger se refere sejam relacionados a esse evento, já que o tempo atual de Runeterra é cerca de 995 DN, isso colocaria Arcane em 972 DN, mas algumas datas devem ser alteradas ou a cidade demorou alguns anos antes de considerar sua inauguração.

Enquanto Heimerdinger está falando sobre a história de Piltover e de Stanwick Padily, um homem que criou um legado para si mostrando a importância de ensinar sobre apenas criar, podemos ver o companheiro de Heimer, o Porofessor, que apareceu no jogo Mundos Fragmentadoslink outside website. A história de Stanwick se reflete na relação entre Heimerdinger e Jayce em outros episódios, quando Jayce prioriza suas invenções sobre seu mentor.

Image content of the Website

Em seguida, vemos a mais impactante invenção de Jayce: O Hexportal. Em uma cena em que um zepelim (obrigado, Caitlyn) é enviado para Noxus através do portal, podemos ver que é Noxus pelo globo logo atrás. Essa deve ter sido uma das primeiras invenções de Jayce porque o teletransporte do mago foi a magia que salvou sua vida.

Image content of the Website

O primeiro conflito do arco mostra os Fogolumes lutando contra a gangue de Silco. Há algumas teorias sobre quem é o líder deles, se é Ekko ou um personagem novo. Mas nessa cena podemos ver algumas pistas de que pode ser a primeira opção, já que podemos ver que ele tem um apego ao seu relógio.

Image content of the Website

Um dos membros dos Fogolumes usa uma máscara que parece muito de rato e, junto com suas orelhas e o fato de saírem do esgoto, deve ser uma referência ao campeão rato, Twitch.

Image content of the Website

No festival do Dia do Progresso podemos ver um equipamento de mergulho que é uma referência ao Nautilus, e os tentáculos logo atrás do cartaz dele, representando monstros marinhos, como o Devorador das Profundezas.

Ad

Image content of the Website

No laboratório de Viktor e Jayce já podemos ver que Viktor está com uma aparência bem pior que ao final do primeiro ato, um indicativo de que sua saúde está se deteriorando. Mas também podemos ver os equipamentos que eles criaram, entre eles as futuras luvas de Vi, originalmente pensadas para mineração, e a Garra-Hex, que Viktor incorporará em seu corpo mecânico para funcionar como um terceiro braço que atira o raio da morte.

Image content of the Website

Enquanto Cailtyn investiga o zepelim, podemos ver que Marcus, o Defensor que fez parcerias com Silco, agora é o xerife de Piltover, substituindo Grayson. Sabemos que esse será o posto de Caitlyn no futuro, então podemos imaginar o fim desse personagem.

Image content of the Website

Mostrando Zaun novamente, podemos ver que o clima na cidade mudou bastante, ou pelo menos o que nos é mostrado. Antes não foi mostrado como havia desigualdade dentro da própria Zaun, mas agora já podemos ver a presença dos barões da química e como “Ar Puro” virou uma mercadoria na cidade.

Além disso, durante a transição podemos ver muitas referências. A primeira é a estátua de um homem tartaruga, possivelmente uma referência ao passado Shurimane da cidade, e que deve representar Xuuyan, um ascendente com forma de tartaruga. Em suas mãos podemos ver o Olho de Zaun. Em seguida, temos um homem fazendo a tatuagem do símbolo da Pentakill, a banda de metal da Riot.

Image content of the Website

Image content of the Website

Image content of the Website

Antes de dar seu discurso para Piltover, Jayce coloca sua caneca na mesa. Pelo ângulo da imagem, ele se coloca à frente de Viktor. Um indicativo da arrogância que ele vai demonstrar e de como vai se colocar como prioridade em relação aos seus amigos.

Image content of the Website

Depois que Jinx ataca o festival, durante a reunião do conselho, podemos ver que o conselheiro Hoskel ainda está tentando resolver o quebra-cabeças infantil que Mel deu para ele anos antes. Outro detalhe importante dessa cena é quando a conselheira Shoola menciona que os zaunitas são parte do mesmo povo, como eu tinha mencionado no outro artigo falando sobre a Nação de Zaun.

Image content of the Website

Quando Jayce visita Caitlyn, ela comenta sobre a mente que está por trás de tudo no submundo e que tudo aponta para Jinx, podemos ver que uma das cartas pela qual ela está obcecada é a carta da verdade, “The Truth”. Na carta, podemos ver um homem que está com metade do rosto escondido com uma caveira, destacando um único olho vermelho, mostrando que o responsável pelos ataques da subferia não é Jinx, mas na verdade Silco. Além disso, nesse momento podemos ver um dos melhores mapas de Piltover.

Image content of the Website

Ad

Image content of the Website

5º Episódio – Todos Querem Ser Meus Inimigos

O segundo episódio do arco começa com Caitlyn participando de uma competição de tiro ao alvo contra Grayson, a antiga xerife. Nessa cena podemos ver como ela sempre teve interesse em atirar e como começou a desenvolver seu interesse nos defensores e podemos supor que a morte de Grayson foi o impulsionador da entrada dela na polícia. Outro detalhe que talvez seja importante no futuro é como seu pai parece apoiar seu interesse em armas de fogo mostrando a arma para os amigos, enquanto sua mãe, a matriarca da família, desaprova.

Image content of the Website

Quando Jinx começa a testar seus novos equipamentos Hextec, ela causa um acidente usando a gema que desencadeia suas memórias e traumas. Nesse momento, uma caixa é derrubada, revelando seus pertences de infância: o coelho de pelúcia e o sinalizador que Vi entregou.

Image content of the Website

Em Zaun, Caitlyn e Vi fazem uma parada para comer na barraca de Jericho, que também está no jogo Mundos Fragmentados. Além disso, uma curiosidade é que este também é o nome de Swain, general de Noxus. Nessa cena também podemos ver que Vi e Caytlin estão usando suas roupas das skins Arcane.

Image content of the Website

Image content of the Website

No concerto que Jayce e Mel estão, podemos ver que a história deve ser centrada em Freljord pelo estilo dos barcos e das construções.

Image content of the Website

Em seguida, temos a cena de Jinx entrando no esconderijo do grupo no primeiro ato e podemos ver em mais detalhes as estátuas de mulheres serpentes que estavam lá antes. Outro detalhe nessa cena é o corvo que Jinx atira. Ao longo desse arco tivemos destaques em vários corvos, como na cena do enterro dos defensores. É possível que isso seja uma referência a Swain, já que temos outros comentários contextualizando Noxus, como o Jericho anteriormente. Porém, é possível que a série se passe no período em que Swain estava se reestabelecendo em Noxus e começando a orquestrar seu golpe, então não crie muitas esperanças de que ele apareça. Mas isso não significa que não veremos noxianos. Pela cronologia da série, é bem provável que vejamos Singed sendo contratado por Noxus para começar a elaborar armas para a invasão a Ionia.

Image content of the Website

Image content of the Website

No bordel, entre outras coisas como um Yordle em trajes de couro, podemos ver uma referência aos Kindred, uma das encarnações da morte de Runeterra. Um casal está descansando usando as máscaras do lobo e da ovelha.

Image content of the Website

Quando vemos Marcus de novo, ele está segurando uma moeda suja de sangue. Além de representar o sangue em suas mãos, essa é a moeda de quando Grayson foi morta por Silco. Então ela tem duplo significado. Em seguida, quando Silco fala para Jinx terminar de estudar o Hextec ela menciona o “doutor”, que provavelmente é Singed que ainda está vivo.

Ad

Image content of the Website

Quando Vi está procurando por Sevika, vemos a personificação dos músicos de Imagine Dragons novamente, dessa vez, tocando nas ruas. Como havia mencionado no outro artigo, Zaun é uma cidade animada, inclusive com performances de rua e as pessoas tem suas bandas favoritas. Um bom exemplo disso é também a carta Detonador Quimiopunk.

Image content of the Website

Enquanto briga com Sevika, Vi a chama de traidora imunda. Caso você não se lembre, no primeiro ato ela era uma das colegas de Vander que frequentava o bar e foi quem pediu para que Vander os liderasse contra Piltover. Como ele negou, ela mudou de lado.

Image content of the Website

6º Episódio – Quando As Paredes Desabam

O terceiro episódio começa mostrando como Viktor conheceu Singed em um flashback, assim como mostrou Rio, uma espécie de salamandra, além de mostrar que as crianças brincavam em águas contaminadas pelas fábricas. A série ainda não explicou a importância de Rio, mas podemos supor que ela produza substâncias que Singed utiliza.

Em seguida, vemos Viktor refletindo sobre sua vida no que parece ser uma espécie de moinho d’água. Nesse momento, temos uma borboleta sendo destacada. Assim como os corvos, tivemos muitas borboletas aparecendo nesse arco. Elas são símbolos de mudanças e transições, nesse caso ela está mostrando a transformação que Viktor passará para se tornar sua versão aprimorada.

Image content of the Website

Logo em seguida, Jayce comenta com Mel que acha que a doença de Viktor está relacionada aos gases de onde Viktor cresceu. Como eu havia mencionado no primeiro artigo, o ar em Zaun é um problema para os habitantes devido à poluição.

Image content of the Website

Quando Vi e Caitlyn descem nas fissuras para se esconderem dos capangas de Silco, podemos ver que a placa que Vi avistou é o Olho de Zaun, um símbolo usado para a cidade, como do verso de carta que faz parte do passe. Esse símbolo é uma referência ao Olho de Hórus, uma referência egípcia, o que significa que esse talvez seja um símbolo shurimane.

Image content of the Website

Na casa de Marcus, quando Silco faz uma visita, podemos ver que ele gosta de ler livros de terror para sua família, já que o livro é protagonizado por ninguém menos que o Teemo.

Image content of the Website

No laboratório, Viktor apresenta seu novo projeto, o Núcleo Hex, para Heimerdinger. Essa é a carta que o campeão cria no Legends of Runeterra para se aprimorar, então sabemos que será importante para sua transformação. O que não sabemos ainda é como o núcleo irá interagir com os aprimoramentos, já que ele interage com matéria orgânica. Mas é nesse momento que Heimerdinger tem outra premonição sobre o futuro da ciência e novamente menciona uma grande tragédia do passado, indicando que potencialmente a Riot mudará a data das guerras rúnicas, já que ela é a maior tragédia mágica de Runeterra.

Ad

Outra fala importante de Heimerdinger é a menção de que Viktor parece diferente, possivelmente pode ser pelo Núcleo Hex ter absorvido seu sangue e depois ele ter tocado nele, sofrendo alguma evolução por isso.

Image content of the Website

Quando Caitlyn sai do casebre, ela encontra uma figura que quer ajudar Vi, que diz ser amigo de Vander. Esse é Huck, o artesão que Vander defende no primeiro episódio contra a dupla que não queria pagar o combinado. Depois de ajudar Caitlyn, ele vai até Silco entregando elas em troca de uma recompensa, por isso ele já pede desculpas por tudo.

Image content of the Website

Em seguida, quando Caitlyn administra a poção para Vi ela está alucinando e vê tanto a Powder criança quanto sua mãe, que morreu na ponte.

Image content of the Website

Após um flashback que mostra Viktor se desentendo com Singed, vemos que ele no presente volta ao laboratório para pedir ajuda com seu Núcleo Hex. Nesse momento podemos ver como ele ficou depois da explosão causada por Powder e que não só sobreviveu, como também ficou ferido.

Image content of the Website

O que esperar dos próximos episódios?

Tivemos muita preparação para o arco final de cada personagem, então ainda teremos muitos eventos e muitas revelações. Algumas coisas nós já podemos supor a partir do que já aconteceu e do trailer do ato final.

Noxianos

Uma das primeiras imagens do trailer mostra Mel e a conselheira Kiramman esperando uma grande figura descer de um veículo. Pelas roupas vermelhas e disciplina, podemos supor que sejam noxianos. Porém, pela armadura, podemos ver que não são da Legião Trifariana, o que significa uma de duas coisas sobre a possível aparição de Darius: ele não vai aparecer, já que ele é o general da legião, ou ele vai aparecer e a legião ainda não existe, já que foi feita por Swain.

Image content of the Website

Viktor e Singed

Com a revelação de que Viktor é um aprendiz de Singed, podemos esperar ver os frutos da parceria entre eles. Talvez vejamos a importância de Rio, mas acho que a Riot vai deixar isso em aberto. Talvez vejamos que Viktor vai se tornar uma pessoa mais fria e mais prática por conta de suas interações com o químico. Mas é quase certeza que Singed terá importância na Revolução Gloriosa. A questão que fica é se veremos Viktor robô em Arcane.

Jayce e Vi

No trailer podemos ver que Jayce irá forjar seu martelo e vai se unir com Vi para lutar contra Silco. Nessa cena já temos os dois com seus equipamentos clássicos. Isso deve acontecer mais no final da série, em sua batalha final.

Image content of the Website

Conflitos nas Pontes

Através da manipulação de Marcus, as pontes foram fechadas. Mas sabemos que Vi vai conseguir ir até Piltover para se unir a Jayce, então podemos supor que as barreiras não vão impedi-la. Talvez vejamos flashbacks da última vez em que houve uma batalha nessas pontes, mas talvez não haja tempo nesses últimos episódios para isso.

Ad

Caitlyn e Vi

A série deu várias indicações de que o casal está se confirmando. Vi flertou com Caitlyn o tempo inteiro, pode até ser um pouco brincando casualmente, mas ainda assim tiveram várias cenas em que teve um clima entre elas. E Caitlyn mostrou ter interesse em mulheres quando estavam no bordel. Então pode ser que no ato 3 vejamos o casal sendo confirmado finalmente.

Os Fogolumes

No final da série, vemos que os Fogolumes terão bastante importância, pelo menos no primeiro episódio já que Caitlyn e Vi estão com eles agora. Ainda descobriremos quem é seu lider, se é realmente o Ekko ou outra pessoa. Ele ter resgatado Vi é uma pista de que pode ser mesmo Ekko, mas ele ser tão hostil com Jinx indica o contrário. Existe uma possibilidade um pouco louca demais de que é outra versão do Ekko, uma linha do tempo diferente ou algo do tipo, o que explicaria os comportamentos e ainda permitiria que fosse um campeão diferente.

Conclusão

Semana que vem temos o ato final de Arcane que, ao que tudo indica, será excelente. Infelizmente, depois disso ficaremos sem séries de Legends of Runeterra por um tempo indeterminado, mas o sucesso que a série está tendo garante que veremos mais projetos como esse no futuro. De qualquer maneira, semana que vem farei outro artigo como esse para finalizar a série.

Mas e aí? Quais referências você viu? Quais suas favoritas? O que você acha que ainda podemos ver na série?